Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Aproveitem este fresco porque a partir de dia 1 quarta volta o tempo quentinho mas mais no sul e interior... mas ao contrario do que foi modelado a dias atrás sem exageros de temperaturas pelo menos até ao dia 6! Depois já não arrisco :D Domingo (28) e Segunda (29) ainda a possibilidade de aguaceiros e trovoadas.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Aproveitem este fresco porque a partir de dia 1 quarta volta o tempo quentinho mas mais no sul e interior... mas ao contrario do que foi modelado a dias atrás sem exageros de temperaturas pelo menos até ao dia 6! Depois já não arrisco :D Domingo (28) e Segunda (29) ainda a possibilidade de aguaceiros e trovoadas.

Não vem aí grande calor, só as temperaturas normais para a época, até ligeiramente mais baixas. Com vento de noroeste, que é o que todos os modelos estão a prever para a próxima semana, nunca aquece muito aqui no Alentejo. O calor poderá ser mais relevante na cova da Beira, com Castelo Branco a ser a capital de distrito mais quente, devido ao efeito de Foehn. Por aqui não deve passar dos 32, 33 graus, ontem estiveram 31, logo a subida será irrelevante.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Não vem aí grande calor, só as temperaturas normais para a época, até ligeiramente mais baixas. Com vento de noroeste, que é o que todos os modelos estão a prever para a próxima semana, nunca aquece muito aqui no Alentejo. O calor poderá ser mais relevante na cova da Beira, com Castelo Branco a ser a capital de distrito mais quente, devido ao efeito de Foehn. Por aqui não deve passar dos 32, 33 graus, ontem estiveram 31, logo a subida será irrelevante.

Sim eu também não falei em grandes calores, falei em tempo mais quente em comparação ao que temos tidos estes últimos dias...rondará os trinta e poucos graus no Sul sim o que para quem vai de férias para o Algarve como eu não poderia ser melhor :) e a subida no interior não vai ser assim tão irrelevante até quarta...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
A partir do dia 1 vem o calor, o calor que detesto, temperaturas acima dos 30ºC, podendo chegar aos 35ºC no Algarve, efeito do vento Norte, noites tropicais vai começar o 2º round do calor e mais uma tortura:angry::angry:, este tempo fresco assim podia continuar até Agosto, até podia chover no mês de Julho todo que não importava-me nadinha.:lmao:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
A partir do dia 1 vem o calor, o calor que detesto, temperaturas acima dos 30ºC, podendo chegar aos 35ºC no Algarve, efeito do vento Norte, noites tropicais vai começar o 2º round do calor e mais uma tortura:angry::angry:, este tempo fresco assim podia continuar até Agosto, até podia chover no mês de Julho todo que não importava-me nadinha.:lmao:

Vira essa boca para lá :angry:Queres me dar cabo das férias? :lol: ainda bem que vem este tempo agradável para fazer praia :cool: com a possibilidade em aberto de no sul poder se chegar a calor fortes até dia 10 não está totalmente descartada essa possibilidade...mas como disse ate dia 6 é tempo quente mas sem extremos :cool:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A partir do dia 1 vem o calor, o calor que detesto, temperaturas acima dos 30ºC, podendo chegar aos 35ºC no Algarve, efeito do vento Norte, noites tropicais vai começar o 2º round do calor e mais uma tortura:angry::angry:, este tempo fresco assim podia continuar até Agosto, até podia chover no mês de Julho todo que não importava-me nadinha.:lmao:

Não se vê nada disso, felizmente. Temperaturas na média para a época, inclusive a previsão a 10 dias do IM não dá mais que 27 graus para Faro até dia 7.
 
