Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Então talvez seja melhor esquecer os modelos e começar a olhar para o satelite. Se eles tem tantas dúvidas como toda a gente mais vale esperar e ver acontecer... :)

Eu não estou a dizer que vai cair neve aqui à porta de casa. Só digo que acho que muito bom ter estes potenciais marcados nos modelos, cuja memória de situações semelhantes não é muito recente. :)
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Sim spiritmind mas temos de olhar também para a tendência e a tendência é para uma ciclogenese ela quanto a mim vai ocorrer agora resta é saber onde!!! e com tanto ar frio injectado pode muito bem ocorrer como mostra agora o GFS ;) não me admiro assim muito e temos outros factores importantes que não são normais de ocorrerem nesta altura do ano como as aguas estarem ainda quentes a terra estar ainda muito quente tudo isso pode fazer com que tenhamos algo de extremo logo o que ocorrer pode muito bem não ser normal como essa ciclogenese que normalmente ocorre no mar com facilidade quando é injectado muito ar frio tal como vai ocorrer mas desta vez em terra :w00t: espero que alguém me tenha entendido :D

As aguas estarem quentes e a terra quente é normal atenção o que não é normal é ter o que poderemos ter de ar frio em cima com o que disse atrás!!não é todos os anos e tudo isso junto pode ser tipo bomba relógio.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu não estou a dizer que vai cair neve aqui à porta de casa. Só digo que acho que muito bom ter estes potenciais marcados nos modelos, cuja memória de situações semelhantes não é muito recente. :)

Sim Agreste, e também não sou eu a dizer que não acontece, em meteorologia dizer impossível é arriscado. Só estava a comentar que por vezes há runs que parecem muito pouco credíveis, que era o que o spiritmind estava a dizer e eu concordo inteiramente. Acho que não se pode só olhar para os modelos, é preciso não esquecer a climatologia e a altura do ano em que estamos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bem, isto para mim não passará de dias frios e com um ou outro aguaceiro, e com o vento a destacar-se acentuando mais a sensação de frio. Convém lembrar que estamos ainda em Outubro , se esta situação que se prevê agora fosse em Dezembro ou Janeiro aí acreditava que pudesse eventualmente cair uns farrapitos de neve ou água neve aqui para o Litoral, mas em Outubro só se algo verdadeiramente extraordinário acontecesse! Assim é de esperar que ocorra neve sim mas apenas nas serras e acima dos 1500 metros( provavelmente).Em relação à depressão prevista pelo modelo GFS para 1 Novembro ( e dias seguintes) eu não sei é ou não "invenção", a única coisa que sei é que ainda falta muito tempo e até lá tudo pode mudar para piorar o cenário ou melhorar...
Se o mesmo se verificar então teremos uma situação bastante interessante para seguir...

Agora que estamos à beira de dias anormalmente frios para a época isso eu já não tenho practicamente dúvidas..
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Sim spiritmind mas temos de olhar também para a tendência e a tendência é para uma ciclogenese ela quanto a mim vai ocorrer agora resta é saber onde!!! e com tanto ar frio injectado pode muito bem ocorrer como mostra agora o GFS ;) não me admiro assim muito e temos outros factores importantes que não são normais de ocorrerem nesta altura do ano como as aguas estarem ainda quentes a terra estar ainda muito quente tudo isso pode fazer com que tenhamos algo de extremo logo o que ocorrer pode muito bem não ser normal como essa ciclogenese que normalmente ocorre no mar com facilidade quando é injectado muito ar frio tal como vai ocorrer mas desta vez em terra :w00t: espero que alguém me tenha entendido :D

Estão a falar de uma coisa parecida com isto?

"Ciclone extratropical é um sistema tempestuoso caracterizado por um sistema de baixa pressão e por um núcleo frio, que produz, na maioria dos casos, ventos e chuvas fortes.[1] Este fenômeno meteorológico forma-se nas regiões de latitudes médias, onde constitui uma parte importante da circulação atmosférica ao mover frio das regiões polares para as latitudes mais baixas. "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclone_extratropical
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Estão a falar de uma coisa parecida com isto?

