Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Março 2009

Há uma coisa que me deixa muito confuso, o IM Preve chuva para o Sul no Fim de Semana mas o mais engraçado é que já que vários sites de previsões nao apontam chuva para o Fim de Semana mas sim Bom Tempo.

Em que ficamos ??

Cumps

Boas Pessoal!!

Eu ando a ler aqui os tópicos mas continuo a não perceber, alguem me tira uma duvida?
O IM anda a prever tempo de chuva, vento e trovoadas para Sul e Centro.
Mas á algo aqui de errado, como por exemplo, o Freemeteo diz que em Faro no Fim de semana o céu vai andar apenas pouco nublado e chuva só haverá para terça e quarta, já outro site que vi foi o mesmo.
Quem é que tem razao nisto tudo???

Cumps

ao que parece o GFS tirou precipitação mas mantem o calor até as 190h e a depressao a W ou SW do continente tambem até as 190h entre a madeira e o cabo de sao vicente criando um fluxo de SE.
o interessante é que este sistema será continuamente alimentado de ar frio em altura ( ver linhas de fluxo e temp aos 500hpa) o que prolongará muito a sua longevidade nao estando ainda certo como e quando ele ira acabar.
resumindo , as hipoteses de trovoadas e etc manteem-se razoaveis e por mais tempo principalmente no centro e sul.
quanto ao que eu acho é que de certeza que alguns de nos será dislumbrado um dia destes:thumbsup::thumbsup:

ps: já viram o satelite e as trovoadas que neste momento estao a afectar marrocos e o mar a SW do pais:w00t:

Boas Pessoal!!

Eu ando a ler aqui os tópicos mas continuo a não perceber, alguem me tira uma duvida?
O IM anda a prever tempo de chuva, vento e trovoadas para Sul e Centro.
Mas á algo aqui de errado, como por exemplo, o Freemeteo diz que em Faro no Fim de semana o céu vai andar apenas pouco nublado e chuva só haverá para terça e quarta, já outro site que vi foi o mesmo.
Quem é que tem razao nisto tudo???

Cumps

o que eu prevejo basicamente e de um modo geral é aguaceiros exporádicos por vezes acompanhados de trovoadas no centro e sul vento fraco a moderado e temperaturas amenas com maximas a rondarem os 20-23 no litoral e os 25 no interior e minimas de 10 -15 no litoral e de 5-10 no interior.
no norte as hipoteses de ocorrencia de aguaceiros sao um pouco menores.

Eu na minha bola mágica que tenho aqui em casa ... creio que vamos ter agora no Inicio de Abril, uma mudança de padrão sendo que o AA move-se o seu sitio de origem e forma-se uma espécie de nortada misturada com algum levante vindo do Sudeste de Espanha criando boas condições para aguaceiros e trovoadas durante o mês de Abril !!
Comparando o Z700/Z200 e as previsões sazonais e conjugando com as previsões dos modelos a medio-longo prazo pode-se constatar que Abril poderá ser um mes interessante e com precipitação acima da média !!

Saudações,

... Extreme S-Portugal ...

Past few GFS runs had persistent signals of roughly 500J/kg SBCAPE over extreme S-Portugal during the afternoon/early evening hours. Strong diabatic heating will push surface temperatures at or above 20°C and forecast sounding show a well mixed layer below ~ 800hPa. The attention turns to a weak mid-level negative temperature anomaly, associated with a SE-ward sliding upper low. Latest runs keep this feature with coldest mid-levels well offshore and at 700hPa a belt of marginal warmer temperatures runs from Portugal SE-wards. No forcing is present during peak heating. However geopotential heights decrease somewhat and we see some weak upper divergence so a very isolated and short lived thunderstorm can't be ruled out. 12Z run (GFS) and NOGAPS/GEM support that idea and a thunderstorm area may be needed, if new model/synop data confirm that.

Para amanhã é mais ou menos o que já sabíamos, que em várias saídas havia instabilidade nos modelos, hoje não tanto embora não seja de descartar algumas pequenas e isoladas, mas o próprio Estofex diz que há vários factores que estão presentes e que se houver novos dados o sul do país poderia ter trovoadas na previsão.

a run do GFS das 6z esta bem boa pois mete calor e condiçoes favoraveis á convecção entre domingo e meados da prox semana.....vem ai o verao:w00t:este verao talvez seja um daqueles cheio de trovoada levante e calor:w00t::rolleyes:

Espero bem que sim, o ano passado foi uma treta, nem um dia de trovoada nas ferias, vamos la a ver se vai haver animação como o verão de 2007:D

a run do GFS das 6z esta bem boa pois mete calor e condiçoes favoraveis á convecção entre domingo e meados da prox semana.....

Concordo! Sobretudo em relação à instabilidade. A situação sinóptica melhora no GFS devido a maior proximidade da depressão relativamente a ontem. No médio prazo os cenários antagónicos do modelo Europeu e GFS aproximaram-se num quadro intermédio que me parece interessante. Menos ar frio a vir de leste e instabilidade no território sobretudo no centro e sul! Vamos ver a situação hoje... Poderá ser um bom indicativo dos próximos dias ;)

a run do GFS das 6z esta bem boa pois mete calor e condiçoes favoraveis á convecção entre domingo e meados da prox semana.....vem ai o verao:w00t:este verao talvez seja um daqueles cheio de trovoada levante e calor:w00t::rolleyes:

A run 6 z não está mal para o centro/sul, mas aqui para o Norte é fraca ...( num horizonte credível de previsão)a secura total....vamos aguardar que o modelo esteja errado e na realidade ocorram alguns aguaceiros/trovoadas ainda que dispersos e fracos , mas algo serve para quebrar esta pasmaceira meteorológica....:thumbsup: