Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
gfs4ca850hpaemnovembrodjy0.png

:lmao::lmao::lmao: no comments, espero que o AA tenha marcado um jantar com os esquimós se não nada feito.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Agora, vão todos dizer que vem a ave de aguoiro agoirar a previsão do GFS, e ponho isto para refrear os SE´S


ngp10500144ffff.gif
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
E não ponho fora de hipótese poder nevar nas terras altas e médias do norte e centro na dia 25 :cold: ;)

Esta entrada deverá ser seca. Eu não acredito em precipitação digna de registo, mas espero estar enganado:thumbsup:

Já relativamente ao que os modelos apontam para o fim-de-semana a seguir é de facto animador...vamos continuar a seguir a situação, pois, ainda só se trata de uma tendência.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Esta entrada deverá ser seca. Eu não acredito em precipitação digna de registo, mas espero estar enganado:thumbsup:

Já relativamente ao que os modelos apontam para o fim-de-semana a seguir é de facto animador...vamos continuar a seguir a situação, pois, ainda só se trata de uma tendência.

Dia 25 a instabilidade vai andar no ar ai pelo Norte e com o ar frio que vão ter :hehe: mas claro que pode ficar tudo apenas em nuvens e não deixar nada, mas não ponho fora de hipótese nevar em algumas serras ;)
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Esta entrada deverá ser seca. Eu não acredito em precipitação digna de registo, mas espero estar enganado:thumbsup:

Já relativamente ao que os modelos apontam para o fim-de-semana a seguir é de facto animador...vamos continuar a seguir a situação, pois, ainda só se trata de uma tendência.

boas

isso mesmo Brigantia, e é aí no canto NE de Portugal que se vai dar as mínimas mais baixas.
:cold:

abraços
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Um cenário a lembrar o final de Outubro/inicio de Novembro.

Será mais uma entrada de norte. Como todas as outras que nos fizeram sonhar alto.
Contra os modelos, temos as serras espanholas que desempenharão o seu habitual papel e guardar tudo só para elas. Um trabalho que nos deixa na secura e frescura.

Estas entradas de norte/nordeste, trazem-nos sempre muita parra e pouca uva.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Um cenário a lembrar o final de Outubro/inicio de Novembro.

Será mais uma entrada de norte. Como todas as outras que nos fizeram sonhar alto.
Contra os modelos, temos as serras espanholas que desempenharão o seu habitual papel e guardar tudo só para elas. Um trabalho que nos deixa na secura e frescura.

Estas entradas de norte/nordeste, trazem-nos sempre muita parra e pouca uva.

A minha experiência de analise de modelos ainda é curta, mas esta parece-me que vai ser mais uma tipica entrada Norte, em que ficamos a ver os espanhois atolados de neve, enquanto nós olhamos para as nuvens à espera de ver cair 2 ou 3 farrapitos.:disgust::disgust:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Até 25 ,26 há consenso nos vários modelos:
-Entrada fria norte/nordeste .Globalmente seca ,como de costume quando falamos deste tipo de "entradas".
Depois e também como é normal , é que começam as divergências.
O GFS aponta para outra nova entrada fria de norte de tempo limitado, mais vigorosa e já com precipitações lá para o final do mês, enquanto o ECMWF aponta também para precipitações mais generalizadas mas com trajecto já mais temperado marítimo e por tempo mais prolongado.
Mas eu ficar-me-ía apenas pelo que é consensual hoje (20) ocorrer :
Continuação do tempo seco do Minho ao Algarve e com descida dos valores da temperatura para o início da semana que vem.Precipitações a 25/26?
A ocorrer serão muito confinadas a norte e de pouca importância.
Depois,
bom depois é a velha história de sempre:
-Uns dizem uma coisa hoje enquanto outros dizem outra e amanhã os que hoje diziam uma coisa já estarão a dizer outra e vice-versa.
Mas há que realçar que começa-se a vislumbrar finalmente algumas brechas
no "porta-aviões anticiclónico" e isso por si só é já uma boa notícia.
Veremos se no final do mês estaremos mais sorridentes...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Agora, vão todos dizer que vem a ave de aguoiro agoirar a previsão do GFS, e ponho isto para refrear os SE´S

A relutância do NOGAPS estava a causar-me alguma inquietação mas eis que hoje de manhã e pela primeira vez...

nogaps-0-132.png


nogaps-2-132.png


Eis a primeira cedência do último resistente e assim já é possível começar a sonhar um pouco... Pelo menos o Norte e Centro poderão ter uma próxima semana animada ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A relutância do NOGAPS estava a causar-me alguma inquietação mas eis que hoje de manhã e pela primeira vez...

É verdade, o NGP tinha tudo muito mais para leste até ontem e parece que teve que engolir o sapo no run da meia noite e juntar-se aos outros.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)