Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Segundo o GFS. Não estou a dizer que vai, estou a dizer que, para o GFS, run das 6z, vai.

Certo. Mas nestas coisas do médio/longo prazo muitas vezes são meras divagações e é necessário por exemplo verificar alguma consistência contínua de situações, comparar diferentes saídas e preferencialmente até diferentes modelos. Penso que acaba muitas vezes por ser irrelevante estarmos aqui a olhar e comentar uma qualquer saída isolada sem que nela tenhamos visto algo de mais consistente. Isto não é uma critica, é apenas uma pequena observação. Já que há tantas pessoas aqui a terem o trabalho de olhar e comentar os modelos, com um pequeno esforço extra essas análises ficariam bastante enriquecidas se feitas de forma um pouco mais abrangente comparando saídas e encontrando tendências mais sólidas.

As possibilidades de chuva para o fim-de-semana são razoáveis, segundo o GFS na recente Run das 12Z. A começar pelo sul no sábado à tarde e estendendo-se ao resto do país no domingo e 2ª feira:rain:.

gfs-2-30_thq2.png

As possibilidades de chuva para o fim-de-semana são razoáveis, segundo o GFS na recente Run das 12Z. A começar pelo sul no sábado à tarde e estendendo-se ao resto do país no domingo e 2ª feira.

Sábado a tarde haverá aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada no interior centro e sul.. :rain: o cape até está bom para formações convectivas no interior

Domingo mais uns aguaceiros mas penso que em termos de trovoada estará fraco..

e na madrugada de segunda feira chegará uma frente que irá largar chuva moderada e uma ou outra trovoada no litoral norte e centro também chuva ou aguaceiros fracos mais para o interior :)

CAPE para amanhã a tarde :

Interior centro e sul [ -2 e -3 ]
Interior Norte [ -1 ]

CAPE para Segunda-feira de manhã :

Litoral Norte e Centro [ -1 e -2 ]

Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Maio 2009

As várias cartas de altitude apontam (Domingo, 10 de Maio às 12h00UTC) para o isolamento de um núcleo de ar frio em toda a estrutura vertical da atmosfera, numa posição a Oeste da Península Ibérica. Nessa posição, todo o território de Portugal Continental estará sujeito a acção desse centro de baixas pressões que se traduzirá no aumento da instabilidade e a possibilidade da ocorrência de aguaceiros e trovoadas em qualquer ponto do continente.

mas para Domingo o Cape não tá grande coisa..mas vamos a ver como será o dia...

Boas pessoal.
Alguém já viu as previsões do IM de domingo para segunda de certeza, trovoada??? Será? :huh:
Será que podemos ainda ter festa estes dias? Ha quanto tempo não há trovoadas como deve ser em abril/maio? Lembro me perfeitamente de como era dantes, agora é sempre a mesma pasmaceira.
Será que podemos contar com alguma coisa realmente?

Boas pessoal.
Alguém já viu as previsões do IM de domingo para segunda de certeza, trovoada??? Será? :huh:
Será que podemos ainda ter festa estes dias? Ha quanto tempo não há trovoadas como deve ser em abril/maio? Lembro me perfeitamente de como era dantes, agora é sempre a mesma pasmaceira.
Será que podemos contar com alguma coisa realmente?

Sim , as previsões do IM prometem animação em especial para Segunda feira com a presença de uma depressão a Oeste de Portugal a poder potenciar situações de aguaceiros e trovoadas:

Previsão para 2ª Feira, 11 de Maio de 2009:

Períodos de céu muito nublado.

Aguaceiros temporariamente fortes e condições favoráveis à

ocorrência de trovoadas.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sul, rodando para sudoeste

e soprando temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) no

litoral a sul do Cabo Carvoeiro.

Nas terras altas, vento forte a muito forte (40 a 65 km/h)

diminuindo de intensidade para o final do dia.

Descida da temperatura máxima, mais acentuada nas regiões

do interior.

