Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

anamar

Cirrus
Registo
26 Nov 2007
Mensagens
14
Local
Moscavide
O que eu acho curioso é como o IM se tem enganado ultimamente nas previsões... Chuva, trovoada, etc... nada aconteceu. E o prior é que as pessoas continuam, inconscientemente e desresponsabilizadamente a achar que é óptimo não chover, que é chato chover... Eu pasmo com isto!!

Para alem de gostar que chova, é necessário que aconteça, é vital para não haver falta de água para todos os fins...

Os modelos são bastante falíveis e nada é como parece vir a ser, já vi. Eu não entendo muito disso mas parece-me interessante de estudar, só que é muito difícil dar veredictos reais. O nosso estimado AA continua por cá e parece-me a mim que vai ficar por perto. Os fogos já começaram e este Verão não promete nada de bom pelo menos no que diz respeito à água... Vai ser mau, quanto mais arder o País mais complicado ficará no que diz respeito à chuva. A falta de água vem aí, há quem preveja a desertificação de Portugal em 2020 (muito perto). E ninguem parece importar-se com isto.:( Eu sou muito preocupada com o clima e faz-me pena que a maioria das pessoas não pense nisso e se comporte de forma responsável::disgust:
A ver vamos o que vai acontecer. Gostava de ser optimista mas nesta altura não consigo...:confused:Sorry!
 


DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
O que eu acho curioso é como o IM se tem enganado ultimamente nas previsões... Chuva, trovoada, etc... nada aconteceu. E o prior é que as pessoas continuam, inconscientemente e desresponsabilizadamente a achar que é óptimo não chover, que é chato chover... Eu pasmo com isto!!

Para alem de gostar que chova, é necessário que aconteça, é vital para não haver falta de água para todos os fins...

Os modelos são bastante falíveis e nada é como parece vir a ser, já vi. Eu não entendo muito disso mas parece-me interessante de estudar, só que é muito difícil dar veredictos reais. O nosso estimado AA continua por cá e parece-me a mim que vai ficar por perto. Os fogos já começaram e este Verão não promete nada de bom pelo menos no que diz respeito à água... Vai ser mau, quanto mais arder o País mais complicado ficará no que diz respeito à chuva. A falta de água vem aí, há quem preveja a desertificação de Portugal em 2020 (muito perto). E ninguem parece importar-se com isto.:( Eu sou muito preocupada com o clima e faz-me pena que a maioria das pessoas não pense nisso e se comporte de forma responsável::disgust:
A ver vamos o que vai acontecer. Gostava de ser optimista mas nesta altura não consigo...:confused:Sorry!

Ainda á uns poucos dias atrás comentava o mesmo com outros membros do fórum. Aqui já não chove há 1 mês, a terra está sequinha de todo para o comprovar. Estamos em seca, mas ninguém se importa, muito pelo contrário, as pessoa querem Sol e calor em Março, enquanto devia chover e fazer frio. Eu não vejo que riqueza traga este calor e esta seca ao país, se assim continuar vamos ter falta de água e incêndios florestais e isso não é nada de bom para Portugal. Vamos aguardar mas os próximos meses devem ser, para variar "secos".
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Ainda á uns poucos dias atrás comentava o mesmo com outros membros do fórum. Aqui já não chove há 1 mês, a terra está sequinha de todo para o comprovar. Estamos em seca, mas ninguém se importa, muito pelo contrário, as pessoa querem Sol e calor em Março, enquanto devia chover e fazer frio. Eu não vejo que riqueza traga este calor e esta seca ao país, se assim continuar vamos ter falta de água e incêndios florestais e isso não é nada de bom para Portugal. Vamos aguardar mas os próximos meses devem ser, para variar "secos".



Pois, mas este não é o topico para esta discussão da qual eu aprovo e assino por baixo:):thumbsup:.

As previsões para que haja chuva não são nada animadoras para os proximos dias, seja GFS seja ECMWF.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois ... mas isto vai mudar e vai ser um mês com precipitação acima da média .. e vai predominar as depressões atlânticos vinda de Oeste sendo que deverá formar-se nos primeiros 15 dias do mês de Abril um vale depressionário a oeste de Lisboa que trará aguaceiros e trovoadas com expressão tb á superfície !!
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Pois ... mas isto vai mudar e vai ser um mês com precipitação acima da média .. e vai predominar as depressões atlânticos vinda de Oeste sendo que deverá formar-se nos primeiros 15 dias do mês de Abril um vale depressionário a oeste de Lisboa que trará aguaceiros e trovoadas com expressão tb á superfície !!

Desculpa Aurélio, onde é que te baseias para fazer esta afirmação.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois ... mas isto vai mudar e vai ser um mês com precipitação acima da média .. e vai predominar as depressões atlânticas vinda de Oeste sendo que deverá formar-se nos primeiros 15 dias do mês de Abril um vale depressionário a oeste de Lisboa que trará aguaceiros e trovoadas com expressão tb á superfície !!

fia-te na virgem e corre o mais que
poderes:lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:isso é o que todos queremos mas que nao temos nem vamos ter pois como sabes agora a precipitaçao é sempre a descer e a temperatura a subir ou nao tivessemos um clima mediterraneo/ CSA;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O modelo GFS prevê uma mudança interessante a partir das 300 horas as tais depressões atlânticas,carregadas de chuva....:lmao::lmao:Aliás as mudanças neste modelo são sempre a uma eternidade...e depois esfuma-se de uma run para a outra....enfim....:disgust:

sem credibilidade nenhuma....:angry::angry:


Abril irá começar sequinho e deverá continuar por aí fora pelo menos nos primeiros 10 dias...:disgust:....infelizmente acho que vai ser essa a realidade....

