Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2009



Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
o pico da actividade:rolleyes:

Boa tarde. Tenho visto aqui estes gráficos bem bonitos mas alguns de difícil análise para um leigo como eu. Tenho uma pergunta que é de difícil resposta mas aqui vai: Domingo das 9:00 ás 13:00, zona de Sintra, como é? Podemos ir pedalar descansados sem chuva ou nem por isso? Sei que é difícil mas dava jeito saber...:)
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Previsão - CAPE

output.gif
make your animated sig at www.gifninja.com
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Nesta altura e a poucas horas do evento já não ligo practicamente aos modelos e ao seu constante tira/põe...:D prefiro seguir por satélite a evolução real da situação...:thumbsup:

Confesso que fiquei surpeendido pelas quantidades de precipitação registadas hoje na Madeira...a frente que por lá passou ( vista de satélite) não parece muito activa, mas as precipitações foram assinaláveis obrigando ao desvio de voos devido ao mau tempo....

Pode ser que nos reserve surpresas lá para sábado e domingo!:thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
e esta:rolleyes:
lá para as 150h um segundo cavado associado a uma depressao a NE dos açores mover-se-há lentamente para este e separará o AA em dois nucleos, um a W dos açores e outro no mar do norte, depois ás 240h o AA fecha-se em arco entre os açores e a europa central isolando o cavamento e dando origem a uma DANA com movimento para SE que estacionará o golfo de cadiz ( por bastante tempo) e dará origem ás tipicas trovoadas de tarde com LI de -4 a -5 e CAPE a aproximar-se de 1000J:w00t:
uma situação algo semelhante a esta deste sabado ( cá no continente):thumbsup:
voltando ao presente parece que o pico de precipitação será desfazado do pico de instabilidade:disgust:
o pico de CAPE e LI será na noite de sexa-sabado no lioral oeste a sul do cabo carvoeiro:

e o pico de precipitação será no sabado de tarde com CAPE de 300 a 500J e LI de o a -2:

resumindo, teremos animação sabado e depois será muito calor ( 35Cº no interior) e AA até ás 150h, onde começa a inconsistencia dos modelos...esperemos que esta versao do GFSdas 12z se concretize:thumbsup:...
boas:thumbsup:
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Boa tarde. Tenho visto aqui estes gráficos bem bonitos mas alguns de difícil análise para um leigo como eu. Tenho uma pergunta que é de difícil resposta mas aqui vai: Domingo das 9:00 ás 13:00, zona de Sintra, como é? Podemos ir pedalar descansados sem chuva ou nem por isso? Sei que é difícil mas dava jeito saber...:)

Os modelos consultados(?) apontam para que no próximo Sábado (dia 23) entre as 12 e as 18 horas, nas regiões a sul do Mondego...se verifique a ocorrência de precipitação significativa, com trovoada...a ver vamos!
No Domingo com a rotação do vento para o quadrante Norte (no litoral Centro e Sul) é um sinal de "melhoria"...."descansados sem chuva" é um pouco dificil, agora com melhoria significativa é certo...
Cumpts
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Quem vive no litoral pode ir pondo o cavalo há chuva porque ele não se vai molhar :lmao::lmao: vamos torcer pelo interior, e mesmo assim ai ai :D

Se fosse vento fraco a moderado ao fim da tarde(uns 30 minutos) lá vinha ai a grande nortada de certeza ! Agora podemos ter festa no Sábado,e não se vai passar nada de certeza :p
O que vejo é uma boa possibilidade de trovoadas para Sábado,e não apenas no interior mais perto de Espanha, e alguma chuva! Depois a partir de Terça primeiros dias de calor a sério :hehe::hehe:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Previsão para 6ª Feira, 22 de Maio de 2009
Períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado
nas regiões do interior até ao final da manhã.
Condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas
durante a tarde, nas regiões do Norte e do interior Centro.
Vento fraco (inferior a 15 km/h) predominando do quadrante sul,
soprando moderado (15 a 30 km/h) nas terras altas.
Neblina ou nevoeiro matinal nas regiões do litoral oeste.
Pequena descida de temperatura nas regiões do interior Centro e Sul.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 metro.
Temperatura da água do mar: 17ºC

TEMPERATURAS MÁXIMAS PREVISTAS:
PORTO - 19ºC
LISBOA - 21ºC
FARO - 22ºC

OS METEOROLOGISTAS: Pedro Reis Vieira/ Madalena Rodrigues

Previsão para Sábado, 23 de Maio de 2009

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros e trovoadas.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), podendo soprar temporariamente
com rajadas fortes da ordem dos 50 km/h.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Descida da temperatura máxima, sendo acentuada nas regiões do
interior.

ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1,5 metros, diminuindo
para 1 metro.
Temperatura da água do mar: 17ºC

Previsão para Domingo, 24 de Maio de 2009
Céu geralmente muito nublado, apresentando boas abertas no Algarve.

Aguaceiros.

Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado

(15 a 30 km/h) de noroeste, durante a tarde no litoral oeste.

Neblina ou nevoeiro matinal.


O dia de hoje e fim de semana prometem ......:w00t::rolleyes:

no entanto o melhor CAPE está hoje a SW/W de Lisboa e no Sábado também ( RUN 00 Z).... :rolleyes:

Suspeito que no litoral muito dificilmente haverá trovoadas....irá ser do género trovoadas sim mas mais pelo interior...talvez a uns 50 km para o interior elas já se formem...mas vamos aguardar... :rolleyes: