Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
o pico da actividade:rolleyes:

Boa tarde. Tenho visto aqui estes gráficos bem bonitos mas alguns de difícil análise para um leigo como eu. Tenho uma pergunta que é de difícil resposta mas aqui vai: Domingo das 9:00 ás 13:00, zona de Sintra, como é? Podemos ir pedalar descansados sem chuva ou nem por isso? Sei que é difícil mas dava jeito saber...:)

Previsão - CAPE

output.gif
make your animated sig at www.gifninja.com

Nesta altura e a poucas horas do evento já não ligo practicamente aos modelos e ao seu constante tira/põe...:D prefiro seguir por satélite a evolução real da situação...:thumbsup:

Confesso que fiquei surpeendido pelas quantidades de precipitação registadas hoje na Madeira...a frente que por lá passou ( vista de satélite) não parece muito activa, mas as precipitações foram assinaláveis obrigando ao desvio de voos devido ao mau tempo....

Pode ser que nos reserve surpresas lá para sábado e domingo!:thumbsup:

e esta:rolleyes:
lá para as 150h um segundo cavado associado a uma depressao a NE dos açores mover-se-há lentamente para este e separará o AA em dois nucleos, um a W dos açores e outro no mar do norte, depois ás 240h o AA fecha-se em arco entre os açores e a europa central isolando o cavamento e dando origem a uma DANA com movimento para SE que estacionará o golfo de cadiz ( por bastante tempo) e dará origem ás tipicas trovoadas de tarde com LI de -4 a -5 e CAPE a aproximar-se de 1000J:w00t:
uma situação algo semelhante a esta deste sabado ( cá no continente):thumbsup:
voltando ao presente parece que o pico de precipitação será desfazado do pico de instabilidade:disgust:
o pico de CAPE e LI será na noite de sexa-sabado no lioral oeste a sul do cabo carvoeiro:

e o pico de precipitação será no sabado de tarde com CAPE de 300 a 500J e LI de o a -2:

resumindo, teremos animação sabado e depois será muito calor ( 35Cº no interior) e AA até ás 150h, onde começa a inconsistencia dos modelos...esperemos que esta versao do GFSdas 12z se concretize:thumbsup:...
boas:thumbsup:

Boa tarde. Tenho visto aqui estes gráficos bem bonitos mas alguns de difícil análise para um leigo como eu. Tenho uma pergunta que é de difícil resposta mas aqui vai: Domingo das 9:00 ás 13:00, zona de Sintra, como é? Podemos ir pedalar descansados sem chuva ou nem por isso? Sei que é difícil mas dava jeito saber...:)

Os modelos consultados(?) apontam para que no próximo Sábado (dia 23) entre as 12 e as 18 horas, nas regiões a sul do Mondego...se verifique a ocorrência de precipitação significativa, com trovoada...a ver vamos!
No Domingo com a rotação do vento para o quadrante Norte (no litoral Centro e Sul) é um sinal de "melhoria"...."descansados sem chuva" é um pouco dificil, agora com melhoria significativa é certo...
Cumpts

Quem vive no litoral pode ir pondo o cavalo há chuva porque ele não se vai molhar :lmao::lmao: vamos torcer pelo interior, e mesmo assim ai ai :D

Se fosse vento fraco a moderado ao fim da tarde(uns 30 minutos) lá vinha ai a grande nortada de certeza ! Agora podemos ter festa no Sábado,e não se vai passar nada de certeza :p
O que vejo é uma boa possibilidade de trovoadas para Sábado,e não apenas no interior mais perto de Espanha, e alguma chuva! Depois a partir de Terça primeiros dias de calor a sério :hehe::hehe:

Previsão para 6ª Feira, 22 de Maio de 2009
Períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado
nas regiões do interior até ao final da manhã.
Condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas
durante a tarde, nas regiões do Norte e do interior Centro.
Vento fraco (inferior a 15 km/h) predominando do quadrante sul,
soprando moderado (15 a 30 km/h) nas terras altas.
Neblina ou nevoeiro matinal nas regiões do litoral oeste.
Pequena descida de temperatura nas regiões do interior Centro e Sul.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 metro.
Temperatura da água do mar: 17ºC

TEMPERATURAS MÁXIMAS PREVISTAS:
PORTO - 19ºC
LISBOA - 21ºC
FARO - 22ºC

OS METEOROLOGISTAS: Pedro Reis Vieira/ Madalena Rodrigues

Previsão para Sábado, 23 de Maio de 2009

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros e trovoadas.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), podendo soprar temporariamente
com rajadas fortes da ordem dos 50 km/h.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Descida da temperatura máxima, sendo acentuada nas regiões do
interior.

ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1,5 metros, diminuindo
para 1 metro.
Temperatura da água do mar: 17ºC

Previsão para Domingo, 24 de Maio de 2009
Céu geralmente muito nublado, apresentando boas abertas no Algarve.

Aguaceiros.

Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado

(15 a 30 km/h) de noroeste, durante a tarde no litoral oeste.

Neblina ou nevoeiro matinal.

O dia de hoje e fim de semana prometem ......:w00t::rolleyes:

no entanto o melhor CAPE está hoje a SW/W de Lisboa e no Sábado também ( RUN 00 Z).... :rolleyes:

Suspeito que no litoral muito dificilmente haverá trovoadas....irá ser do género trovoadas sim mas mais pelo interior...talvez a uns 50 km para o interior elas já se formem...mas vamos aguardar... :rolleyes: