Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Esta semana terá pouco nortada, isto devido ás depressões que se estão a originar há latitude dos Açores e que estão a empurrar o AA para Este, o que nos propociona ventos de Este e algum calor :w00t: :w00t: mas já para o fim de semana as coisas vão mudar um pouco :D:D

Temos de levar com o AA
em cima por mais algum tempo.
Associado ás altas pressões teremos
temperaturas máximas 20/25ºC, céu
limpo ou pouco nublado e vento de Este.

Temos de levar com o AA

Primeiro aspecto positivo: poupança na factura do aquecimento:p

Segundo aspecto positivo: permite mais actividades ao ar livre, relaxa a mente:cool:

Primeiro aspecto negativo: diminui as reservas desse bem precioso que é a água:(

Segundo aspecto negativo: não estimula a criatividade dos membros deste forum :angry:

Primeiro aspecto positivo: poupança na factura do aquecimento:p

Segundo aspecto positivo: permite mais actividades ao ar livre, relaxa a mente:cool:

Primeiro aspecto negativo: diminui as reservas desse bem precioso que é a água:(

Segundo aspecto negativo: não estimula a criatividade dos membros deste forum :angry:

Se me dás licença...:

Terceiro aspecto positivo: contribui para o crescimento e desenvolvimento das flores/plantas - por isso é que algumas árvores aqui na minha zona já têm bonitas flores e rebentos com tamanho significativo :)

Terceiro aspecto negativo: AA em demasia também faz mal... :p

com o AA estacionado em cima do continente os Açores ficaram sujeitos à depressão que se irá formar ao seu largo, que irá afectar, em especial o grupo ocidental. nesta depressão o que será mais apreciável será o vento e eventualmente a ondulação, o vento não passará de Forte.

contudo isto ainda é para daquia a 48h, podendo-se alterar alguma coisa, pois se o anticiclone enfraquecer e a depressão chegar mais a oeste quase de certeza que os ventos sentidos irão ser mais fortes em todas as ilhas

Temos de levar com o AA

Tinha alguma esperança de que chuvesse mais um pouco:huh: Confesso que não percebo nada de modelos meteorológicos, limito-me a seguir com alguma atenção o que aqui leio, mas ao que parece o malfadado AA :sad: continua a afastar a água que nos faz falta. Até quando? Falam meio de Março :unsure:
Será? Desculpem a ignorância mas sou apenas uma curiosa:huh:

Tinha alguma esperança de que chuvesse mais um pouco:huh: Confesso que não percebo nada de modelos meteorológicos, limito-me a seguir com alguma atenção o que aqui leio, mas ao que parece o malfadado AA :sad: continua a afastar a água que nos faz falta. Até quando? Falam meio de Março :unsure:
Será? Desculpem a ignorância mas sou apenas uma curiosa:huh:

Bom dia!

Se por meio de Março entenderes já o próximo fim de semana, então sim não teremos água até lá quase de certeza. Após isso ainda é difícil de prever, mas a situação para já é de total estabilidade anticiclónica, ou seja, sol e temperaturas elevadas tendo em conta o mês.
Para já é assim, mas dizer quando o padrão mudará ainda é difícil :)

Bom dia!

Se por meio de Março entenderes já o próximo fim de semana, então sim não teremos água até lá quase de certeza. Após isso ainda é difícil de prever, mas a situação para já é de total estabilidade anticiclónica, ou seja, sol e temperaturas elevadas tendo em conta o mês.
Para já é assim, mas dizer quando o padrão mudará ainda é difícil :)

Sem dúvida que antes do dia 20 não se prevê alterações a este marasmo anticiclónico.:mad: A seguir e quase apenas por curiosidade, o GFS na run das 6z vislumbra uma alteração radical a esta primavera, com um enfraquecimento do AA e a sua subida para norte, possibilitando uma entrada muito fria para esta época do ano.

Horizonte longínquo, vai tudo alterar-se, dirão vocês, mas pelo menos serve para animar...:thumbsup:

gfs-0-312_rev4.png

gfs-1-312_pgq8.png

gfs-2-312_wpl7.png

Sem dúvida que antes do dia 20 não se prevê alterações a este marasmo anticiclónico.:mad: A seguir e quase apenas por curiosidade, o GFS na run das 6z vislumbra uma alteração radical a esta primavera, com um enfraquecimento do AA e a sua subida para norte, possibilitando uma entrada muito fria para esta época do ano.

Horizonte longínquo, vai tudo alterar-se, dirão vocês, mas pelo menos serve para animar...:thumbsup:

Já agora e também para animar, o modelo europeu na run das 0z e a previsão para daqui a uma semana, com a depressão que passará nas próximas horas ao largo dos Açores a surgir a Noroeste de Portugal continental e a descer posteriormente evoluindo para um pequeno embolsamento isolado, afectando o sul do território.

ECM1-168.gif

Em tempo de crise, qualquer esperança é bem vinda ;)

O que o GFS vê, já o viu outras 6 vezes no último mês e meio. Essa subida das altas pressões em latitude nunca se concretizou, esperemos que à sétima seja de vez. Para já, nos ensembles, a linha principal está um pouco desacompanhada, mas tenhamos esperança, pois é a primeira run de jeito que tivemos na última semana.

gfs-0-312_rev4.png

Off-Topic: dia 23 de março é o dia dos meus anos, se realmente se concretizasse o que o modelo mostra era uma das melhores prendas que eu podia ter :w00t: logo a seguir a uma trovoada claro :D :rolleyes:

Mas voltando ao assunto que este tópico aborda, olhem que com a força que o AA se encontra neste momento, não sei não... Vai ser preciso algo mesmo "forte" para move-lo do sítio, na minha opinião...

EDIT:

Agora, assim do nada, não vos apetecia recuar cerca de 19 anos no tempo? :rolleyes:

archives1990310120v.png

O GFS volta a repetir a gracinha. Não nos mete o frio em cima, mas deixa-o muito perto. A França estaria mergulhada na iso -8.
Teremos que esperar, mas parece que começa a ganhar consistência uma boa entrada fria na Europa Ocidental a abrir a Primavera. para tal também ajuda que o Europeu a 240 horas é algo parecido com o GFS.
A ver se nos sai a nós o Euromilhões.

O GFS volta a repetir a gracinha. Não nos mete o frio em cima, mas deixa-o muito perto. A França estaria mergulhada na iso -8.
Teremos que esperar, mas parece que começa a ganhar consistência uma boa entrada fria na Europa Ocidental a abrir a Primavera. para tal também ajuda que o Europeu a 240 horas é algo parecido com o GFS.
A ver se nos sai a nós o Euromilhões.

Estou de acordo, David sf, e lembro-me que no ano passado, por altura da mudança de estações, aconteceu um episódio frio bem interessante.:cold: Pode ser que se repita esta ano, para já o GFS mantém em aberto as possibilidades.:thumbsup:

Vamos aguardar pela opinião actualizada do modelo europeu. A distância temporal não nos permite para já embandeirar em arco...:huh:

Tanto quanto sei o Weather Channel baseia as previsões no GFS e está a meter água lá para 2ª feira... Vamos ver é que tipo de água mete :rolleyes:

screenshot003k.jpg

By rbsmr at 2009-03-10

Tanto quanto sei o Weather Channel baseia as previsões no GFS e está a meter água lá para 2ª feira... Vamos ver é que tipo de água mete :rolleyes:

screenshot003k.jpg

By rbsmr at 2009-03-10

Ele prevê pancadas....:lmao::lmao: de chuva... ou seja que andemos todos á pancada em luta pela água que escasseia??:lmao:

não me parece que se baseie no GFS pois para esse dia e segundo a última run 12 Z, não está prevista precipitação...é o AA e a sua corrente de Leste seca sobre nós...

parece-me sim umas previsão feita ás três pancadas baseado não sei em que modelo....:angry:

Penso que ainda vamos ter que esperar mais uns largos dias até o padrão mudar...talvez mais para o fim do mês...