Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olá bom dia !!

Como estão?? Já se constiparam com a descida brutal das temperaturas aí no Norte ?
Eu esta manhã já vesti uma camisinha e tenho estado a evitar a forte nortada que começou hoje e que se vai manter nos próximos dias ... devido ao nosso vizinho AA !!

No que respeita dos modelos não existe nada de novo a acrescentar!!
Vamos ser influenciados até áquilo que os modelos alcançam (240h no ECM) e 380h no GFS, por um AA localizado na posição original!! Este juntamente com um conjunto de depressões que atravessarão a Europa no sentido NW --> SE, irá provocar uma corrente de N/NW que arrefecará o território com uma descida de temperatura no dia de hoje da ordem dos 10º em alguns locais.
A interacção entre o AA e a depressão no Mediterrâneo provocará chuvas fracas a moderadas no Norte e de forma geral no sol no sul do país por estar mais sobre a influência do AA !!

Esta situação encontra-se prevista que perdure até ao dia 15 Novembro, devendo-se contudo manter a situação de chuva a Norte ao longo de todo este tempo.
Isto deve-se a uma clara situação de NAO+, que vai provocar nas latitudes mais a norte uma forte corrente de Oeste que vem desde o Canadá, atravessa a Europa Central até chegar á Grécia.
Os paises mais a leste e sobretudo a norte estarão sobre a influência de um Anticlone, sendo este o provável responsável pelas depressões se dirigirem para a Itália e a Grécia !!

Esta é a minha análise dos modelos, uma análise simples, clara e objectiva daquilo que os modelos nos reservam, sendo esta análise para o GFS como para o ECMWF !!

Obrigado, e um muito bom dia !!
 
Última edição:


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Nota preliminar: Este post não é dirigido especificamente a ninguém, é GERAL:

Agradecia-se que discutissem os modelos de forma aberta com a descontracção possível, sim, mas sem exageros ou picardias desnecessárias!

- Ver modelos a 6h, 24h, 180h ou 360h e discuti-los neste tópico é PERMITIDO! Agradece-se apenas que estes sejam contextualizados na sua relevância e que seja ressalvado o porquê de se fazer menção a eles!

- Já enjoa e repito, ENJOA o clima de picardias, ataques e vitimizações. Evitem por favor o "este disse", "alguns dizem". Falem directamente com alguém citando frases e comentando dentro do enquadramento do tópico. Considerações pessoais releguem-nas para mensagens privadas. Procurem ao máximo manter a discussão "on-topic". Manter a conversa "on-topic" não significa que não possam discutir salutar e descontraidamente... Mas implica ter sentido de responsabilidade e procurar ser correcto dentro das normas aceitáveis para um fórum temático!

Obrigado.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Realmente Faro e Tavira com 29/30º a 1 de Novembro não me parece normal. Também não parece normal não chover a sério nos próximos 15 dias. Talvez haja alguma normalidade nas temperaturas se não voltarem a ultrapassar os 20º de máxima nos próximos tempos e trouxerem algum frio á noite.
Ontem na minha volta de BTT pela Serra de Sintra já tive uma pequena amostra do tempo normal para esta altura: chuva, nevoeiro e algum frio. Não sabe bem no corpo mas faz bem á alma:)
Esperemos que as previsões evoluam para o lado certo e tragam alterações a este marasmo actual.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Nota preliminar: Este post não é dirigido especificamente a ninguém, é GERAL:

Agradecia-se que discutissem os modelos de forma aberta com a descontracção possível, sim, mas sem exageros ou picardias desnecessárias!

- Ver modelos a 6h, 24h, 180h ou 360h e discuti-los neste tópico é PERMITIDO! Agradece-se apenas que estes sejam contextualizados na sua relevância e que seja ressalvado o porquê de se fazer menção a eles!

- Já enjoa e repito, ENJOA o clima de picardias, ataques e vitimizações. Evitem por favor o "este disse", "alguns dizem". Falem directamente com alguém citando frases e comentando dentro do enquadramento do tópico. Considerações pessoais releguem-nas para mensagens privadas. Procurem ao máximo manter a discussão "on-topic". Manter a conversa "on-topic" não significa que não possam discutir salutar e descontraidamente... Mas implica ter sentido de responsabilidade e procurar ser correcto dentro das normas aceitáveis para um fórum temático!

