Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Depois de alguns dias de autentico verão o tempo agora passou do sol para as nuvens altas ou baixas, e a ventania de leste.
Mantem-se o tempo seco e as previsões para os proximos dias mantem para aqui o tempo como tem estado.
Para o proximo fim de semana alguma coisa pode mudar ou então não ....

Parece inevitável, Aurélio, uma mudança radical no próximo fim de semana, já no sábado, todos os modelos o apontam e não falta assim tanto tempo. Mesmo para o Algarve, segundo o GFS, a instabilidade vai chegar:rain:

gfs-0-174_lgp0.png

gfs-2-174_hsz3.png

Mudança radical sem dúvida e esta última run das 6 z veio confirmar a alteração de padrão que está a ser modelada e a começar no próximo fim de semana!

Uma mudança de contrastes , depois de dias e dias de tempo anormalmente quente/seco para a época, surge uma entrada fria de norte e com precipitação associada!:thumbsup:

A acontecer, a neve está garantida pelo menos para as terras altas e quiçá um pouco mais baixas...!

venha o frio e a chuva/neve que já tenho saudades!:cold::thumbsup:

Depois de alguns dias de autentico verão o tempo agora passou do sol para as nuvens altas ou baixas, e a ventania de leste.
Mantem-se o tempo seco e as previsões para os proximos dias mantem para aqui o tempo como tem estado.
Para o proximo fim de semana alguma coisa pode mudar ou então não ....

Eu tambem só acredito quando vir :D:D isto tá tudo em crise, só acredito no Pai Natal quando ele largar os presentes.

De tudo aquilo que os modelos estão a prever, a única coisa que irá restar será certamente a nortada.

Mudança radical sem dúvida e esta última run das 6 z veio confirmar a alteração de padrão que está a ser modelada e a começar no próximo fim de semana!

Uma mudança de contrastes , depois de dias e dias de tempo anormalmente quente/seco para a época, surge uma entrada fria de norte e com precipitação associada!:thumbsup:

A acontecer, a neve está garantida pelo menos para as terras altas e quiçá um pouco mais baixas...!

venha o frio e a chuva/neve que já tenho saudades!:cold::thumbsup:

Também tenho saudades e acho que o Inverno vai-se despedir em beleza, já em plena Primavera. Creio que o eventual choque da massa de ar quente que temos com a de ar frio que entraria poderia provocar uma situação muito interessante.
Mas esperemos mais umas 48 horas, está a entrar no período crítico em que os modelos gostam de retirar tudo. Lembro que exactamente há uma semana quase todos os modelos davam para hoje uma depressão com muito frio associado centrada na PI e vê-se o que aconteceu.

Antes da entrada fria do fim de semana (28/29), iremos ter dois dias bem quentes em principio na quinta e sexta onde até poderia bater as máximas actuais do ano em alguns locais ;) depois sim essa entrada fria que parece se ir confirmando saída após saída...Mas ainda antes de tudo isso os dias de terça, quarta e quinta são dias de convecção no sul durante a tarde :trovao:

Antes da entrada fria do fim de semana (28/29), iremos ter dois dias bem quentes em principio na quinta e sexta onde até poderia bater as máximas actuais do ano em alguns locais ;) depois sim essa entrada fria que parece se ir confirmando saída após saída...Mas ainda antes de tudo isso os dias de terça, quarta e quinta são dias de convecção no sul durante a tarde :trovao:

No Sul e também no Interior... ;)

Realmente a meteorologia é uma caixinha de surpresas! :thumbsup:

Já viram a mudança radical de padrão em apenas 42h!!! :shocking:

gfs1126.png

gfs1168.png

No Norte de Portugal passamos de uma cota de neve a rondar os 2000 mts para uma que andará pelos 400 mts! :cold::eek:

Fantástico!

No Norte de Portugal passamos de uma cota de neve a rondar os 2000 mts para uma que andará pelos 400 mts! :cold::eek:

Fantástico!

