Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

As saídas das 12h, tanto do GFS como a do Europeu, foram mais suaves. A precipitação foi-se quase toda e o frio muito menos duradouro. A chave será, como sempre nos últimos tempos, a existência ou não de bloqueio no Atlântico norte. Se tal acontecer, muito pouco provável, poderá ocorrer uma entrada muito fria de nordeste, caso contrário dois dias de nortada e o AA volta a tomar conta do assunto. Precipitação aqui para o sul, em ambos os cenários, muito pouca, mas a que ocorrer poderá ser de neve a cotas relativamente baixas, principalmente se ocorrer entrada de nordeste.
De notar que nos diagramas dos ensembles, a saída principal, apesar de fria, é a mais quente de todas.

Penso que só na quarta é que poderemos deitar alguns foguetes...porque como vem sendo hábito os modelos começam por colocar a hipótese mais extrema e depois vão ajustando e normalmente suavizando...mesmo assim a manter-se esta situação tal como está, mais uma vez ficará grande parte da precipitação nas montanhas de Espanha, e digo isto porque é que se verifica sempre aqui em Bragança. Como tal para já mantenho e aconselho a manter as expectativas moderadas, para que se houver uma desilusão não custe tanto! Mas desde já sublinho que não estou a ser pessimista!:thumbsup: E esperemos que o AA com o passar dos dias não se desloque cada vez mais para leste...

pois é os modelos andam a reduzir a animaçao.....tudo se resumirá a nortada com alguma chuva a norte e pouca a sul e descida da temperatura que poderá voltar a subir com a vinda do AA para E a partir de meados da prox semana.
o enseble das 12z:

pois é os modelos andam a reduzir a animaçao.....tudo se resumirá a nortada com alguma chuva a norte e pouca a sul e descida da temperatura que poderá voltar a subir com a vinda do AA para E a partir de meados da prox semana.
o enseble das 12z:

Uma nortada que não será nada fraca :w00t::w00t: era de esperar que a única coisa que sobrasse dos modelos fosse ela :D tem estado muito quente, ela teria que aparecer mais tarde ou mais cedo, não fosse ela um elemento "corrector" de desiquilibrios energéticos, isto é, quando existe demasiado calor, ela acaba quase sempre por aparecer mais tarde ou mais cedo, para que possa corrigir o "excesso" em questão.

Bem por este andar (run das 18), para o próximo fim-de-semana vamos é continuar com Sol...:angry:

Este volte-face do GFS, dado o historial, era previsível. Também a run das 18z não me parece muito fiável. Tudo se vai jogar nas runs das 00z do GFS e do modelo europeu.;)

Acho estranho que a atmosfera se normalize apenas com ligeiras perturbações, depois de tanto tempo com temperaturas tão altas... :huh::mad:

Pois era o que temia, a entrada até se pode confirmar mas mais fraca do que foi mostrada anteriormente! quanto a convecção durante os dias de terça, quarta e quinta continua lá algum potencial :thumbsup: quinta e sexta podem e devem ser dias bem quentes com temperaturas a tocar os 30ºC em muitos pontos do Centro e Sul para dois dias depois estarem 10 a 15ºc mais baixas :)

Para não nos deitarmos mal-dispostos, deixo aqui a previsão do GME para domingo. Boa noite a todos:thumbsup:

gme-0-132_brw8.png

Como é bom ver os modelos, olhar para eles e dizer onde pára a chuva, quando só pensam em entradas frias parecem que não chegou ainda, eu quero é chuva e chuva, agora entradas frias para quê, que se lixe as entradas frias, quando até 8 de Abril colocam 0 mm que dizer, viva a seca, Março 0 mm, Abril idem, Maio é capaz de salvar alguma coisa. Se alguns chamam pessimismo eu afirmo é a realidade que saudades que tenho da chuva que se lixe o frio, a neve e tudo o resto, eu quero é chuva e trovoadas que saudades do mês de Setembro desde daí só um tempo miserável vou com 176 mm igual à seca 2004/2005.:disgust::disgust::disgust::disgust:
Para não virem logo criticar eu falo em relação ao Algarve.:disgust::disgust:

Como é bom ver os modelos, olhar para eles e dizer onde pára a chuva, quando só pensam em entradas frias parecem que não chegou ainda, eu quero é chuva e chuva, agora entradas frias para quê, que se lixe as entradas frias, quando até 8 de Abril colocam 0 mm que dizer, viva a seca, Março 0 mm, Abril idem, Maio é capaz de salvar alguma coisa. Se alguns chamam pessimismo eu afirmo é a realidade que saudades que tenho da chuva que se lixe o frio, a neve e tudo o resto, eu quero é chuva e trovoadas que saudades do mês de Setembro desde daí só um tempo miserável vou com 176 mm igual à seca 2004/2005.:disgust::disgust::disgust::disgust:

Concordo plenamente, só acho que desta vez o mês que salvou a nossa situação de uma seca pior foi Janeiro ;)

Se falas em relação ao Algarve, porque é que falas em neve?:huh:
O frio e a neve não fazem parte do clima algarvio...por isso é normal que tu queiras chuva...não seria normal quereres neve!

Para zonas que estão em seca,seja o Algarve ou não o que é preciso é chuva e não neve... :thumbsup: Também adoro neve,mas nesta altura e sabendo que este Inverno já tivemos tanta,bom,bom era chuva e já agora trovoadas que teem sido inexistentes!
Esta semana continua o calor..Este mes passava muito bem por Maio ou JUnho :hehe: Na próxima semana há que ter esperança que o frio e a chuva vem mesmo e para ficar..Duvido muito que não chova bem mais em Abril do que choveu neste mes! Venha ela :rain:

Para não nos deitarmos mal-dispostos, deixo aqui a previsão do GME para domingo...

Fui-me deitar bem disposto conforme sugestão tua e do GME,
mas depressa comecei a dar voltas na cama.
Eram muitos os pesadelos.
O 1º surgiu logo no 1º sono

my.php
[/URL][/IMG]

Não queria acreditar que o GFS tivesse tido esta alteração,
mas lá me virei para o outro lado a ver se acalmava.
Mas depressa me assaltou um 2º pesadelo que me despertou do sono já leve

my.php
[/URL][/IMG]

O ECMWF não fazia a coisa por menos.
Voltei a virar-me na cama . Voltas e mais voltas e enfim
lá acalmei à espera da previsão do UKMO ,grande referência
apesar de nestas páginas ser pouco citado e ainda na esperança
de um quadro diferente

my.php
[/URL][/IMG]

Pois é:- não adianta. levantei-me de tão desperto que fiquei,
vim à cozinha buscar uma bebida e pensei:
-que diabo.Ainda é Março.Calma rapaz.Até ao Verão, há ainda muito
tempo, para vir bom (mau) tempo.Tem calma.Há períodos assim.
E voltei para a cama.Vou tentar dormir mais um pouco.
vai ser difícil..........

Que chatice. Olhei agora mesmo para as imagens de satélite da PI e...voilá: céu limpo! Céu limpo na minha zona, na zona norte...:sad:
Mas reparei num pormenor: o Algarve, ou parte dele está com uma quantidade de nuvens que se fosse por aqui diria - vem aí chuvinha...e chuvinha boa meninos. Pelo menos parece:shocking::shocking::rain::D