Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Anda tudo aos pulos e saltos no Norte e Centro por causa da chuva e em especial a neve que vai cair no Norte e Centro !!
Eu aqui ando a ver quantas runs falta para tirarem tudo o que resto de precipitação aqui para o Algarve !!

Nesta run das 12h do GFS que anda uma lástima este ano em especial a curto e médio prazo, deu mais uma facada na precipitação aqui para o Algarve, que neste momento depois da aniquilação completa, primeiro de hoje, depois da chuva inicialmente prevista para amanhã, e de Sábado Domingo já falta pouco para tirar uns 5 ou 10 mm previstos, e Segunda já se foi tudo !!
Enfim neste momento resume-se tudo a 5 mm !!

E cada vez mais o cenário pra a 1ª metade de Dezembro parece o mesmo de sempre aqui para o Algarve com o AA sempre aqui presente !!

Acho que deixei de acreditar nos modelos nem a curto prazo, nem médio nem longo prazo !!
Se nem a 48/72 já acertam .... triste sina aqui para o Algarve !!

Desculpem o desabafo ... mas tenho a certeza que se fosse com voçês a se passar o que se passa no Algarve ficavam assim !!

Tenho estado bastante moderado mas com o assassinato dos modellos que deram mesmo com um evento a 48/72 horas já nem acredito em nada !!
E mesmo a medio/longo prazo o assassinato continua !!

Pois é caro Aurélio, esta saida é uma vergonha, tanto a curto prazo como a médio e longo prazo:(, mas segundo os modelos sazonais vai ser um dezembro chuvoso para todo o pais;), agora será que vai ser mesmo:huh:, eu gostava que sim:rolleyes:.
 


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas...

Como tenho estado a par dos modelos, parece que a neve vai retrocedendo, retrocedendo, e retrocedendo...
A mim, parece-me que vamos chegar ao dia e se for preciso nem na estrela neva...:(
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Creio que neste momento está assegurada a neve nos sistemas montanhosos. Acima dos 1200 m a acumulação deve ser grande, uma vez que a frente já deixará neve acima dessa cota. Depois para o pós frontal é a lotaria, onde calhar, mas creio que na Guarda e em Bragança é provável cairem uns farrapos. Não deverá dar é para acumular.
Quanto aos dias seguintes não acredito no que o GFS está a mostrar, ontem mostrava demasiada chuva, hoje mostra demasiado anticiclone, amanhã vamos ver. O ECM está muito diferente, colocando anticiclone entre o Reino Unido e a Escandinávia, e uma circulação em omega sobre a península. Também é bom demais para ser verdade. Mas há uma tendência de muitos modelos para a longo prazo colocarem altas pressões a latitudes muito elevadas, o que só nos pode favorecer, ou dá frio ou dá chuva.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Sim pode nevar em Bragança e não nevar na Serra da Estrela...já não é a 1ª vez!

sim mas de certeza que isso não vai acontecer, vamos ter neve nas cotas intermédias durante o dia de domingo mas para o fim da tarde com a descida das temperaturas poderá nevar acima dos 700/800m no pós frontal isto segundo a sinóptica actual e modelos actuais ;)
ora vejamos:

2wgswg8.gif


temos 2 frentes a atravessar o território e um pós frontal com uma oclusão fria,é nessa oclusão que tenho esperança, o efeito da orografia e a humidade podem fazer a diferença.

existe alguma humidade

2pyu7sx.gif



quanto a ISOS

2ebbkth.png


1232lcj.png



cotanevemu3.jpg


Ter em atenção o geopotencial ;)

os dados estão lançados vamos ver :thumbsup:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O GFS, que manteve durante alguns dias um início de Dezembro com muita precipitação, retirou tudo e agora a longo prazo coloca anticiclone. Este ano parece que a tendência instalada é depressões à latitude das ilhas britânicas a enviar frentes que deixam apenas chuvas consideráveis a norte do Sintra-Montejunto-Estrela e anticiclone em África a estender-se para a PI e Mediterrâneo... Esteja no Reino Unido, na Escandinávia ou no Atlântico, desde 2004 que o Algarve parece que leva sempre com o anticiclone em cima...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Tudo se mantém mais ou menos, apenas me preocupa a pouca consistência da isotérmica a 850ºC, espero que não haja grandes variações senão podemos ter surpresas desagradáveis. Um geopotencial bem baixo e a humidade assegurada pelo longo percorrido oceânico.

gfspit85007259589095968.jpg


gfspiprec07260175636024.jpg


gfspig50007260568446062.jpg
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
E mais uma saida mais uma desgraça:lol:, Domingo parece que vai ser o ultimo dia que chove forte, depois desse dia vêm ai a nossa carraça o AA, coitadinho do AA já tinha tantas saudades nossas:lmao:, agora a sério isto está a ficar mais uma vez mau:(, mas claro no sul...., enfim.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas...

Fazendo a minha análise a estes modelos de hoje em relação ao proximo evento, considero que os modelos de hoje foram um autentico fracasso, mas não demonstrou uma tendencia linear dos ultimos dias 'modelisticos' em que haveria chuva forte, tanto a norte, tanto a sul. Com possibilidades mais elevadas de ocorrencia de trovoadas mais a sul e menos a norte, sendo centro o ponto mais equilibrado a nivel precipitacional ou não tanto exagerado.

Ora vendo os pontos fortes dos modelos de hoje e analizando os fluxos vindos de norte e outro vindo dos Açores diria que temos um pais dividido ao meio em termos de massas de ar. Penso que haverá um ponto de fricção situado a meio do Baixo Alentejo entre as duas massas de ar o que pode originar surpresas agradaveis.

Mas como disse, o dia de hoje não correspondeu nem de longe ás tendencias apontadas pela maioria dos modelos!!

Acho que as proximas saidas serão bem mais generosas que estas...e espero que voltem ás tendencias anteriores.

E tambem é de acompanhar o SAT,pois este tempo é muito incerto e o SAT neste momento poderá ser muito mais preciso do que os modelos...

As hipoteses estão muito em aberto...

A ver vamos :):rolleyes:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.