Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

A instabilidade provocar precipitação ?? estás a contar com isso ?? :confused::confused:

estou de acordo com o miguel, a instabilidade prevista é suficiente para alguns aguaceiros esporadicos especialmente no interior centro e sul;)

estou de acordo com o miguel, a instabilidade prevista é suficiente para alguns aguaceiros esporadicos especialmente no interior centro e sul;)

Ok, não sabia dessa :D vou então esperar que os coelhos ponham ovos, como na Páscoa :lmao: só não esquecer que hoje ainda é QUARTA :D

E que tal pôr as coisas no devido contexto? O ECM previa precipitação já para sexta-feira, e previa desde há vários dias. Na saída das 00z deixou de prever, mudou imenso. Como a saída só está disponível a meio da madrugada e como modelos de mesoescala ainda levam umas horas a ingerir e processar os dados do global, é perfeitamente natural a previsão apesar de ter mudado na origem ainda não se ter reflectido no IM. De qualquer das formas, mesmo sem precipitação no ECM para 6ªfeira, como este agora está praticamente igual ao GFS mantém-se perfeitamente plausível a instabilidade na 6ªf embora fraca no interior centro/sul, e melhores possibilidades para sábado e Domingo.

Evolução do ECM entre ontem e hoje, para a tarde de 6ª feira:

47378886.gif

Para quem não andou distraido fiz referência ao mapa de precipitação do ECMWF e claramente á POSSIBILIDADE !!
Sim é possivel que ocorra qualquer coisa ... mas o facto é que os modelos têm uma evolução (positiva ou negativa), e como tal fiz uma análise a esses modelos.
É verdade também que apenas o ECMWF dava chuva para sexta sendo que nesta run das 00h foi retirada, colocando agora somente para Domingo assim como o GFS !!
Não vamos inventar coisas que não existem até porque aqui ninguém me viu a criticar o IM !!

Há duas linhas dos ensembles do GFS que para Sábado, ou seja a menos de 72 horas, divergem bastante, trazendo mais frio e precipitação para o sul. Como tal, ainda não está totalmente definido o que pode ocorrer no fim de semana. Não é normal haver tão grande divergência a tão curta distância.

O GFS é teimoso, se ganhar esta batalha vai arranjar muitos inimigos :)

mod.gif

Mesmo assim continuo a confiar mais no ECM e no NOGAPS, o GFS por vezes bate sempre na mesma tecla. Estou para ver qual vai ser o resultado final destes dois modelos que referi... :)

O GFS costuma acertar mais (na minha opinião) mas isso não significa que acerte sempre.

nesta run das 18z o embolsamento que nos vai afectar no fim de semana vai deslocar-se ligeiramente para W no inicio da prox semana mantendo-se estacionario entre os açores e a peninsula até t+190h , afectando os açores ( talvez tambem o continente!!) e mantendo o AA a NE das ilhas açoreanas; o resultado será o bloqueio ao frio que vinha nas runs anteriores e a introduçao de ar quente de sudeste integrada na circulaçao da depressao em altura....é sempre a mesma coisa:disgust:......o frio vai todo para o mediterraneo:lmao::lmao: e nos ficamos com sol e calor após o fim de semana que pode ser interessante:rolleyes:

O GFS é teimoso, se ganhar esta batalha vai arranjar muitos inimigos ...

Haja o que houver, oh Vince,
não achas que ele já os arranjou?
Há dias que ele está "isolado" .
Mas cada dia que avança ,mais os outros se lhe vão aconchegando...
Neste evoluir , ele sempre foi dizendo que ainda não seria desta:
-quiçá alguma convecção , que pode até surpreender,
mas o AA , tudo indica,afiançou o GFS desde sempre,
continuará presente enquanto quase todos anunciavam o seu afastamento
temporário justamente a partir deste fim de semana.
Depois do que ainda ,não se sabe ao certo,
irá ocorrer,
depois de eventuais aguaceiros no centro e sul? no interior?
Sábado? Domingo?
quase nada ou localmente alguma coisa?
depois deste sopro suave ,
volta o espectro de "mais do mesmo"...
Coisa que o GFS o disse antes de todos os outros...
O ECMWF (entre outros) que me perdoe,
mas desta vez , claramente ,terá titubeado...