"Ciclone extratropical é um sistema tempestuoso caracterizado por um sistema de baixa pressão e por um núcleo frio, que produz, na maioria dos casos, ventos e chuvas fortes.[1] Este fenômeno meteorológico forma-se nas regiões de latitudes médias, onde constitui uma parte importante da circulação atmosférica ao mover frio das regiões polares para as latitudes mais baixas. "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclone_extratropical

Não não tem nada a ver com cenas tropicais ou extra tropicais :) seria algo de género do que vemos frequentemente no mar alto a norte da Galiza durante o inverno ;) quando é injectado muito ar frio a 500hpa para o centro de uma depressão por exemplo de 1000hpa ela acaba sempre ou quase sempre por rebentar :thumbsup: é o que poderemos ter no final da semana que vem só resta saber onde porque a cada saída vai colocar o centro da depressão nos 4 cantos da PI umas vezes mais cavada outras menos cavada...é apenas o que eu penso! Porque para mim alem das chuvas na quinta a possível ciclogenese no fim da semana é o prato forte de toda esta situação que vamos viver a partir de terça ;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Há muita gente aqui no forum que se está a esquecer em que altura do ano estamos, vou dar um exemplo do senso comum, que quando inventaram adagios nunca havia o mencionar de neve em cotas baixas e outobro como tal acontece em Novembro , e do livro do drª Costa Alves vou pôr os adagios relativos a outubro que espelham este mês em relação ao frio.


"Em Outubro, o fogo ao rubro"

"Em Outubro, o lume já é amigo"

São os unicos adagios relativos a frio e neve(não há), mas quando chega ao mês de novembro a historia é outra ao nivel de cotas baixas relativo à queda de neve, vou pôr dois.


"Novembro, pelos santos, neve nos campos"

"Novembro à porta, geada na horta"




"
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
"Novembro, pelos santos, neve nos campos"

"Novembro à porta, geada na horta""

Esse teu raciocínio é falacioso, visto Novembro estar precisamente à porta. E o 1º desses provérbios até se refere a 1 de Novembro, que é daqui a 5 dias.

Não é por estarmos no final de Outubro que deixa de poder nevar (a cotas altas claro), agora não se pode propriamente estar a pedir cota 0 nesta altura do ano. Se nevar acima dos 800m já seria excelente.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
A velha memória colectiva está a falhar. O clima está errático. Já não há estações normais. Haverá algum provérbio madeirense para os ciclones tropicais ou trombas de água? :)


Este livro de onde tirei os adágios é relativo ao continente, e o drº Costa Alves ainda pôs exemplos dos açores para explicar certos fenomonos lá, e ai o adagiario é vasto devido à grande quantidade de situações meteorologicas.
Terás fundamentar o que queres dizer que já não há estações normais:).
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Esse teu raciocínio é falacioso, visto Novembro estar precisamente à porta. E o 1º desses provérbios até se refere a 1 de Novembro, que é daqui a 5 dias.

Não é por estarmos no final de Outubro que deixa de poder nevar (a cotas altas claro), agora não se pode propriamente estar a pedir cota 0 nesta altura do ano. Se nevar acima dos 800m já seria excelente.



Sim, mas referir-me à pessoas que aqui escreveram e puseram 600 m
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
boas

aqui fica um filme de 26 / 10 / 2006



aqui fica isto :D

Rtavn00120061026.png


mais isto

showforecast.cgi

abraços
 
Editado por um moderador:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Isto de falar de cotas de neve é sempre complicado. Mesmo a curto prazo neste momento os modelos tem diferentes padrões de entrada do ar frio. Coma situação como está com a iso 0 a 850hPa a entrar timidamente, as cotas de neve nunca poderiam ser muito baixas. Acho que só as serras terão a sua oportunidade e apenas as mais elevadas. No entanto há algo de imprevisível nesta situação pelo que veremos! :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Então e onde está a chuva!!

Em primeiro lugar a precipitação prevista para esta semana é bastante fraca a menos que haja grandes alterações até Quinta o que devido...
Depois penso que o dia mais frio deverá ser Quarta-Feira, e apenas Quinta deverá ocorrer alguma precipitação ... o resto é apenas farrapos de chuva..

A haver neve será apenas a cotas superiores a 1300 metros !!

Apesar de preverem frio tb não será assim tanto ... tanto que fazem parecer ser !!

Para esta altura do ano sim ... mas em termos climatológicos ... alguns sonhadores até parece que falam quase em cotas zero !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Isto de falar de cotas de neve é sempre complicado. Mesmo a curto prazo neste momento os modelos tem diferentes padrões de entrada do ar frio. Coma situação como está com a iso 0 a 850hPa a entrar timidamente, as cotas de neve nunca poderiam ser muito baixas. Acho que só as serras terão a sua oportunidade e apenas as mais elevadas. No entanto há algo de imprevisível nesta situação pelo que veremos! :)
talvez 1300m de dia e 1000m de noite