Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Oh Mário, devo constatar pelos gráficos que apresentas, que pelo menos até dia 17 Outubro, não se prevêm temperaturas abaixo de 2ºC a 1500m de altitude, não é?!

850hPa significa altitude equivalente nos 1500m?

Às vezes, observando estes modelos (GFS, ECMW,..) mais parece que as curvas são elásticas e se as esticarmos nas pontas, obtemos algo mais parecido com a realidade: menos precipitação, menor amplitude nas temperaturas (mínimas mais altas e máximas mais baixas) e é como um esticar no tempo (tudo o que se previa acontecer se atrasa uns dias).

Não têm essa sensação muitas vezes?

Sim, tem a ver com a variabilidade de todos os modelos, quanto mais variarem mais elásticas são as linhas, e sim, 850hpa são 1500 metros.
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Venha ela que é bem precisa :) :) :rain:

É verdade :)

Mais uma vez se provou que dizer algo sobre modelos a mais de 3 dias pode-nos dar uma resposta contrária logo no dia a seguir... E acabar com todo e qualquer trajeito de professor Karamba que nos possa atacar momentaneamente...

Assim ontem dizia que a tendência era de diminuição de precipitação para a próxima semana... e o que o GFS diz vem contraiar hoje totalmente esse prognóstico... Além de colocar bastante água (A partir de Domingo acentuando-se ao longo da semana), distribui-a também de forma mais democrática, pelo menos no que diz respeito ao Norte e Centro. Isto para a fronteira do curto/médio prazo. Após isto duas notas: Um GFS que recoloca e intensifica o AA dando-lhe uma configuração que marca um limite frágil de estabilização de situação e um modelo europeu que parece querer prolongar a entrada de frentes associadas a depressões. É esta a leitura que faço dos modelos nesta altura (corrijam-me as incorrecções por favor :) ), num início de Outono promissor! (Oxalá seja um pronúncio de um Inverno surpreendente ;) )
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

O GFS já retirou muita chuva para cá para baixo:sad: mas se for chuva fraca não me importo:) é sempre bem vinda:thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Na minha sincera opnião, a chuva vai ser todo adiada até pelo menos dia 15, até lá, acredito que só mesmo o Minho e Douro Litoral possam ver alguma coisa, mas serão efémeros aguaceiros fracos ;)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Noticia retirada do jornal online Expresso:

Onze distritos com aviso Amarelo devido ao vento forte

Lisboa, 03 Out (Lusa) - Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso Amarelo devido à previsão de vento forte, que pode chegar aos 90 quilómetros por hora, segundo o Instituto de Meteorologia.

O aviso Amarelo, o segundo de uma escala que vai até quatro, estende-se aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, vento forte a moderado a forte, nas terras altas e litoral, e descida da temperatura nas regiões do interior.

Fonte: http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/414399
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

O freemeteo até fala de tempestade para Braga :lmao:
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Boas!!:D

As coisas estão a comfirmar-se, o Freemeteo continua a prever consideraveis quantidades de precipitação e as respectivas trovoadas aqui para a Beira Litoral.:D

Vai ser de facto a primeira frente a valer!!:rain:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Boas!!:D

As coisas estão a comfirmar-se, o Freemeteo continua a prever consideraveis quantidades de precipitação e as respectivas trovoadas aqui para a Beira Litoral.:D

Vai ser de facto a primeira frente a valer!!:rain:



Pois o freemeteo está a dar "muita fruta":rolleyes: para o que vem ai, há que ter reservas.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Parece que os modelos anunciam fruta a mais para aquilo que é realmente... acredito num acumular de agua significativo principalmente para a regiao do Porto e Minho com condições favoraveis a ocorrencia de descargas embora sejam de hipoteses reduzidas cujo CAPE 0 a -1 no litoral das regioes referidas.

Sera esperado para essas mesmas zonas 20 a 30mm acumulaveis durante 3/4 dias (quando a frente deslocar-se) alternado de chuva fraca a chuva moderada.

Nas regioes norte interior espero 15mm a 25mm nos mesmos dias referido acima sendo por vezes moderada. Não espero nada de convectivo para Bragança.

Até agora a minha opiniao que podera sofrer alteraçoes segundo os modelos.;)
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

entao quer dizer que so chove terça-feira e depois vamos ter algum calor? sem a nortada certo?

o Freemeteo já retirou a chuva forte pra terça-feira na minha cidade...agora tenho alguma chuva fraca para quarta-feira de manhã
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

entao quer dizer que so chove terça-feira e depois vamos ter algum calor? sem a nortada certo?

o Freemeteo já retirou a chuva forte pra terça-feira na minha cidade...agora tenho alguma chuva fraca para quarta-feira de manhã





Sim, terça-feira terá chuva fraca ou moderada para a tua zona, mas quanto ao calor, e depende da definição de calor para esta altura do ano, poderão ser temperaturas agardaveis e que poderão andar por volta dos 25º, esta temperatura e com vento leste é a partir do dia 10, e isto tem como base a ultima previsão do ecmwf(00), mas e à sempre um mas, o gfs e o fnmoc nesta ultima saida colocam a corrente de oeste ligeiramente a sul, e a depressão que está no norte de Africa (Argélia) e que se posiciona a partir do dia 10, terá a duração de um dia de "estacionamento" segundo estes modelos, isto é o contrário do que o ecmwf pôe na sua previsão, que é o estacionamento desta depressão em altura e em supreficie por mais que um dia e que com esta posição e duração favorece a entrada do AA em crista pela nossa latitude e a manter-se depois aqui.



E tal como o nimboestrato colocou no seu post nesta altura do ano(transição, e muitas variaveis) tem que se ter muita cautela com a modelagem que é feita:thumbsup:.

A meu ver o Outono é a estação "pesadelo" para os meteorologistas no que concerne em fazer previsões.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,167
Local
Setúbal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Terça vai mesmo chover mas não espero nada de relevante uns 5 a 10mm de chuva para a minha zona...para Setúbal espero uma subida mais significativa das mínimas a partir de terça até lá noites frescas a rondar os 10 a 12ºC ;) e máximas amenas a rondar os 25 :p disse Setúbal mas o mesmo mais ou menos se aplica ao resto do Pais ;) a partir do final da semana logo se verá...mas a tendência é para tempo mais estável que o previsto a dias atrás...