Exacto! e o choque térmico brutal em que na sexta a temperatura está acima dos 20 em todo o Portugal chegando mesmo perto dos 30ºC no sul e Centro para no Domingo estar abaixo dos 10ºc de máxima no Norte e a rondar os 15ºc no resto do pais :surprise: :w00t: isto se não tirar o que esta run das 06 mostra, mas acredito que tire um pouco de frio, mas a entrada fria para mim está praticamente confirmada :thumbsup:

Fantástico!

Maldito aquecimento global :angry: :lmao::lmao: adorava que o cenário se cumprisse, embora no Verão já tenhamos tido situações idênticas, de quedas de 10ºC e 12ºC de um dia para o outro :w00t::w00t: e mais que uma vez no mesmo ano.

tenham calma meus caros;) infelizmente o ensemble das 6z ( coisa que muitos de nos desprezamos para nao ter ataques cardiacos:lmao:) tirou o frio todo para o mediterraneo central e pos o AA a NNW da peninsula com nortada no litoral e uma descida acentuada da temperatura para valores normais ou até ligeiramente baixos ( entre 0 a 850hpa em bragança e 4 a 850hpa em sagres) e tambem tirou muita,muita agua:angry::angry::angry::angry::lmao::lmao::lmao:

O IM espanhol já avança com previsões de queda de neve para sábado e domingo a cotas entre 400-600 metros, quase de certeza com precipitação, para a província de Ourense:thumbsup:

O nosso IM, mais comedido, apenas indica possibilidade de precipitação mais fraca, sem neve, para Bragança, nos mesmos dias.

Já agora que a chuva (pelo menos para o Sul) só venha ou antes do dia 2 ou depois do dia 6, é que não dava nada jeito ir para o Algarve vêr o Rali de Portugal e a chover :sad::sad:

Vamos vêr o que nos reserva o tempo a partir do dia 2.

Um abraço
Joao

Deixem-me ser malandro: o frio que os modelos trazem que se mantenha pelo menos 1 semana. E isto porquê? Parece que há um passeio a ser marcado para o fim de semana seguinte na zona de Sanábria (a norte de Bragança para quem não sabe) e se assim se proporcionar as emoções estarão garantidas...é aproveitar o que resta do inverno - neste caso uma primavera invernosa é de esperar por uns dias.
Mas, e há sempre um mas, este filme pode ir parar à prateleira e ser substituido por um filme daqueles que ganham óscares porque facilmente entendível e "engolível" mas não nos trazem emoções...um bom filme de acção "à moda antiga", com violência Q.B., é o que o pessoal gosta de ver - em termos estritamente meteorológicos!!!;)
Venha o frio, a chuva, o vento, a neve, a trovoada...o CAOS! É dele que todos esperam para quebrar a monotonia.
Quanto à chuva para sábado, aqui na minha terra estamos conversados - nem vê-la! No resto do país ela estará presente. Cliquem aqui

Deixem-me ser malandro: o frio que os modelos trazem que se mantenha pelo menos 1 semana. E isto porquê? Parece que há um passeio a ser marcado para o fim de semana seguinte na zona de Sanábria (a norte de Bragança para quem não sabe) e se assim se proporcionar as emoções estarão garantidas...é aproveitar o que resta do inverno - neste caso uma primavera invernosa é de esperar por uns dias.

Parece garantida uma boa recarga de neve para a Sanabria e mesmo do lado português para Montesinho, a partir do próximo fim de semana! Com a instabilidade a manter-se na semana a seguir, o passeio que mencionas pode ser uma despedida condigna deste Inverno:cold::thumbsup:

Gostaria de mostrar apenas este modelo baseado no GFS, que mostra claramente a trajectória do ar frio proveniente de Norte/Nordeste, sendo de assinalar a posição do AA e do centro depressionário, os quais em conjunto arrastam a tal massa de ar que arrefecerá o domingo, dia 28.
pslv090329122312.gif

Desculpem por não ser uma imagem igual às que normalmente apresentam...;)