Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Praticamente todos os modelos estão sintonizados ou (quase) nas suas previsões até ás 180 horas, algo que é raro.

E diria mais: ainda mais raro é, nestas circunstâncias ,quando a previsão é sujeita a mais condicionantes.
Mas de facto, os modelos continuam (quase todos) a esta hora para as tais imensas 180 horas,demasiado juntos para tão desmesurada situação.
Ou não:
-No fundo, o que os modelos apontam será o evoluir normal desta advecção de ar frio :
Erupções convectivas aqui no sudoeste europeu , circulação depressionária talvez centrada na Biscaia e um esmorecer (encher) gradual até à sua extinção /interacção com (d)a Natureza ,
e aí, compreender-se-á naturalmente esta (quase ) sua unanimidade.
Mas é curioso que, depois de terminada a "Gertrudes",talvez lá para domingo, nenhum modelo aponta para caminhos claros. Não se vêm nem anticiclones, nem depressões por perto.
Será neste limbo barométrico em que ninguém quer atirar a 1ª pedra que se encontram agora os modelos.
Mas amanhã haverá já novidades.
E amanhã voltam as divergências,as discussões .
Um dirá que sim, outro dirá talvez.
É sempre assim...
Amanhã é novo dia,
e aqui, na Meteorologia ,
cada dia é uma enormidade de pequenas variáveis,
grandes revoluções.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
É sempre bom ler isto :D



RESUMEN DE RIESGOS

- Alerta por viento superior a 130km/h en el Norte, día 30
- Alerta por nevadas superiores a 15cm en una hora >1200m, en el Norte, día 30.
- Alerta por Nevadas importantes en el extremo Norte, día 29 y 30
- Alerta por viento fuerte o muy fuerte en Toda la Península, día 30
- Alerta por lluvias localmente intensas en la Península, día 30
-
- Alerta Extrema por Lluvias en el Sur, día 31
- Alerta por lluvias muy fuertes en el NE, día 1 de noviembre
- Alerta por Nevadas y Lluvias importantes en el Norte, día 31 y 1

_______ACTUALIZADO A LAS 12:00h DEL 29 DE OCTUBRE DE 2008_____


ANÁLISIS SINÓPTICO Y MESOSCALAR

La Borrasfa Fría, de hasta 535gpdm (a 500hPa), tenderá a aislarse en los próximos días hacia el SW peninsular, manteniendo bastante profunda la presión en todos los niveles. El centro principal de hasta 990mb se encuentra hoy en el golfo de Bizkaia, mientras que el viernes 31 por la noche se formará un centro depresivo secundario en el golfo de Cádiz que aportará una importante humedad en el sur peninsular y tal vez también al Este hacia el sábado. La masa de aire frío actualmente presenta valores de hasta -1ºC a 850hPa y de hasta -30ºC a 500hPa en el norte, pero esa masa se renovará el sábado repitiendo los mismos valores pero para el NW peninsular, mientras que en el SE se formará una advección relativamente cálida de hasta 8ºC a 850hPa.
Cabe destacar que la inestabilidad dinámica será muy acusada, y podrá dar lugar a desarrollos organizados en el sur peninsular.

RESUMEN DE RIESGOS

El viento mañana jueves será muy fuerte o huracanado en el norte, y fuerte o muy fuerte en el resto de la península. Se esperan precipitaciones persistentes en puntos del Norte, que serán en forma de nieve por encima de los 600-800m, subiendo mañana hasta los 1000-1300m de forma rápida. Las precipitaciones serán intermitentes en el resto de la península, siendo localmente algo intensas y con cota más altas cuanto más al sur. Atención a la madrugada del jueves al viernes , así como la mitad del viernes, ya que las precipitaciones podrían ser muy fuertes o torrenciales en el Sur.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Parece-me que esta situação de hoje para amanhã tende a repetir o que aconteceu em Fevereiro de 1987, quando uma superfície frontal fria atravessou Portugal Continental, tendo deixado neve em grande parte do interior de Portugal Continental.
A cota de neve começou por ser relativamente baixa e depois subiu rapidamente ... Mas isso foi em Fevereiro !!! Este ano estamos em Outubro.
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Parece-me que esta situação de hoje para amanhã tende a repetir o que aconteceu em Fevereiro de 1987, quando uma superfície frontal fria atravessou Portugal Continental, tendo deixado neve em grande parte do interior de Portugal Continental.
A cota de neve começou por ser relativamente baixa e depois subiu rapidamente ... Mas isso foi em Fevereiro !!! Este ano estamos em Outubro.

Faz também lembrar a situação de 18 de Dezembro de 2007, embora com menos frio naturalmente. Mas não acredito amanhã em cotas inferiores aos do IM, até as acho demasiado optimistas tendo em conta a injecção de ar marítimo durante a madrugada.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Interessante run das 6z do GFS a baixar ainda mais a pressão em Portugal Continental com precipitações interessantes para o fim do dia de hoje e amanhã. Quanto a cotas de neve e uma vez que não parece haver injecção suficiente de ar frio, ficaremos certamente pelas mencionadas pelo IM, nunca abaixo da barreira dos 1000 metros. Outras oportunidades surgirão :)
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Outubro 2008

imprensa Alerta!

Próximos dias vão continuar frios
14h35m
O frio dos últimos dias em Portugal continental vai continuar, prevendo-se para sexta-feira uma pequena descida da temperatura máxima em todo o território e da mínima no norte e centro.

Para sábado, segundo disse esta quinta-feira à Lusa fonte do Instituto de Meteorologia, prevê-se igualmente uma pequena descida da temperatura mínima em todo o país, devendo o fim-de-semana ser marcado também por aguaceiros fracos e esporádicos.

Na segunda e terça-feira deverão continuar as condições de instabilidade, com aguaceiros, só devendo registar-se uma ligeira melhoria a partir de quarta-feira, com uma subida gradual das temperaturas, de acordo com as previsões actualmente disponíveis.

A sensação de frio dos últimos dias, que se intensificou por efeito do vento, e a instabilidade devem-se à passagem de uma superfície frontal acompanhada de uma massa de ar vinda de latitudes mais a norte e à localização de uma depressão no Golfo da Biscaia.

Ilustrando estas condições de tempo, já próximas das do Inverno, nas Penhas Douradas registaram-se na noite passada temperaturas negativas (-1 grau Celsius) e rajadas de vento que ao fim da manhã atingiram 103 quilómetros por hora.

É por isso que o Instituto de Meteorologia mantém um aviso de vento nas terras altas, mas a sua intensidade deverá diminuir a partir do fim do dia de hoje.
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Outubro 2008

O Freemeteo falhou um pouco as previsões para este dia (quinta feira), pelo menos até agora!:(
Agora para a próxima segunda feira volta a prever consideráveis quantidades de precipitação acompanhada de possivel trovoada!!:D Será desta?

free1ta3.jpg
[/URL][/IMG]
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Bons dias, pela análise que fiz às várias estações do sul da Galiza verifiquei que a iso 0 andou pelos 1000m esta noite, portanto as minhas previsões é que possa nevar acima doa 900m-1000m hoje, no norte do país.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
previsões animadoras, por parte do Freemeteo :thumbsup: