Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Sim nesta ultima saída o GFS colocou o Anticiclone mais forte, começo a suspeitar que a eventual situação de Quarta Feira pode estar comprometida se as saídas continuarem a ser tão "desfavoráveis".
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Sim nesta ultima saída o GFS colocou o Anticiclone mais forte, começo a suspeitar que a eventual situação de Quarta Feira pode estar comprometida se as saídas continuarem a ser tão "desfavoráveis".



Não existe só o GFS!!

Há outros modelos!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim tens razão mas os outros entre eles o ECMWF acompanham, embora no dia 13 e 14 têm uma previsão mais favorável

Não se pode olhar para uma saida e dizer algo do género: " Fixe vem aí tempo invernal" e na outra dizer "Afinal já não se vai passar nada" !!
Como disse o que interessa é a tendencia e será sempre importante olhar aos membros do ensemble !
Falando em outros modelos o ECM está com uma situação interessante já a partir do dia 13 .. mas mais importante do que o que preevem é o posicionamento colocado em relação ao AA (colocado mais a sudoeste) bem como o posicionamente do Anticiclone Continental que continua na Escandinávia mas mais colocado sobre o o leste do UK !!
Tal situação nestas condições cria um corredor no sentido NW -- SE, em direcção á peninsula ibérica !!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Sinceramente eu acho que a tendência é aquilo que se vê, temperaturas normais para a época, alguma (pouca) precipitação no Norte e para além disso...nada mais, falarmos em tendências, penso que nesta ciência tendências não são dados adquiridos e duvido da sua real verdade e validade. Penso que o que está em causa e deverá ser analisado são os modelos dentro do prazo razoável para terem credibilidade tudo o resto infelizmente a ciência aínda não consegue prever. Por isso acho que não vale a pena continuarmos a dizer"na semana X deverá mudar", porque isso são devaneios e quem lê o Fórum por vezes acredita que isso irá acontecer!
Actualmente penso que quem tiver olhos e tiver a minima capacidade de interpretar um modelo como por ex. o GFS sabe exactamente o que vai a acontecer nos próximos 5 ou 6 dias, a partir daí nem aqueles que se julgam advinhos o conseguem fazer! Por isso acho que devia haver uma análise mais responsável quando se escreve neste tópico...é apenas a minha opinião e espero que seja respeitada!:)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vamos esperar até meio do mês se até lá não vier nada de "especial" já podem dar o ano por perdido, pelo menos na minha opinião.

Quando é a próxima tempestade de areia ? :lmao::lmao:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Segundo a nova run do GFS nada de novo em relação ás 12h !!
Num espaço de 144 horas as previsões estão totalmente definidas, depois ninguém sabe o que se vai passar ....
Mas não é por analisar-se um modelo a mais do que 144 horas, que a análise torna-se descabida, sem sentido, despropositada ou simples futurismo !!
Análises a 48 horas qualquer um faz, desde que perceba a meterologia, mas em minha opinião analisar-se um modelo quer seja o GFS ou ECM a mais do que 144 horas é uma forma de podermos analisar o comportamento da atmosfera.
Mas isso claro é a minha opinião e por isso deve ser respeitada
Neste momento a unica fiabilidade existente são 144 horas e nisso o Ferreira tem razão, do mesmo modo que tem razão que a sua opinião deve ser respeitada !

Todas as opiniões devem ser respeitadas e desde que fundamentadas tal como ele o fez (realmente ver mais do que 144 horas neste momento é impossivel quer no GFS ou ECM) tornam-se e devem ser aceitadas !!

Do mesmo modo que o Algarvio tem a dele, eu a minha, o Mario Barros a sua , e o Miguel tb a dele !!

Devemos respeitar-nos a todos
Não vos maço mais com psicologia !!:p
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Concordo totalmente. Para previsões a 48 h há o tópico de Análise de Modelos e Alertas. Acho que quando não se vislumbra nada de relevante a menos de 100 horas resta discutir o que pode acontecer depois. Ou então suspende-se este tópico, porque só serviria para maldizermos anticiclones que não nos largam. Eu pessoalmente, quando estamos em períodos sem interesse meteorológico só começo a ver modelos a partir das 96 horas, uma vez que antes já está perdido.
Quanto às previsões, a coisa está um pouco indefinida. A saída principal do GFS um autêntico desastre, com o anticiclone a cair-nos em cima ad-eternum. Mas há muita discrepância nos ensembles, mas nenhum deles tem precipitação relevante, a variação é mais na temperatura, havendo alguns que metem entradas frias e outros que metem de novo isos altas, próximas dos 15 graus. O ECM tem uma boa saída para acumular alguma precipitação, mas está muito longe no tempo. Não vejo muitas hipóteses de ocorrer alguma precipitação de jeito nesta primeira quinzena de Novembro, mas ainda nem começou o Inverno, não o vamos já dar por perdido.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Sem dúvida este anticiclone já chateia, mas após fazer uma retrospectiva, penso que no ano passado a esta altura tudo era muito idêntico...e após o dia 25 tudo mudou tendo caído o maior nevão da época em Bragança no dia 28 de Novembro...se não me engano.
Por tanto há que esperar sem desesperar!
E um forte abraço branco(uma vez que sou louco por neve) para todos!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Segundo os modelos que podemos concluir é que andam loucos, talvez chova alguma coisinha na 6ª feira cá no Algarve, depois é a incerteza e comparando a run do GFS com o ECMWF, o GFS a partir do dia 14 abre o corredor, coloca o AA no UK e isso significa corredor aberto para a chuva para nós, já o ECM mostra um dos piores cenários a 240 horas, AA forte a noroeste da PI, o que significa um bloqueio total.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
É verdade que o run da meia-noite do GFS tinha deixado a porta aberta com a subida dos anticiclones e bifurcando o jet-stream em 2 ramos, um dos quais passaria aqui por cima de nós mas o modelos são apenas isso, modelos...
Talvez o melão só se parta no final do mês... :(

Ainda assim é melhor ter tempo seco e temperaturas a condizer do que tempo de praia no inverno como tivemos há 8/10 dias atrás... :)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Eu enquanto não vir nos mapas do ECMWF um mapa com uma depressão clara em cima de nós, não acredito em mudança profunda.. Apenas neste tipo de tempo enfadonho, com vários dias de chuva fraca/moderada para o Norte (que até é bom), e muito pouco ou nada a Sul (muito mau claro..)!

Até lá, ver a médio/longo prazo esse tipo de mapas no GFS não me dá confiança alguma..
Ainda na última saída está lá uma depressão generosa daqui uns bons dias a entrar em cheio..

Espero estar enganado, mas quando depois de ver isso, olho para o ECMWF e o cenário nessa data é o oposto, AA ainda mais forte sobre nós.. Vou pelo ECMWF em tendências a médio/longo prazo sem dúvida..
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Espero estar enganado, mas quando depois de ver isso, olho para o ECMWF e o cenário nessa data é o oposto, AA ainda mais forte sobre nós.. Vou pelo ECMWF em tendências a médio/longo prazo sem dúvida..



Subscrevo na integra!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O pior ou não é o que o GFS e o ECM andam os dois loucos, porque mais vale andar os dois loucos do que apenas 1 !!!!
Eu acho que a partir do dia 15 acaba-se este marasmo .. o que não quer forçosamente dizer muita chuva nesta semana forçosamente !!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.