Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Já agora carrega naquela coisinha que tem os avisos e ve o que eles dizem !!

"Aguaceiros localmente fortes no periodo das 11h das 14h"

Por Faro cairam duas gotas em cima da minha cabeça, em cima do Algarvio1980 se estava na rua devem ter caído o equivalente e o Tornado se estava na rua, talvez umas 10 gotas :angry::angry::angry:

Realmente a fartura não foi muita... nem deu para acalmar o pó.:lol:
Até a crise já chegou à precipitação.:lmao:
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Aqui ainda choveu mais do que nos restantes sitios... mas os carros pretos estão da cor do Deserto do SAARA...

Esta tarde não acredito que se desenvolva algo mais significativo pelo menos nestas bandas, a não ser na zona da ROTA/CADIZ!!

De resto : ZZzzZZ
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Atenção apenas a um pormenor que pode estar a passar despercebido.

Ao falar-se da possibilidade de aguaceiros e trovoadas para hoje estamos a falar de dois períodos diferentes. O dos alertas que era de facto das 11 ás 14 e de outro totalmente distinto ao final da tarde com o possível aparecimento ao fim da tarde de nuvens convectivas (o acontecer ou não é outra história...)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Agora as minhas esperanças estão centradas na tarde de Sexta e Sábado de manhã porque apesar das previsões de precipitação apontarem para andar tudo ao lado ... pode ser que se enganem no caminho e entrem aqui no Algarve !!

Ainda tenho esperanças no mês de Abril ;) ... a minha ultima esperança !!

Não fosse Janeiro e não seriam apenas os Algarvios a queixarem-se !!!

Não estariamos em seca fraca a moderada .. mas sim em seca severa !!

PS: Foi apenas um pequeno aparte da história dos "ses"
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
enfim....tirou tudo excepto nortada e um ou outro aguaceiro domingo e segunda......preferia que continuasse como tem estado pois assim teriamos trovoadas de tarde mas como isto esta a ser modelado nem uma coisa nem outra:(:mad::angry:
espero que o AA venha muito para leste ao menos teriamos chances de ter um enbolsamento como temos tido nestes ultimos dias :);)
ensemble para o litoral centro:

boas a todos:thumbsup:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Boas amigos :)

Digo-vos mesmo, o bom tempo vai continuar até ao final do mês, poderá cair umas pingas domingo, mas deve ser muito mínimo.
Março muito seco, talvez em Abril chova algo, como se diz, Abril aguas Mil.

Continuo é a achar que o IM não está a fazer boas previsões :mad:
Hoje dão a previsão de aguaceiros e trovoada, mas aqui a 7km de Faro digo mesmo que esteve embrulhado mas agora nada, está céu limpo com algum calor, nem uma pinga caiu, trovoadas este ano ainda nem as ouvi.

Enfim, Abril pode ser a salvação, se não ser então nunca mais veremos chuva muito cedo.
Porque Maio costuma ser também um mês seco e os outros a seguir nem se fala.

Cumps :thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Enfim, Abril pode ser a salvação, se não ser então nunca mais veremos chuva muito cedo.

Porque Maio costuma ser também um mês seco e os outros a seguir nem se fala.

Se isto continuar assim, por este andar o meu pluviómetro vai acabar entupido com !!! :( :lmao:

Maio costuma ser seco mas é também o mês das trovoadas... :rolleyes:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Se isto continuar assim, por este andar o meu pluviómetro vai acabar entupido com !!! :( :lmao:

Maio costuma ser seco mas é também o mês das trovoadas... :rolleyes:


O meu pluviómetro ontem estava com a entrada tapada por faulhas causadas pelos fumos dos incendios....:disgust::(

neste momento tenho 26.7 graus e vento Leste 18 km/h ,humidade nos 16 %....:shocking:

Eu não sei onde isto vai parar.....:unsure:

Só espero que Abril faça juz ao ditado e chova como deve ser e em todo o territíorio!

Para já os modelos indicam probabilidade de um início mês seco....
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Olhem só que giro... :D

gfs0360.png


É pena é ser a 360 horas de distância. Por isso, fiabilidade do modelo: muito pouca ou nenhuma mesmo. :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Olhem só que giro... :D

gfs0360.png


É pena é ser a 360 horas de distância. Por isso, fiabilidade do modelo: muito pouca ou nenhuma mesmo. :)

esta situaçao do prox fs tava modelada há imenso tempo e só nas ultimas 48h foi tudo para o esgoto....quanto mais a 360h.......é pena mas acho e sempre achei que esta primavera-verao vai ser seca e quente o que alias tem logica asseguir a 2 anos com veroes sem ondas de calor de jeito e com precipitaçoes razoaveis...sabes como é há sempre tendencia para o equilibrio;)
ensemble das 12z.....pior que isto só mesmo o benfica-vitoria de guimaraes:lmao::lmao::lmao::angry::angry::angry::angry:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
é pena mas acho e sempre achei que esta primavera-verao vai ser seca e quente o que alias tem logica asseguir a 2 anos com veroes sem ondas de calor de jeito e com precipitaçoes razoaveis...sabes como é há sempre tendencia para o equilibrio;)

Eu já tinha dito isso há já algum tempo atrás, mas alguns ignoraram...

Agora não me venham dizer que esta situação é normal porque a normal da precipitação total para este mês, para a minha zona, é de 51,2 mm. Quantos é que eu já tive? Quantos? Menos de 5 mm.........

E não há chuva à vista a não ser uns aguaceiros mais pontuais e localizados. Só lá para o FDS é que se pode alterar alguma coisa... E mesmo assim não sei não...