Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2009

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boa analise Vince...:thumbsup:

Mas é certo que alguns modelos estão em completo desacordo, uns mais a sul e outros mais a norte... o nowcasting vai mais uma vez ditar as regras!!

É uma situação interessante, pois os focos de instabilidade são muito aleatórios tanto na região sul/centro e norte... mas todavia a situação mais importante vai-se passar em pleno mar(Golfo da Biscaia) onde para tirar partido só com um bom barco!!:D

Mas penso que as formações vão ser um pouco rapidas tanto na sua nascensa como na sua morte, e nesse periodo de tempo em que vivem podeão trazer algo dito severo, como granizo, fortes rajadas de vento associadas...

Acho que todos nós vamos assistir a belas formações dignas de fotografias e uns claro como tudo e no totoloto algo mais ou bem mais...

Apartir de agora, olhos postos no satélite e esperar para que a 'Guida' nos surpreenda... mas acho que isso já tem vindo acontecer... bastando olhar para os modelos que em vez de retirarem neste caso foi o contrario! continuam a colocar algo mais e cada vez mais interessante!!

;)
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa noite !!
Há algum tempo que não escrevo, mas agora que surgiu alguma coisa para voc~es resolvi escrever.
Parece que o dia de amanhã será marcado pelas seguintes previsões.

Sábado: Ceu muito nublado com neblinas ou nevoeiros matinais que poderão persistir em alguns locais todo o dia. Possibilidade de periodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos no litoral. Durante a tarde aguaceiros e trovoadas em especial nas regiões do Interior nomeadamente no interior Centro em que poderão ser localmente fortes. Boas abertas durante a tarde nas regiões do Litoral sul nomeadamente no Algarve.

Ou seja aqui no Algarve não espero absolutamente nada de nada ... em especial aqui no litoral algarvio onde me encontro !!

Já choveu aqui este mês .. não me lembro ???

E vão 9 meses abaixo da média !!
Mas a seca é absolutamente apenas meteorológica ... as barragens estão cheias !!
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Boa noite !!
Há algum tempo que não escrevo, mas agora que surgiu alguma coisa para voc~es resolvi escrever.
Parece que o dia de amanhã será marcado pelas seguintes previsões.

Sábado: Ceu muito nublado com neblinas ou nevoeiros matinais que poderão persistir em alguns locais todo o dia. Possibilidade de periodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos no litoral. Durante a tarde aguaceiros e trovoadas em especial nas regiões do Interior nomeadamente no interior Centro em que poderão ser localmente fortes. Boas abertas durante a tarde nas regiões do Litoral sul nomeadamente no Algarve.

Ou seja aqui no Algarve não espero absolutamente nada de nada ... em especial aqui no litoral algarvio onde me encontro !!

Já choveu aqui este mês .. não me lembro ???

E vão 9 meses abaixo da média !!
Mas a seca é absolutamente apenas meteorológica ... as barragens estão cheias !!

Os modelos apontam para alguma precipitação, também no Algarve, embora fraca...mas a ocorrer precipitação este mês é só amanhã (Sábado) e possivelmente (?) no último dia (31).
Cumpts
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Os modelos apontam para alguma precipitação, também no Algarve, embora fraca...mas a ocorrer precipitação este mês é só amanhã (Sábado) e possivelmente (?) no último dia (31).
Cumpts

Pela recente Run das 18Z do GFS, será amanhã que a chuva vai visitar todo o país, resta saber com que intensidade...:)


gfs-2-24_ogi3.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Acabo de receber um e-mail de um amigo que vive a Norte de Madrid que diz que a trovoada por lá está horrivel...muita chuva/ granizo, já há inundações e árvores tombadas, a frequência dos relâmpagos é assombrosa....:Uma grande tempestade!:shocking::surprise:

r79g2300.gif



frt.png



e pelo satélite veem mais a caminho...

será que aquela linha amanhã se vai deslocar mais para oeste e nos vai atingir...ou fica só por Espanha?

parece que vai tudo para Norte....:intrigante:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acabo de receber um e-mail de um amigo que vive a Norte de Madrid que diz que a trovoada por lá está horrivel...muita chuva/ granizo, já há inundações e árvores tombadas, a frequência dos relâmpagos é assombrosa....:Uma grande tempestade!:shocking::surprise:

A configuração de tudo vem do encontro ao previsto pelo GFS, mas a severidade das células naquele faixa sul->norte em Espanha parece bastante superior ao previsto

gfspiprec006.png



parece que vai tudo para Norte....:intrigante:

É a dúvida do momento. O GFS modela depois uma zona com alguma intensidade na Galiza amanhã de manhã, que no Aladin também passava pelo norte do país.

gfspiprec018.png



Aqui por Lisboa é mais ou menos o que esperava, pequenas células a circular de volta do centro da depressão e com alguma sorte uma outra outra passará aqui na madrugada e manhã.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O centro da depressão está a Oeste da zona de Lisboa favorecendo uma circulação de S ou SE.

Vamos ver se com o evoluir das horas ( em especial durante a tarde) se formam células pecorrendo o País de Sul para Norte ou SE para NW:

lot.png



tenho alguma esperança!:thumbsup:


:pray::pray:
 

YuRiSsS

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
95
Local
Alentejo
Eu não estou a conseguir analisar bem os satelites, mas é impressão minha, ou podemos ter animação pela noite dentro ?

Quais são as probabilidades de amanhã as trovoadas voltarem ? Principalmente no alentejo ?
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Eu não estou a conseguir analisar bem os satelites, mas é impressão minha, ou podemos ter animação pela noite dentro ?

Quais são as probabilidades de amanhã as trovoadas voltarem ? Principalmente no alentejo ?

Para amanhã estão previstos aguaceiros, que poderão ser localmente fortes e com trovoada. Há que aguardar para ver onde é que as trovoadas se vão sentir.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Eu não estou a conseguir analisar bem os satelites, mas é impressão minha, ou podemos ter animação pela noite dentro ?

Quais são as probabilidades de amanhã as trovoadas voltarem ? Principalmente no alentejo ?

penso que não vai haver nada durante a noite,as amostras de células :lmao: já estão a enfraquecer..falta calor
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O IM prolongou alguns dos seus alertas até às 0 horas deste Domingo.

Alguém me explica porquê, se o motor que gerava esta convecção (calor) não existe?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Hoje teremos mais um Domingo convectivo. O ténue reflexo em superfície e circulação da depressão que ontem estava centrada no cabo raso dilui-se numa zona alargada de baixas pressões relativas ao nível ibérico mas a depressão mantém-se com bastante identidade nos níveis médios e altos, centrando-se hoje sobre o interior norte onde estará alojada a bolsa de ar mais frio em altura.

43768169.gif



CAPE/LI 15z

cape.gif


O índice de instabilidade LI e os valores de CAPE são bastante interessantes nalgumas zonas do norte pelo que o foco principal deverá ser o interior norte/centro e extremo litoral norte mas penso que poderemos assistir a uma alguma generalização mais para sul abrangendo também as zonas habitualmente mais favoráveis à convecção sendo aqui importante olhar para o fluxo e stormtrack e identificar possíveis zonas de disparo como montes ou montanhas ou zonas de convergência.


Precipitação GFS

gfs.gif


Precipitação ECM

510232009052400018.gif


Precipitação ALADIN

aladin.gif