METEOROLOGISTA: Idália Mendonça

Só não entendo aquela do vento forte a muito forte nas terras altas, penso que não existe gradiente barométrico para tal e mesmo para o vento moderado a forte de sudoeste..provavelmente estarão a considerar rajadas de vento durante os aguaceiros e trovoadas...e não um vento constante que a meu ver será fraco a moderado no geral...

Por experiência passada, este tipo de depressões em Maio quando já existe mais calor na atmosfera são propícias a bons desenvolvimentos convectivos...a ver vamos como evolui a situação ..:thumbsup:

Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Maio 2009

Análise para esta tarde

Pormenor importante referente a esta tarde, os valores de CAPE e LI tem vindo a aumentar consistentemente desde ontem.

Últimas 4 saídas para as 15z de hoje:

cape.gif

Última saída (6z) para as 18z mostram o melhor CAPE do ano até agora, embora seja já "tradição" a próxima saída das 12z voltar a tirar. Veremos.

gfspicape012.png

A nível de precipitação o GFS aposta sobretudo no distrito de Portalegre ECMWF ligeiramente mais acima. O GFS tem o Cap (Capping Inversion) relativamente fácil de romper nalgumas zonas do interior.

Precipitação GFS/Meteopt 18 e 00z (acu. em 6 horas)

prec.gif

ECMWF/IM 18 e 00z (acu. em 6 horas)

ecm.gif

Contudo parece-me que nenhum dos modelos está a modelar muito bem a nebulosidade que tem vindo a entrar por sul que tem alguma convecção pelo que fica a dúvida do impacto disso em tudo o resto, como por exemplo se a nebulosidade for demasiada terá consequências na insolação e energia disponível.

Muito bom, este trabalho!
Apesar do episódio, mais gravoso, ter ocorrido na Península de Setúbal, em direcção Santarém, penso que o modelo reagiu bem.

Boas tardes! Sei que a pergunta é de dificil resposta mas será que se pode ter uma deia de como vai estar a manhã de amanhã aqui pela zona de Sintra e arredores? Penso que esta Baixa Pressão que tem estado a afectar hoje a nossa zona se irá afastar a pouco e pouco e prevejo que amanhã durante a manhã esteja tempo limpo ou quase e que volte a piorar para o fim da tarde com nova Baixa a aproximar-se de Oeste. Se alguém se quiser dar ao trabalho de concordar ou discordar de mim, agradeço.... É que amanhã de manhã é dia de BTT e a chuva, enfim, dá pouco jeito...

Boas tardes! Sei que a pergunta é de dificil resposta mas será que se pode ter uma deia de como vai estar a manhã de amanhã aqui pela zona de Sintra e arredores? Penso que esta Baixa Pressão que tem estado a afectar hoje a nossa zona se irá afastar a pouco e pouco e prevejo que amanhã durante a manhã esteja tempo limpo ou quase e que volte a piorar para o fim da tarde com nova Baixa a aproximar-se de Oeste. Se alguém se quiser dar ao trabalho de concordar ou discordar de mim, agradeço.... É que amanhã de manhã é dia de BTT e a chuva, enfim, dá pouco jeito...

Não me parece que vá chover ai de manha!! mas nestas coisas nunca se sabe não se pode afirmar nada a 100%! mas a possibilidade de ocorrer precipitação da parte da manha é pouca :)

Não me parece que vá chover ai de manha!! mas nestas coisas nunca se sabe não se pode afirmar nada a 100%! mas a possibilidade de ocorrer precipitação da parte da manha é pouca :)

Pois! Esperemos que sim... Não é que não goste de chuva e trovoada mas há ocasiões em que dá pouco jeito... Obrigado pelo comentário...:)

o6jkf7.png

2lsgzn8.png

ap9u94.png

A região norte parece-me ser a que mais condições reúne para ver algo esta noite! :)

Boa sorte! ;)