Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2010

Eu li a legenda, o que mais mete impressão é que parece chover em quase tudo o hemisfério norte ;)

É sempre bom ver estes mapas

10032606_2212.gif

por mais "irreais" que eles possam ser ;)

Mas a cotas médias/altas a próxima quinta feira promete...

Gracinha, queres uma moedinha? :D

Realmente Knyght, afirmação um pouco infeliz a de dizer que é quase todo o Hemisfério Norte :rolleyes::p

image1medium.jpg

Quando muito a Europa e pouco mais... ;)

Para 5ª feira a neve lá volta ao nosso rectângulo e em boas quantidades para as terras altas do Norte! :thumbsup:

Agora o GEM ainda não mostra nada de especial. Eu sinceramente não vejo grande fiabilidade neste modelo. Com os actuais relatórios da NOAA, vou segui-lo com mais atenção e pormenor...
Estamos a 3 dias e ele ainda anda à pesca: :huh:

gem166.png

São pormenores tuda a gente percebeu o que estava a comentar a quantidade de precipitação que foi prevista nessa saída na europa...

actioman
Porque dizes que ele anda a pesca? Agora a dias quando o GFS prometia neve até no centro do país, o GEM foi aquele que desde o inicio apenas colocava frio e precipitação (neve) no Nordeste de Portugal e foi basicamente isso que aconteceu.

Então não é que já tínhamos a Primavera a dar um ar da sua graça e
zás tráz , vem de novo o Inverno dizer :
- olá amiguinhos . Cá estou eu.Venho buscar umas coisitas que deixei esquecidas , mais a norte que a sul ,
mas não me demoro.Tenho já ordens emanadas
dos meus superiores ( modelos) , para me retirar .
Quer dizer; quase todos. Ainda há um ou outro, que numa ou noutra actualização me colocam dúvidas
quanto ao "cumprimento da ordem de retirada".
Mas enfim. Saberei adaptar-me à nova realidade incontornável de ter de partir...
Entretanto, com licença , com licença ;
peço desculpa pelo incómodo da interrupção , sobretudo a norte e neste ano , que estaréis mais sensivéis porque quase tudo vos ocorreu.
Mas não me demoro nada...é só umas coisitas que venho buscar...
a Primavera seguirá ( surgirá ) dentro de momentos ( já no fim de semana).
São essas as indicações e os sinais que recebo dos meus superiores hierárquicos (modelos).
Qualquer alteração do protocolo à transição de poderes entre as Estações ,
será da inteira responsabilidade da imponderabilidade do Tempo...

.:

sugiro a abertura de um tópico
cujo titulo poderia ser por exemplo

textos de nimboestrato

este ultimo tá com um alto grau de imaginação:lmao::lmao::lmao:

bem e os modelos não há meio de acalmar (leia-se consonância entre eles)
e eu na expectativa pois espero no fim de semana rumar ao SOL algarvio
para já prevê-se alguma mas pouca instabilidade para a próxima semana no algarve
:thumbsup:

São pormenores tuda a gente percebeu o que estava a comentar a quantidade de precipitação que foi prevista nessa saída na europa...

actioman
Porque dizes que ele anda a pesca? Agora a dias quando o GFS prometia neve até no centro do país, o GEM foi aquele que desde o inicio apenas colocava frio e precipitação (neve) no Nordeste de Portugal e foi basicamente isso que aconteceu.

Não deves ter acompanhado a situação não? :huh: Só pode!!!:shocking: Ou então estamos a falar de datas diferentes...

Marvão, fica no Nordeste? Portalegre idem, Alto de Vila Boim (apenas a 8km de Elvas) igual... Em Estremoz o Gerofil também chegou a relatar flocos... :rolleyes:

Knyght, gosto de ver o entusiasmo com que sempre aqui vens colocar os teus posts. :thumbsup: Mas há duas coisas em ti que destacam pela negativa:

- A forma por vezes leviana com que fazes afirmações (garantidamente fruto de uma idade jovem :D);
- E a veneração que tens pelo GEM (CMC). Isso "cega" a tua amplitude de conhecimentos e cinges-te apenas a um modelo, que apesar de ter melhorado muito (segundo a opinião da NOAA), falta-lhe ainda algum caminho a percorrer. Claro agora com um GFS algo erróneo (que se tornou mais popular pela abertura total das suas cartas ao público), começa a haver mais lugar e atenção aos outros mais "pequenitos".

Quanto ao "andar à pesca", basicamente é por não colocar frio algum a 850hPa. Segundo este modelo nem a ISO 0 toca na Península Ibérica coisa que acho pouco provável com uma baixa como a que vem aí, arrastando certamente ar frio cá para as nossas latitudes.
E na saída das 0h deste modelo insiste nessa tendência:

gem154.png

gem172.png

Neste momento apenas este modelo e o NOGAPS conseguem "prever" este cenário.
Mas como já disse, vou seguir mais atentamente este modelo para poder afirmar melhor o que quer que seja do mesmo. :cool:

Tenho reparado que continua a haver uma grande confusão sobre o que é neve ou não.
Alguns modelos mostram cenários completamente irrealistas, pois será assim tão fácil ter ISO 0 ( como já tem sido habitual reparar nesses mapas) praticamente nos Açores?

Tenho reparado que continua a haver uma grande confusão sobre o que é neve ou não.
Alguns modelos mostram cenários completamente irrealistas, pois será assim tão fácil ter ISO 0 ( como já tem sido habitual reparar nesses mapas) praticamente nos Açores?

A 850hPa é perfeitamente possível e até consonante nos diversos modelos. Mesmo o GEM já aqui referido não mostra uma iso 0 a estender-se sobre o continente mas se repararem bem andará ali uma iso á volta de 1ºC , 2ºC. Na prática não é algo assim tão diferente (avaliar a possibilidade de quedas de neve por uma hipotética isoterma fixa a 0,000000000ºC não é obviamente um procedimento muito acertado :p ).

Mas nestas contas há sempre outros factores em jogo. Dado interessante para eventuais cotas médias/altas no Norte do país na 5ª feira é o atravessar de um núcleo frio próximo dos -30ºC a 500hPa, precisamente sobre o extremo norte. Gerês, Marão e zona de Bragança por exemplo, e com precipitação bem garantida desta vez, podem ver um gracejo de Inverno em plena primavera... Mais é possível nestas condições queda de neve com temperaturas positivas. Para já as saídas não têm divergido muito, pelo menos no que ao ECM e GFS diz respeito... Vamos seguir com atenção.

A neve...ai a neve! Sempre um pomo de discórdia e acaloradas discussões.:hehe: :D

Apesar de ser primavera neste rectângulo Luso (Madeira e Açores também a têm), nada obsta à vinda da neve. Tão natural a vinda dela às cotas médias e altas como algum calor também se começar a sentir nesta época. E é natural pois esta é uma estação de transição entre o inverno e o verão.

Se no início da primavera há maiores possibilidades de chuva e frio, já no seu final a maior probabilidade recai sobre o clima seco e o calor. É assim e sempre foi e, porventura, será.

Diz-me a experiência\observação que entre Março e Maio pode cair neve nas cotas médias e altas. Diz-me também a lembrança que há cerca de 25 anos, mais precisamente num dia 9 de Abril, vi cair neve à cota 300 aqui por Paços de Ferreira, com acumulação muito interessante a partir dos 350 mts.
Também a queda de neve pode ser particularmente violenta em meados de Maio, como já assisti na Serra da Estrela, com acumulação superior a 1 metro.

Trocarmos opiniões é interessante, mas nada como também ponderar o que se escreve à luz dos acontecimentos passados. E temos por aí muita gente com experiência e muitos dados para analisar, para que opinemos mais fundamentadamente aqui no fórum. E de fundamentação precisamos sempre para que este cantinho cresça em conhecimento.

Desculpem o off-topic mas parece-me pertinente aqui colocar esta minha opinião sobre o que tenho lido ultimamente.
Saudações primaveris para todos:thumbsup:

É perfeitamente natural nevar pela Primavera fora, deve até ser raro o ano que não neve algumas vezes na Estrela ou no Gerês até Maio, e excepcionalmente a cotas mais baixas ou mesmo mais para a frente, Junho por exemplo, já bem mais raro. E Iso's zero no Açores também não tem nada de estranho, vimo-las várias vezes nos últimos anos, e então com o stormtrack a sul do último Inverno não surpreende minimamente.

Já agora uma carta de 1 de Maio de 2001, em que nevou acima dos 1000 metros no norte

maio.gif

É perfeitamente natural nevar pela Primavera fora, deve até ser raro o ano que não neve algumas vezes na Estrela ou no Gerês até Maio, e excepcionalmente a cotas mais baixas ou mesmo mais para a frente, Junho por exemplo, já bem mais raro. E Iso's zero no Açores também não tem nada de estranho, vimo-las várias vezes nos últimos anos, e então com o stormtrack a sul do último Inverno não surpreende minimamente.

Já agora uma carta de 1 de Maio de 2001, em que nevou acima dos 1000 metros no norte

maio.gif

O meu dia de anos:p
Sim, é normal nevar na primavera, especialmente em serras como, Estrela, entre outras;)