Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Amigo, olha onde vivo na Áustria este ano o Estofex tem acertado muito direitinho. Os alertas nunca são exagerados e muitas vezes e por vezes até falham em prever a intensidade de certas tempestades.

É evidente que eles podem apontar risco de granizo largo e tornados que não ocorrem. Vamos esperar...

O meu palpite é muita chuvada num curto espaço de tempo, e talvez uma cheia ou derrocada aqui e acolá. Quem sabe um tornado algures no litoral.



Olha que exprimindo aqui também a minha opinião pessoal, não sei quais é que serão mais exagerados...

Porque o tiemposevero fala apenas em risco moderado a elevado de precipitações elevadas e trovoadas, e o estofex fala disso tudo, e ainda fala em rajadas de vento e até em tornados... :shocking: :p

Mas é claro que cada equipa tem a sua maneira de fazer previsões nestas duas entidades, é apenas a minha opinião. ;)
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
A que horas e que se vai dar o pico do espectáculo?

O pico de precipitação associada à linha de instabilidade deverá só ocorrer depois das 21h00 no litoral e já na madrugada de amanhã no interior. As regiões que irão ser mais afectadas parece que vão ser o Minho e o Douro Litoral (análise aos modelos de previsão do site do Instituto de Meteorologia). Atenção especial ao vento.
No entanto, durante esta tarde há a probabilidade de ocorrerem aguaceiros e trovoadas em quase todo o território de Portugal Continental.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
A verdade é que não me lembro de ver por satélite, uma Frente tão activa como esta...impõe respeito :eek::eek:
Talvez a mais parecida seja a famosa frente de 24 de Novembro de 2006.

veremos o que irá dar, espero que não cause danos :unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há forte actividade eléctrica na linha de instabilidade, mas ainda está algo afastada do continente

12196081.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O pico de precipitação associada à linha de instabilidade deverá só ocorrer depois das 21h00 no litoral e já na madrugada de amanhã no interior. As regiões que irão ser mais afectadas parece que vão ser o Minho e o Douro Litoral (análise aos modelos de previsão do site do Instituto de Meteorologia). Atenção especial ao vento.
No entanto, durante esta tarde há a probabilidade de ocorrerem aguaceiros e trovoadas em quase todo o território de Portugal Continental.

Concordo contigo, talvez a partir das 21 horas no litoral. Até lá deve haver algumas células pelo interior ao longo da tarde.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
É sem dúvida uma forte linha de Instabilidade, repare-se também na Grace que ainda mostra um pouco da sua beleza junto á Costa Sul Irlandesa ->

imageashx-6.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Agora até eu, estou mais optimista depois de ver o modelo Hirlam que mete uma boa rega no Algarve. É a 1ªvez que coloca precipitação nestes últimos dias, eu confio no Hirlam, daí o meu breve optimismo, mas mais no Barlavento do que no Sotavento.:angry::D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.