Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2010

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Epah, onde isto já vai! ..:hehe: :D
Apenas fiz uma referência ao facto dos modelos de previsão não nos dizerem exactamente onde devem ficar as ISOS de 0ºc a 850 h( comparando previsões com dados medidos). Há locais em que isso deve acontecer muito mais frequentemente do que os Açores, no entanto nas previsões, já vi que isso é difícil de quantificar ( aliás como as temperaturas mais perto do solo...).
Se é frequente ou não em Março isso já é outra história, que deixo ao critério dos entendidos no assunto.
Em zonas de altitude é normal nevar na Primavera, eu sei que sim, mas não disse o contrário. :cool:
Fiquem bem. :)
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bem parece que o Inverno vai fazendo as malas...e eu também! Uma vez que em termos de metereologia sou um amante do puro Inverno... voltarei a escrever neste belo Fórum quando o País se voltar a pintar de azul e de preferência com precipitação em forma de neve... sempre foi assim quando o A.A volta de férias é altura de eu começar as minhas, mas com a promessa de voltar na próxima " temporada"...a não ser que alguma surpresa aínda possa acontecer...pois aí cá estarei eu a fazer os meus relatos desta bela cidade que é Bragança! Até breve!:cheers:

Está na hora de voltares. Pelo menos a Serra da Nogueira está garantida para Quinta e manhã de Sexta.

Como já foi referido, nestas entradas frias atlânticas com pouco frio à superfície, é muito importante a temperatura a 500 hpa. E aí teremos no norte do país uma -30, já não deve mudar, faltam menos de 48h. Isto garante um bom pós-frontal, e permite a queda de neve com temperaturas bem posítivas, a rondar os 3 graus, mais ou menos. No dia anterior ao nevão de Barcelona nevou em Santander com 5,5 graus, devido a uma -35 a 500 hpa.

Quanto à habitual discussão das "impossibilidades", este inverno mostrou que há poucos impossíveis, se bem que não ache nada de anormal a iso 0 nos Açores em Março, principalmente neste cenário de desaparecimento do anticiclone dos Açores. Muito anormal seria os melhores modelos errarem a menos de 48h.

Lá mais para a frente o GFS mete -3/-33 para Quinta feira de Páscoa em Bragança. Está a 216h, mas tem sido modelado algo parecido já por diversas vezes, tanto neste modelo como pelo GEM e ECM. E há mais isto, ensemble para Bragança, com a média a mais de 200 h já abaixo de 0 a 850 hpa:

ensbrag.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Está na hora de voltares. Pelo menos a Serra da Nogueira está garantida para Quinta e manhã de Sexta.

Ora bem, esforço inglório, como se pede a um Urso (sem qualquer ofensa apenas simpatia, muita, mesmo muita) que saia da sua hibernação pós invernal ao qual se decidiu remeter ? Tarefa difícil :D A experiêcia que tenho em lidar com os Bears é tramada, não há nada de mais teimoso :).
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Knyght, gosto de ver o entusiasmo com que sempre aqui vens colocar os teus posts. :thumbsup: Mas há duas coisas em ti que destacam pela negativa:

- A forma por vezes leviana com que fazes afirmações (garantidamente fruto de uma idade jovem :D);
- E a veneração que tens pelo GEM (CMC). Isso "cega" a tua amplitude de conhecimentos e cinges-te apenas a um modelo, que apesar de ter melhorado muito (segundo a opinião da NOAA), falta-lhe ainda algum caminho a percorrer. Claro agora com um GFS algo erróneo (que se tornou mais popular pela abertura total das suas cartas ao público), começa a haver mais lugar e atenção aos outros mais "pequenitos".
actioman
Reconheço que tenho mesmo muito em aprender então em meteorologia nem se fala... Mas esforço-me por melhorar.

A minha veneração vem do primeiro meio que utilizei ainda nem tinha encontrado o meteopt.com que amplificou-me os conhecimentos, nessa altura utilizava um serviço chamado Predictwind (o melhor site de previsões para competição náutica) que utiliza como modelos bases para os seus modelos de mesoescala o GFS e o CMC.

E embora não acha mesoescala PredictWind da ilha da Madeira o CMC em relação ao GFS deu sempre características que respesentava melhor a Ilha da Madeira parecia que tinha sempre o efeito monotanha e isso eu retirava logicamento do valor do vento, se o vento está de norte a costa sul ira ter vento mais fraco e o GFS "mantinha os valores de vento" enquanto o CMC enfraquecia um pouco do outro lado. Não muito mas enfraquecia.
Espero que esteja explicado o porque ;)

Outro Modelo que estou sinceramente muito mais atento é o Hirlam que sem dúvida muito bom e devíamos dar um pouco mais de atenção :rolleyes:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Ora bem, esforço inglório, como se pede a um Urso (sem qualquer ofensa apenas simpatia, muita, mesmo muita) que saia da sua hibernação pós invernal ao qual se decidiu remeter ? Tarefa difícil :D A experiêcia que tenho em lidar com os Bears é tramada, não há nada de mais teimoso :).

Está na hora de voltares. Pelo menos a Serra da Nogueira está garantida para Quinta e manhã de Sexta.

Como já foi referido, nestas entradas frias atlânticas com pouco frio à superfície, é muito importante a temperatura a 500 hpa. E aí teremos no norte do país uma -30, já não deve mudar, faltam menos de 48h. Isto garante um bom pós-frontal, e permite a queda de neve com temperaturas bem posítivas, a rondar os 3 graus, mais ou menos. No dia anterior ao nevão de Barcelona nevou em Santander com 5,5 graus, devido a uma -35 a 500 hpa.

Quanto à habitual discussão das "impossibilidades", este inverno mostrou que há poucos impossíveis, se bem que não ache nada de anormal a iso 0 nos Açores em Março, principalmente neste cenário de desaparecimento do anticiclone dos Açores. Muito anormal seria os melhores modelos errarem a menos de 48h.

Lá mais para a frente o GFS mete -3/-33 para Quinta feira de Páscoa em Bragança. Está a 216h, mas tem sido modelado algo parecido já por diversas vezes, tanto neste modelo como pelo GEM e ECM. E há mais isto, ensemble para Bragança, com a média a mais de 200 h já abaixo de 0 a 850 hpa:

ensbrag.png

A pedido de muitas famílias cá estou eu! Apesar de ausente continuei sempre a ler todos os posts deste maravilhoso fórum...mas como alguns de voçês já me conhecem a minha paixão é mesmo a neve...! E ora bem, parece que ela no mínimo fará a sua aparição num local bem perto de mim...no mínimo na Serra de Nogueira ( e lá terei que subir de noite ou de dia!!!), o que vier por acréscimo também será bem vindo! Não posso deixar de salientar o sentimento de agrado ao saber que não somos apenas meros membros de um Fórum e que apesar de não escrevermos durante um tempo nãs se esquecem de nós...é gratificante! E como se costuma dizer por aí...se eu podia viver sem o Fórum...sim...mas não era a mesma coisa! Um bem haja a todos!:thumbsup:
Ps: Estarei activo e a reportar de Bragança ao minuto com fotos e posts todo este evento que se avizinha, depois quem sabe se não será a hibernação até à próxima época!
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
actioman
Reconheço que tenho mesmo muito em aprender então em meteorologia nem se fala... Mas esforço-me por melhorar.

A minha veneração vem do primeiro meio que utilizei ainda nem tinha encontrado o meteopt.com que amplificou-me os conhecimentos, nessa altura utilizava um serviço chamado Predictwind (o melhor site de previsões para competição náutica) que utiliza como modelos bases para os seus modelos de mesoescala o GFS e o CMC.

E embora não acha mesoescala PredictWind da ilha da Madeira o CMC em relação ao GFS deu sempre características que respesentava melhor a Ilha da Madeira parecia que tinha sempre o efeito monotanha e isso eu retirava logicamento do valor do vento, se o vento está de norte a costa sul ira ter vento mais fraco e o GFS "mantinha os valores de vento" enquanto o CMC enfraquecia um pouco do outro lado. Não muito mas enfraquecia.
Espero que esteja explicado o porque ;)

Outro Modelo que estou sinceramente muito mais atento é o Hirlam que sem dúvida muito bom e devíamos dar um pouco mais de atenção :rolleyes:

Knyght, aprender realmente temos todos! Eu o primeiro! ;) É por isso que aqui vimos e passamos horas a ler-nos uns aos outros. :)

Quanto ao Hirlam concordo plenamente, é pena ter um horizonte tão curto e com apenas uma actualização por dia! Pelo menos do conhecimento público!

Quanto à possível entrada fria para épocas Pascoais, é interessante. :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A minha veneração vem do primeiro meio que utilizei ainda nem tinha encontrado o meteopt.com que amplificou-me os conhecimentos, nessa altura utilizava um serviço chamado Predictwind (o melhor site de previsões para competição náutica) que utiliza como modelos bases para os seus modelos de mesoescala o GFS e o CMC.

O GEM do CMC na meteorologia tropical era uma catástrofe, sempre foi uma espécie de patinho feio dos modelos, inventava vários furacões todas as semanas ao longo de toda a temporada tropical, toda a gente gozava desse modelo nos últimos anos. O ano passado levou um grande update em Junho se não me engano, ficou muito melhor, mas segundo li, é um modelo que falhava e ainda falha bastante nos Oceanos, onde há poucas observações a ser injectadas no mesmo. No nosso clima ou das nossas ilhas, com forte influência oceânica, parece-me que as limitações serão mais visíveis, daí que não o ache um modelo adequado para a gente, mas posso estar enganado...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Será que os seguimentos colocados recentemente por mim estão a falhar assim tão redondamente?
Ainda me lembro que falas-te sobre um ciclone que o GFS desde o inicio colocava-o com 6h de avanço na chegada ao continente e que eu estava a seguir principalmente que passava lateralmente na ilha da Madeira e que foi o seguimento horário que o GEM colocou desde o início, alertas-te que estava bem vincado o seu início pela imagem de satélite "comprovando" o GFS que foi acabando por falhar...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Será que os seguimentos colocados recentemente por mim estão a falhar assim tão redondamente?
Ainda me lembro que falas-te sobre um ciclone que o GFS desde o inicio colocava-o com 6h de avanço na chegada ao continente e que eu estava a seguir principalmente que passava lateralmente na ilha da Madeira e que foi o seguimento horário que o GEM colocou desde o início, alertas-te que estava bem vincado o seu início pela imagem de satélite "comprovando" o GFS que foi acabando por falhar...


Será que... quê ?
Queira desculpar , mas não percebi nada. Zero.
Importa-se de repetir?

é melhor , não...

Aqui , o habitual , é não perdermos tempo com o que passou.
E muito menos de forma acintosa.
Aqui, fala-se mais no que praí vem , do que
quem se aproximou mais ou falhou, no passado.
Essa coisa dos louros, oh, oh,
às vezes toca a uns, outras vezes a outros.Tantos enganos e desenganos de todos os modelos e tanto acerto a tantas horas de alguns.
Nós ( alguns de nós ) ,também somos assim na vida : Enganos, desenganos e quando acertamos , pulamos de contentamento.
Depois , desilusões com mais desacertos , novas euforias
com novos acertos e as nossas verdades a valer o mesmo
que as da circulação geral da atmosfera.
Aí descansamos . Sabemos da sua sabedoria...

E lá vem de novo o cheiro a Inverno,mais a norte que a sul,
coisa que os nossos mui estimados modelos têm há muito anunciado,
Depois desta acalmia também previamente prevista, lá vem mais alguma chuva, mais algum vento, mais algum frio, e Ferreira5 , oh meu amigo,
isto, este ano, está como está e lá vais ter tu , que ir "Nogueirar" ?
Reformas antecipadas ? Vê lá bem se compensa.
Faz lá as contas...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Só para registo do modelo GEM aka CMC Global
RUN 12h do dia 21 preve para 5ª Feira das 06-12h
100325122112.gif

100325182112.gif

vs GFS RUN das 18h do dia 21 para o mesmo período.
100325122118.gif

100325182118.gif

Comecem as apostas :D

Previsão das OOh de Hoje
GEM
100325062400.gif

100325092400.gif

GFS
100325092406.gif

100325122406.gif
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Boas!
Sinceramente continuo um pouco desconfiado das cotas de neve que são indicadas no output Meteopt (GFS), penso que poderão ser um pouco mais altas e digo isto porque consultando todos os outros sites (INM, AEMET etc...) ñão vejo referências a cotas na ordem dos 600-700m, por outro lado também penso, será que a tão pouca distância o GFS irá errar? Eu acredito que andem na ordem dos 1000m descendo no máximo até aos 800m...mas a ver vamos! Tudo isto em relação a Bragança...que não haja confusão!
E Viva o Iverno!:palmas:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
E a Serra da Lousã, e a Serra da Freita...? Os distritos do litoral não são apenas litoral... ;)

Nem estava a ver as coisas por esse prisma, mas sim pelo facto de as temperaturas a 850hpa estarem muito altas.