Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2010



miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Posto isto já se pode falar do regresso do AA por vários dias! pelo menos nos próximos 10 ou + dias não deve chover salvo raras excepções como por exemplo quinta em que pode chover fraco no Algarve e Alentejo, ainda assim o tempo apesar de ter sol entre algumas nuvens vai se manter fresco principalmente as mínimas :cold:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A previsão automática do IM mete para a próxima quinta feira máxima de 4 graus em Portalegre com 45% de probabilidade de precipitação. Para Évora seria 6/5 com precipitação praticamente certa.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Era capaz de jurar que se tinha formado um "olho" ao largo da Catalunha!:surprise:

A imagem de satélite confirma.Mais concretamente nas Baleares perto da ilha de Menorca!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bem, eu penso que quinta-feira poderá ser um dia bem interessante para o Interior Centro/Sul do País...quem sabe se aínda vão ver mais um pouquinho de neve. Deixo-vos a temperatura a 850hPa prevista pelo GFS e um mapa de precipitação que é um output do ECMWF e depois tirem as conclusões. Só para terminar, ultimamente tenho-me baseado muito neste output em termos de precipitação o qual se tem mostrado bastante fiável, tanto que ontem quando ninguém previa precipitação para Bragança qundo existisse frio e este output previa e concretizou-se daí meus post onde referia que poderia nevar entre as 22h e as 02h,e tal veio a acontecer!


 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
:cold:Meus Amigos, cada vez tenho menos dúvidas que este Inverno vai ficar na lembrança de muitos, pelos acontecimentos que temos vindo a presenciar um pouco por todo o hemisfério norte.

E Março a Abril prometem ... na minha opinião, claro.

Atenção ao final desta semana e próximo fim-de-semana, existem mapas que prevêm muito frio e precipitação variada, com queda de neve no norte da península ibérica em cotas muito baixas ... e depois afinal o regreso do AA (lá pelo dia 15,16) será mais efémero do que inicialmente parecia ...

Acredito em recordes de temperaturas baixas para um mês de Março em Portugal ...

Mas ainda mais estimulante que tudo isto, é acompanhar, como eu faço quase diariamente, e evolução dos ciclos solares e das manchas (ou da ausência delas neste caso), que nos poderão estar a levar para um novo mínimo de Maunder ...

... os próximos tempos (anos) prometem e muito, e nós somos uns privilegiados por assistirmos no espeço de uma geração a alterações importantes e interessantíssimas do ponto de vista científico ... :rolleyes:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
:cold:Meus Amigos, cada vez tenho menos dúvidas que este Inverno vai ficar na lembrança de muitos, pelos acontecimentos que temos vindo a presenciar um pouco por todo o hemisfério norte.

E Março a Abril prometem ... na minha opinião, claro.

Atenção ao final desta semana e próximo fim-de-semana, existem mapas que prevêm muito frio e precipitação variada, com queda de neve no norte da península ibérica em cotas muito baixas ... e depois afinal o regreso do AA (lá pelo dia 15,16) será mais efémero do que inicialmente parecia ...

Acredito em recordes de temperaturas baixas para um mês de Março em Portugal ...

Mas ainda mais estimulante que tudo isto, é acompanhar, como eu faço quase diariamente, e evolução dos ciclos solares e das manchas (ou da ausência delas neste caso), que nos poderão estar a levar para um novo mínimo de Maunder ...

... os próximos tempos (anos) prometem e muito, e nós somos uns privilegiados por assistirmos no espeço de uma geração a alterações importantes e interessantíssimas do ponto de vista científico ... :rolleyes:

Não devemos acompanhar os mesmos modelos porque não vejo nada de especial para o final da semana e menos ainda no fim de semana! Quanto ao regresso do AA vejo ele já a partir do dia 12 para ficar cá instalado uns tempos...