Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009



cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Pk estou habituado a ter cheias a porta de minha casa e ter que limpar os estragos que daí resultam em minha casa.....

Tudo devido a incompetencia da protecção civil que não avisa a tempo até porque quem lá trabalha é tudo a base de cunhas.....

Tenho um amigo com o curso de protecção civil tirado à 2 anos mas que infelizmente trabalha na telepizza porque não tem padrinhos!

Por isso não me atirem com areia para os olhos
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Pk estou habituado a ter cheias a porta de minha casa e ter que limpar os estragos que daí resultam em minha casa.....

Tudo devido a incompetencia da protecção civil que não avisa a tempo até porque quem lá trabalha é tudo a base de cunhas.....

Tenho um amigo com o curso de protecção civil tirado à 2 anos mas que infelizmente trabalha na telepizza porque não tem padrinhos!

Por isso não me atirem com areia para os olhos



Eu perguntei com que base cientifica está a afirmar que vêm cheias repentinas neste caso?
O que é o seu desabafo tem haver com o topico em questão?

Para isso abre um topico novo e expôe lá o caso, e fundamenta com provas o que diz(escreve)!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pk estou habituado a ter cheias a porta de minha casa e ter que limpar os estragos que daí resultam em minha casa.....

Tudo devido a incompetencia da protecção civil que não avisa a tempo até porque quem lá trabalha é tudo a base de cunhas.....

Tenho um amigo com o curso de protecção civil tirado à 2 anos mas que infelizmente trabalha na telepizza porque não tem padrinhos!

Por isso não me atirem com areia para os olhos

Não nem parece que seja situação para cheias repentinas, a frente proveniente de uma depressão afastada vai entrar já algo fraca...
O IM apenas prevê aguaceiros e possibilidade de trovoadas (trovoadas essas que eu até duvido que venham a ocorrer) esses aguaceiros serão mais provaveis nas regiões Norte e Centro.

De qualquer modo não posso afirmar que não vai ocorrer uma ou outra chuvada mais forte e localizada que provoque pequena "inundação" ou lençol de água por falta de desentupimento/sujidade das sarjetas...

quando o Cardu fala em "cheias repentinas" e a "alertas da protecção civil" dá a sensação que se refere a cheias/grande aumento/estravasamento de caudal nos rios...causadas por elevadas e persistentes quantidades de precipitação, e não a pequenos lençois de água normais num aguaceiro eventualmente mais forte....

Não me parece de todo situação para tal ocorrer....
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Pk estou habituado a ter cheias a porta de minha casa e ter que limpar os estragos que daí resultam em minha casa.....

Tudo devido a incompetencia da protecção civil que não avisa a tempo até porque quem lá trabalha é tudo a base de cunhas.....

Tenho um amigo com o curso de protecção civil tirado à 2 anos mas que infelizmente trabalha na telepizza porque não tem padrinhos!

Por isso não me atirem com areia para os olhos

Não existe caso para falarmos em cheias, a quantidade de precipitação acumulada esperada não excede os 10-20mm segundo o GFS e não é para a tua zona.

O que é uma cheia?

"As cheias são fenómenos naturais extremos e temporários, provocados por precipitações moderadas e permanentes ou por precipitações repentinas e de elevada intensidade. Este excesso de precipitação faz aumentar o caudal dos cursos de água, originando o extravase do leito normal e a inundação das margens e áreas circunvizinhas."

whzo8j.png



Quanto a situação da Protecção Civil eles fazem diariamente Briefings com o IM ora se o IM não tem qualquer alerta não são eles que vão lançar alertas de cheias ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Na run das 12h, o GFS aumentou a intensidade da precipitação prevista para a região centro, aliviando o noroeste.
No entanto e como já foi dito, também não me parece que seja caso para cheias.

Precipitação prevista pelo GFS das 18h de hoje até ao final do dia de amanhã:

Precipitao.gif




Quando a trovoadas, o CAPE e o LI aumentaram ligeiramente entre as 12h e as 18h do dia de amanhã, o que vai de encontro à previsão do IM para o dia de amanhã quando se refere à possibilidade de trovoadas.

Cape.gif
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Nesta ultima saida do ECMWF a continuação do tempo fresco no litoral oeste é para continuar, e é de salientar que no ultimo dia já teremos a fromação de nortada moderada, com a respectiva neblusidade acima do cabo da roca, mas 10 dias é muito tempo, e até lá muita agua corre nos rios, mas atendendo ao geopotencial(que é um bom indicador de previsão)que é evidenciado nesta saida esse tempo fresco é para continuar, e aqui coloco o link para se verificar que a linha dos 5820 hp a passar à latitude de Lisboa:D:D.



http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2009062712!!!step/
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ainda sobre o tempo para as próximas horas:
- Estofex



... Portugal and NW-Spain...

A nearly stationary N-S aligned boundary over that region serves as focus for isolated to scattered thunderstorm initiation during the afternoon hours as weak short-waves cross the area from SW to NE. Limited instability ought to suppress a severe risk, so marginal hail and strong wind gusts are the main hazard with those storms. The activity diminishes after sunset.