Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Põe frio, e não precipitação tal como o nogap´s, mas a partir das 156 horas, sim vai ser de sonho ao nivel de precipitação, no entanto o nogap´s continua a ser conservador na mudança de padrão.

Se bem que o NOGAPS virou um pouco nesta run.

A chuva está mesmo por um fio e será certamente por aí a maior possibilidade de fiasco meteorológico desta situação. Vislumbro por análise do GFS e agora em consonância com o NOGAPS uma janela de opurtunidade no interior Alentejano para as 108 / 114 h fruto das baixas pressões a SE da península com precipitação no Sul de Espanha estendendo-se até à fronteira...

Mas a distância até lá ainda é muita...
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Terça vejo grandes possibilidades de neve nas terras altas e medias do Norte e Centro, depois já vai ser mais difícil ver chuva é pena pois seria quando se poderia ver boas e agradáveis surpresas de Norte a sul porque as ISO a sul são muito baixas igualmente ;) :cold: a segunda vaga essa sim tem mais interesse por ter muita chuva e muito frio também!!;) estou em pulgas para ver a run do Europeu daqui a pouco para mim é o que tem mostrado a segunda vaga mais interessante.
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Esta parece ser mais uma típica situação em que caem meia dúzia de flocos nas nossas serras enquanto que Espanha fica completamente parada. A pouca precipitação que prevêem tem tendência a diminuir ainda mais nas próximas runs, acho que é melhor não termos ilusões. Mais interessante poderá ser o "cozinhado" que se está a preparar para o fim de semana prolongado, na minha opinião ;)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Não é de meu timbre embandeirar em arco por dá cá aquela run,
mas o que mais me chama a atenção nesta última do GFS das 12Z é a consistência do potente anticiclone na Gronelândia e o aparecimento depois de outro potente anticiclone a leste da Escandinávia e assim todo o Norte Atlântico e o Norte Europeu ficariam sob a acção conjunta desses 2 anticiclones que até eventualmente poder-se-íam unir.
E já se sabe que quando assim acontece normalmente o sul da Europa,incluindo a Ibéria quedariam com tempo revolto para vários dias.
O meu lado mais prudente manda-me no entanto refrear ,uma vez que tudo isto são cenários para mais de 150/160 horas .
Mas se o GFS insistir nas próximas saídas e tiver mais companheiros de route , então poderemos começar não a sonhar, mas sim a prepararmo-nos.
A meteorologia é mesmo uma emoção ...
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Penso que na 1ª vaga o frio tá garantido, agora a neve....
o freemeteo ainda não dá nada de especial. No norte (Montalegre) apenas uma água/neve (com -0,9ºC:huh:).
na zona da guarda já dá qq coisa para as primeiras horas de quarta, mas apenas 1,9cm:(
nada de especial...
já a segunda vaga, embora a esta distância, a precipitação parece muito superior, poderá é faltar o frio:angry:
fica aqui a esperança, como alguém já aqui disse, que o frio da 1ª se instale e permaneça para a 2ª
e aí sim poderia haver neve em maior quantidade:)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Não é de meu timbre embandeirar em arco por dá cá aquela run,
mas o que mais me chama a atenção nesta última do GFS das 12Z é a consistência do potente anticiclone na Gronelândia e o aparecimento depois de outro potente anticiclone a leste da Escandinávia e assim todo o Norte Atlântico e o Norte Europeu ficariam sob a acção conjunta desses 2 anticiclones que até eventualmente poder-se-íam unir.
E já se sabe que quando assim acontece normalmente o sul da Europa,incluindo a Ibéria quedariam com tempo revolto para vários dias.
O meu lado mais prudente manda-me no entanto refrear ,uma vez que tudo isto são cenários para mais de 150/160 horas .
Mas se o GFS insistir nas próximas saídas e tiver mais companheiros de route , então poderemos começar não a sonhar, mas sim a prepararmo-nos.
A meteorologia é mesmo uma emoção ...




Não podia estar mais de acordo:thumbsup:.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Previsões bastante engraçadas, do Freemeteo e do MeteoBlue, mas ainda distantes...

Freemeteo:
freemeteo44cnocacmemnovuo3.png


MeteoBlue:
meteoblue2cnocacmemnovefk7.png


Será que vou ter menos de 5,8ºC (Record de Novembro do ano passado)?:D
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Ao que parece, vou ter as primeiras temperaturas negativas deste Inverno :w00t::w00t:.

frio.jpg


Início de semana, já relativamente fresco e depois é sempre a descer :eek::surprise:.



Uma pergunta para todos agora: qual a probabilidade de, olhando para as 2 imagens (em cima e em baixo) de ter neve, ou granizo, ou algo do género?

neve.jpg
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Na madrugada de terça feira previsão de até 5 cm de neve nas terras altas do norte e centro(a ver vamos)
my.php
[/URL][/IMG]
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Para já, o nosso IM não arrisca cotas inferiores a 1000m:

Previsão para 2ª Feira, 24 de Novembro de 2008

Céu pouco nublado ou limpo, aumentando gradualmente de nebulosidade,
de norte para sul.
Períodos de chuva na região Norte, estendendo-se progressivamente
às restantes regiões e passando a regime de aguaceiros que poderão
ser de neve acima dos 1000 metros.
Vento fraco a moderado (inferior a 25 km/h) de noroeste, tornando-se
gradualmente moderado (25 a 35 km/h), soprando forte (35 a 45 km/h)
no litoral e forte a muito forte (45 a 65 km/h), com rajadas da
ordem dos 90 km/h nas terras altas.
Pequena subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro.
Pequena descida da temperatura máxima.
Neblina ou nevoeiro matinal.

Previsão para 3ª Feira, 25 de Novembro de 2008

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros fracos e pouco frequentes e que serão de neve acima dos
1000 metros.
Vento fraco a moderado (inferior a 25 km/h) do quadrante norte,
soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral. Nas terras
altas, o vento será forte a muito forte (45 a 65 km/h), com rajadas
da ordem dos 90 km/h, enfraquecendo para moderado a forte
(30 a 45 km/h) para o fim do dia.
Descida de temperatura.