M

Membro excluído 274

2hrk4e8.jpg


Imponente!:rolleyes:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Essa depressão bem fotogénica por sinal, ir-se-á manter até quarta-feira
quase estacionária, perdendo paulatinamente a sua força, "enchendo" em linguagem meteo, mas irá mantendo alguma influência no estado do tempo
aqui no Continente.
Dos 982 hPa que chegou a apresentar hoje ,
na quarta-feira

semttuloocp.png
[/URL][/IMG]

Já o seu centro andará pelos 1005 hPa para quinta-feira desaparecer das cartas sinópticas.
Até lá ,tempo fresco com a possibilidade de alguns períodos de chuva fraca
mais a norte que a sul, mais no litoral que no interior
e para o litoral Oeste aquando de períodos de sol que também haverão, belos momentos de praia sem nortada que continuará arredia.
Depois, lá para sexta em diante , talvez o nosso arqui-inimigo AA
retome posições de combate mais consentâneas com a sua posição normal para esta altura do ano e toda esta calmaria do litoral oeste acabará,
para além da subida dos valores da temperatura no interior e no Algarve.
Veremos...
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Eu perguntei com que base cientifica está a afirmar que vêm cheias repentinas neste caso?
O que é o seu desabafo tem haver com o topico em questão?

Para isso abre um topico novo e expôe lá o caso, e fundamenta com provas o que diz(escreve)!

Por motivos que têm a ver com outras leis da natureza, tive que me deslocar nestes últimos três dias, três vezes (seis viagens entre a ida e a volta), entre o concelho de Mangualde e o concelho de Benavente...

Apanhei num e noutro lado chuvas brutais, nomeadamente a chuva torrencial que hoje, me fez parar durante 20 minutos na A-1 , no sentido Norte-Sul, por alturas da Mealhada e que provocaram alguns acidentes aparatosos.

Verifiquei através da TV as enchentes que por incúria dos serviços se fizeram sentir na grande Lisboa e noutros locais do país...

O Cardu tinha razão nas dúvidas que humildemente colocou sobre a necessidade ou não dos Serviços de Protecção Civil se pronunciarem em colaboração com o IMN...eu pensei da mesma maneira...

As vozes sábias, e inconscientemente sobranceiras (quero crer) que se ergueram neste fórum....remeteram o Cardu (e a mim por tabela), para o limbo dos "é melhor estar calado.....para isso estamos cá nós...."

Mas afinal os Deuses estavam com o Cardu.....O que os sábios por vezes desconhecem.....
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Por motivos que têm a ver com outras leis da natureza, tive que me deslocar nestes últimos três dias, três vezes (seis viagens entre a ida e a volta), entre o concelho de Mangualde e o concelho de Benavente...

Apanhei num e noutro lado chuvas brutais, nomeadamente a chuva torrencial que hoje, me fez parar durante 20 minutos na A-1 , no sentido Norte-Sul, por alturas da Mealhada e que provocaram alguns acidentes aparatosos.

Verifiquei através da TV as enchentes que por incúria dos serviços se fizeram sentir na grande Lisboa e noutros locais do país...

O Cardu tinha razão nas dúvidas que humildemente colocou sobre a necessidade ou não dos Serviços de Protecção Civil se pronunciarem em colaboração com o IMN...eu pensei da mesma maneira...

As vozes sábias, e inconscientemente sobranceiras (quero crer) que se ergueram neste fórum....remeteram o Cardu (e a mim por tabela), para o limbo dos "é melhor estar calado.....para isso estamos cá nós...."

Mas afinal os Deuses estavam com o Cardu.....O que os sábios por vezes desconhecem.....





EEEEEEE.....??? Onde estava a base cientifica para tal se afirmar de que vinha X e Y?? Ele depois respondeu, e estamos num topico de previsões não de suposições!!!

Quais os argumentos para afirmar que na proteção civil é isto e aquilo(compardio)? Abre um topico e expôe o que lá está mal, e não fala da boca para fora, tem que ter provas, porque o ai que diz, estamos todos fartos!!!

O que tem haver sargetas mal limpas com 20 mm de precipitação? Não foi posto pelo o IM, depois o pais em alerta amarelo devido a precipitação?!?!

Antes de atacar quem seja que for veja o contexto das perguntas!!