Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
a frente nao é uma frente mas sim uma linha de instabilidade:p
ela vai estacionar sobre o litoral portugues ou ligeiramente offshore, dai o perigo.
o facto da linha estacionar quer dizer que vao ocorrer aguaceiros e trovoadas no litoral de um modo praticamente continuo;)
amanha esta linha vai acabar por se deslocar para leste dando espaço para outra, nao menos intensa, vir a afectar o pais desta vez ate 5f.
portanto nas proximas 96h teremos aguaceiros e trovoadas aumentando de intensidade e frequencia no sentido SE-NW ou seja os locais mais afectados serao o minho, douro litoral, litoral centro e os menos afectados serao o alentejo central e o sotavento algarvio.
Estou ansioso que ela chegue...:rolleyes:
 


Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
a frente nao é uma frente mas sim uma linha de instabilidade:p
ela vai estacionar sobre o litoral portugues ou ligeiramente offshore, dai o perigo.
o facto da linha estacionar quer dizer que vao ocorrer aguaceiros e trovoadas no litoral de um modo praticamente continuo;)

O facto é que o vento amainou, praticamente não chove, só aguaceiros esparsos e o céu está nublado mas para já nada que prometa grandes acontecimentos no curto prazo:(.

Talvez seja a bonança antes da tempestade:p.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Talvez seja a bonança antes da tempestade:p.

O freemeteo prevê uma boa rega para aqui e alguma trovoada, pelo menos a partir do início da noite. :unsure:

Mas não vale a pena bater mais neste assunto, já que estas meras informações já foram referidas acima, porque como sabem o Freemeteo baseia-se no GFS.

Acho que a melhor opção é esperar pelo desenrolar da situação, porque é impossível os modelos preverem a realidade.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este tipo de sistema pode sempre trazer supresas do mesmo modo que pode haver locais em que não chove nada e noutros muitos, isto num curto espaço duma região.

Em relação ao Sotavento a menos que haja alguma grande surpresa nem estou á espera que chova sequer !!
Mas se ultrapassar a fantastica marca dos 5 mm será uma grande surpresa !!

Em relação a médio/longo prazo, num espaço temporal de 15 dias nem há palavras ....

EDIT: Em relação ás previsões da NOAA (sim aquelas que sempre falham e que mudam todos os dias ), pois bem é verdade elas estão sempre a mudar ....a mudar sempre para pior quando chega a hora H!!
Enfim provavelmente este ano será mais do mesmo .....
Desculpem o desabafo, mas não vejo sinais de mudança !!
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Nada como analisarmos no decorrer do tempo a aproximação da Instabilidade, os modelos é 50%-50% de probabilidades e muitas vezes nem isso.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
a grace esta outra vez com a parede E/SE do olho a degradar-se...talvez seja mesmo o inicio da dissipação...a minha hipotese do EWRC nao deve estar certa;)
parece que a parede esta muito instavel..com a convecção ora a melhorar ora a piorar:(
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bem após este episódio de instabilidade em alguns locais, parece que o nosso amigo volta a entrar em acção, e viva a seca:lol:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Ò minha gente, para quê tanto desespero e pessimismo... :p :p

Evolução do CAPE e precipitações nas próximas horas:

rtavn1211.png


rtavn124.png


rtavn1811.png
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Olhando para as imagens de satélite, começo a ter sérias dúvidas quanto à continuação da instabilidade prevista, pelo menos nos moldes que estava a ser projectada...
O IM mantém a sua previsão, mas atenção que as previsões do IM não são actualizadas há já bastantes horas...
Algo me diz que aqui por esta zona vai levar alterações...
Bom, mas há que manter a esperança que se formem novas células e que algumas delas façam o obséquio de virem aqui despejar qualquer coisa, porque mandar água para o mar é, literalmente, chover no molhado...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Para mim, se no ano passado o pessimista era o Aurélio, este ano o pessimista sou eu, por este andar vamos ter um belo ano de 2010 com as reservas hídricas bem abaixo dos valores médios para a época, ou chove nos próximos meses, ou o Algarve vai ter que racionar a água em 2010, isto não é ficção é a realidade. Ainda hoje falei com uma pessoa amiga que trabalha nas Águas do Algarve e disse-me que a coisa começa a ficar preocupante no Algarve para 2010, caso não chova para reabastecer as albufeiras.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
É preocupante de facto e já nem falando do Algarve que é actualmente uma das muitas regiões afectadas pela seca, esta zona no espaço de Junho até Hoje só viu não mais do que uns meros 2,0mm ou pouco + que isso, e de salientar também que o famoso Equinócio de Outono já não é o que era há muito tempo. É ainda muito cedo para tirarmos conclusões acerca do Outono ou do Inverno mas uma coisa é certa, daqui a pouco faz 1 mês que começou e olhando para os diversos modelos só vejo uma coisa pela frente AA a perder de vista.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.