Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
Era bom que acontece-se:thumbsup:, ao menos o algarve já apanhava com uma boa rega:w00t:, mas haja esperança algarvios não desanimem:).

e isto tambem era lindo:

gfs2336.png
 


filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Não sei se mais alguém tem reparado ou é só impressão minhas, mas os modelos tem estado com dificuldades em modelizar os próximos dias, as mudanças são constantes, estão sempre a adiar a entrada do AA (o que até é bom quando precisamos de chuva :D ) e cavando um pouco mais as entradas. Neste campo o GFS parece não ter medo de assumir as mudanças, já o ECM continuar com previsões menos realistas.
De lembrar que esta situação no norte está a ser mais intensa e duradoura do que inicialmente se previa.
Da minha parte vejo o ECM com uma tendencia de colocar garnde parte da Europa com o AA, vá-se lá perceber...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
e isto tambem era lindo:

gfs2336.png

Não era lindo era magnifico:D, mas a esta distância é apenas um bonito sonho:(

Se isso acontece-se nevaria aqui em Bragança na mesma altura em que o ano passado caiu o primeiro nevão:)

Falta tanto que não acredito nada que se mantenha esta tendência:sad::sad:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
É impressão minha ou isto está quente demais?

Aqui no norte já deviamos termos tido umas geadas. E Nem do 10ºC de mínima passamos ainda!
:huh:

Rogers...bem vindo novamente ao fórum. O tempo que tivemos até agora era pouco chamativo:D
"...nem 10ºC de mínima..." - olha que ontem tive 6,5ºC de Tmín.
O tempo húmido (mesmo com pouca precipitação) não permite que as geadas se façam sentir. A isto se chama "normalidade"...
Em outonos e invernos húmidos é normal os dias de geada serem poucos, em contraste com os anos mais secos - o outono e inverno anteriores, se te lembrares, tiveram mais dias de geada do que a média.
Mas também nestes anos húmidos é normal termos uns dias de sol com noites boas para as geadas - é esperar mais uns dias ou semanas que elas aparecem.
E cuidado com a chuva que te molhas;):rain:
 
M

Membro excluído 274

graphe_ens3_wfp9.gif


Não há meios de "caírem" as primeiras geadas!
Os "recos" estão prontos para a tradicional matança, mas com tanta bonança não se pode, o frio é essencial para curar as carnes! :angry:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Não era lindo era magnifico:D, mas a esta distância é apenas um bonito sonho:(

Se isso acontece-se nevaria aqui em Bragança na mesma altura em que o ano passado caiu o primeiro nevão:)

Falta tanto que não acredito nada que se mantenha esta tendência:sad::sad:



O pior de tudo é porem previsões a tanta distancia, e de uma saida das (06), pode-se sonhar, mas não assim:disgust:!

Sabem que eu sou muito critico, quando se colocam estas modelagens!
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Os modelos estão neste momento a mostrar que a frente vai "varrer" Portugal Continental no dia de amanhã e depois desfazer-se.

Ou seja, é de esperar um ligeiro agravamento do estado do tempo para a tarde de amanhã tal como o IM prevê, com a passagem da frente por completo, certo?

Refiro-me aquela parte que ainda está no mar, algures entre a Madeira e os Açores, e que se desloca para Nordeste, se não me engano. :)
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
O que se vislumbra para lá deste evento?
Eu vejo Altas pressões que teimam em lutar pelo dominio do nosso território impedindo entradas de cavados com bastante potencial para um tempo desagradável para alguns, mas agradavel para mim! :) ( Chuva!!!)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Análise Modelos e Alertas Oficiais - Novembro 2009

Chuva vai abandonar Sul

O tempo vai continuar muito cinzento em todo o país, mas a chuva já nem deve cair, esta segunda-feira, no Sul. Para o Norte e Centro ainda se espera uma precipitação elevada, explicou à TSF o meteorologista José Duarte.

O meteorologista José Duarte afirma que a precipitação ainda vai cair com intensidade, esta segunda-feira, tanto na zona Norte como Centro.

O vento também vai soprar forte, com rajadas que se esperam de 80 quilómetros por hora, nas terras altas.

Na região do Porto, no domingo, registaram-se várias inundações, mas a madrugada foi mais tranquila, ainda que se tenham registado algumas pequenas inundações.

TSF
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Análise Modelos e Alertas Oficiais - Novembro 2009

Gostei da parte a sublinhado .... "já nem deve cair no sul" :lmao::lmao:
como se tivesse caído nos dias anteriores ....
É como diziam ontem o mau tempo estava provocando estragos em todo o país ...
Resta saber onde acaba o país para estes jornalistas !!

Haja pachorra e mais rigor jornalistico !!



Eu mostrei ontem como é este país :lol:

http://www.meteopt.com/forum/seguim...to-sul-novembro-2009-a-3870-6.html#post175243
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
A minha esperança é que as previosões dos modelos que já actualizaram para o próximo trimestre Dezembro/Janeiro/Fevereiro (excepto IRI), se confirmassem pois assim chegaria finalmente a chuva aqui ao sul !!

Haja esperança que isto piorar não pode aqui pro Sul !!

Vendo os modelos até ao final do mês, se cair algo será 2 ou 3 mm, porque é sempre a mais de 300 horas. Por isso, por mim, dou finalizado a minha participação neste tópico neste mês, excepto se vier algo digno de registo, como não vem, assim poupo trabalho. Para mim, o Inverno vai ser seco, cada um tem a sua opinião mas seco será, não vislumbro nada de nada, que me dê essa indicação.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas...

Parece que o (extremo) sul amanha poderá ter festa... Com um CAPE entre 400 a 600 J/Kg e um LI de -2 a -4 poderá dar os foguetes de final de festa... e tambem que poderá vir acompanhado de forte chuvadas...

Esperança foi a ultima a morrer :rolleyes:

rtavn2411g.png



:thumbsup:


A ver vamos, ESPERANÇA ALGARVE!!! :D
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Tal situação está perfeitamente de acordo com as previsões sazonais de todos os modelos incluindo a NOAA !!!

A minha esperança é que as previosões dos modelos que já actualizaram para o próximo trimestre Dezembro/Janeiro/Fevereiro (excepto IRI), se confirmassem pois assim chegaria finalmente a chuva aqui ao sul !!
Colega pode indicar o link p esses modelos trimestrais?
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Caro Aurélio,

Eu sei que as previsões convectivas não se vem só pelo modelo de CAPE/LI/CIN... mas sim de todo um conjunto de modelos...

Mas já agora...

A ESTOFEX.ORG:


20091117062009111522221.png



:D .... Como disse - ESPERANÇAS ALGARVIOS!! :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.