Oxalá esteja enganado...:pray: vamos ter esperança....:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Desculpa Aurélio, onde é que te baseias para fazer esta afirmação.

Baseio-me nos dados dos modelos de previsão sazonais que apontam para que Abril seja ligeiramente acima da média em termos de precipitação e abaixo da média em termos de temperatura !!

Baseio-me nos modelos a longa distancia do GFS que algum dia hão-de acertar nas previsões a tão longa distancia.
baseio-me no facto de que basta uma unica depressão que habite nas nossas latitudes durante 3/4 dias (não precisa mais) para que tenhamos uma precipitação na média pelo menos aqui mais a sul.

Baseio-me na anomalia da pressão atmosférica prevista a Oeste na nossa peninsula que espero que cause um vale depressionário em altitude mas tb com expressão á superficie, que como estamos numa época mais quente causará aguaceiros e trovoadas.

Cumprimentos a todos !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Baseio-me nos dados dos modelos de previsão sazonais que apontam para que Abril seja ligeiramente acima da média em termos de precipitação e abaixo da média em termos de temperatura !!

Baseio-me nos modelos a longa distancia do GFS que algum dia hão-de acertar nas previsões a tão longa distancia.
baseio-me no facto de que basta uma unica depressão que habite nas nossas latitudes durante 3/4 dias (não precisa mais) para que tenhamos uma precipitação na média pelo menos aqui mais a sul.

Baseio-me na anomalia da pressão atmosférica prevista a Oeste na nossa peninsula que espero que cause um vale depressionário em altitude mas tb com expressão á superficie, que como estamos numa época mais quente causará aguaceiros e trovoadas.

Cumprimentos a todos !!

Eu acredito mais em Maio do que em Abril, Abril vai ficar na média ou abaixo em termos de precipitação duvido que seja um mês chuvoso, por isso, vai ser mais um mês seco, agora Maio acredito que possa ficar a acima da média devido à instabilidade que tanto caracteriza esse mês.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
O modelo GFS prevê uma mudança interessante a partir das 300 horas as tais depressões atlânticas,carregadas de chuva....:lmao::lmao:Aliás as mudanças neste modelo são sempre a uma eternidade...e depois esfuma-se de uma run para a outra....enfim....:disgust:

sem credibilidade nenhuma....:angry::angry:


Abril irá começar sequinho e deverá continuar por aí fora pelo menos nos primeiros 10 dias...:disgust:....infelizmente acho que vai ser essa a realidade....

Oxalá esteja enganado...:pray: vamos ter esperança....:thumbsup:

Meus amigos, agora até agosto nao vai cair nem uma pinguinha!!!

A barragem do alqueva até vai secar ....

farto de chuva ando eu , eu quero é sol e muito calor.....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O Saara tem a maior praia do mundo ... onde quem gosta tanto de sol e calor tem uma extensão enorme de areia para se estender ao sol e ficar bronzeadissimo !!!
Assim aproveitam e dividem o espaço com os escorpiões !!!
No verão então tem tanto calor que até se conseguem ver Oásis ao fundo .....

Francamente, agora a sério, existem aqui alguns membros que faz favor !!

Acho que em 2004/2005 a seca deve ter sido invenção dos jornais, e as barragens foram esvaziadas de propósito para os jornalistas dizerem que estavamos em seca, e poupámos água porque o país estava em crise e não tinhamos dinheiro para a água !!!
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Baseio-me nos dados dos modelos de previsão sazonais que apontam para que Abril seja ligeiramente acima da média em termos de precipitação e abaixo da média em termos de temperatura !!

Baseio-me nos modelos a longa distancia do GFS que algum dia hão-de acertar nas previsões a tão longa distancia.
baseio-me no facto de que basta uma unica depressão que habite nas nossas latitudes durante 3/4 dias (não precisa mais) para que tenhamos uma precipitação na média pelo menos aqui mais a sul.

Baseio-me na anomalia da pressão atmosférica prevista a Oeste na nossa peninsula que espero que cause um vale depressionário em altitude mas tb com expressão á superficie, que como estamos numa época mais quente causará aguaceiros e trovoadas.

Cumprimentos a todos !!

Aurélio só fiz o comentário devido ao facto de teres tantas certezas na tua mensagem anterior. Aqui ninguém tem certezas de nada a esta distância, como já aqui foi dito muitas vezes, temos de ter cuidado com o que escrevemos, passam por aqui muitos visitantes, que ao ler a tua mensagem iriam ficar mal informados.
"que espero que cause um vale depressionário em altitude" esperas tu e nós também:):thumbsup: um abraço.