Obrigado.

Acho bem :thumbsup:

Quanto aos modelos o AA a marcar presença com um bom fluxo de Norte/Noroeste que coloca as temperaturas nos valores reais e normais para a época :D Precipitação virá mais tarde ;)

test8.gif


brack1a.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
é verdade já não se podem queixar, já chegou o frio a todo o territorio em especial ás regiões do interior e durante a noite !!
A chuva também vai chegar ás regiões do Norte e sistema montejunto estrela onde vai prevalecer durante largo tempo, devendo fortalecer-se lá pro meio do mês !!
Para a 3ª semana parece-me que cada vez existem mais indicações de que poderá chegar ás regiões do Sul, porque o sistema depressão a Oeste do UK tende a fazer deslocar o AA !!!

Para isso é algo bastante indefinido que teremos que ir acompanhando pelos modelos !!

isto analisando os modelos!!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Uma run quase perfeita do GFS, se bem que não acompanhada pelo ECM.

O GFS coloca depois das 240h um -tivo NAO, com um sistema de depressões quase perfeita para a nossa Peninsula !!
Que seja o principio da mudança !!

EDIT: Voltou a esfumar-se tudo !! (mas tendencia está lá pra o meio do mês)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Uma run quase perfeita do GFS, se bem que não acompanhada pelo ECM.

O GFS coloca depois das 240h um -tivo NAO, com um sistema de depressões quase perfeita para a nossa Peninsula !!
Que seja o principio da mudança !!

EDIT: Voltou a esfumar-se tudo !! (mas tendencia está lá pra o meio do mês)

Perfeita...depois das 240h?
Para lá do 1º painel a credibilidade é nula.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Perfeita...depois das 240h?
Para lá do 1º painel a credibilidade é nula.

Ferreira eu não ligo apenas ao resultado da saída existem muitos outros factores que justificam o que digo e apesar de na run das 6h, ter tirado o facto é que os ensembles são excelentes depois do dia 12 Novembro !!
Bem como o comportamento que a atmosfera começa a tomar ou achas que vamos ter sempre AA aqui, a depressão a bater na parede nas Ilhas Britanicas dado que o Anticiclone na Escandinavia está para durar !!
Algum dia o nosso AA vai ceder .... !!
Espera o AA estender-se mais na vertical e ves o que acontece !!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Enquanto alguma indefinição ainda vai reinando e algumas janelas do médio/longo prazo se parecem querer abrir, fica para já uma nota curiosa:

temp4-2.png

Fonte:wxmaps.org


E ainda há poucos dias estávamos com anomalias positivas...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ainda assim, o que mais me espanta é a quantidade de precipitação que está prevista cair nos próximos dias, um pouco por toda a Europa.
Até aí ficamos na cauda da Europa! :hehe:




A neve também deverá chegar em força às terras altas do Norte de Espanha. Em especial aos Picos da Europa e aos Pirenéus.



 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Esta saida é completamente uma desgraça:disgust:, basicamente só vejo é o nosso amigo AA a bloquear tudo e mais alguma coisa até ao infinito modelistico:angry:, pegunto-me quando é que isto vai mudar:huh:.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Esta saida é completamente uma desgraça:disgust:, basicamente só vejo é o nosso amigo AA a bloquear tudo e mais alguma coisa até ao infinito modelistico:angry:, pegunto-me quando é que isto vai mudar:huh:.



Vou ser um pouco cientifico.

Quando toda a vorticidade desaparecer entre os paralelos 10º e 35º no Atlantico, e em Altitude, e não culpem o Anticiclone!

Quando quiserem ver o que estou a escrever vejam o mapa dos 500 hp em animação, e em especial o do ECMWF onde o que escrevo é representado por L´s, e nos 500 hp do NOGAP´s tem a vorticidade em encarnado, e reparem mais nas cartas em altitude do que as de superficie!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.