Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
No litoral, mínimas de 16-17ºC e máximas a rondar os 30ºC, não é propriamente uma previsão para fins de Março...

Os mapas do novo ano hidrológico ainda não foram rectificados. Se repararem ainda aparece o mês de Setembro.

O valor dessa estação, provavelmente, está sobrestimado numa ordem de grandeza de 10. A precipitação deverá ser de 36,59mm e não 365,9mm como é indicado.

Esperemos que o erro seja corrigido nos próximos dias.

Sim mas é estranho, pois mesmo antes deste episódio chuvoso já marcava 159mm...

Fosse Julho ou Agosto ,com tanta circulação de sueste vincada , prevista
para a semana que vem e estaríamos agora todos a especular onde os 40º
seriam atingidos e até superados.
Mas não . - É Outubro.Meados de Outubro já. E assim sendo ,
o Verão que ainda aí vem, (muitos aqui já o davam como terminado em finais de Agosto), caracterizar-se-á desde já,por temperaturas máximas bem acima dos valores normais para a época mas obviamente sem o calor extremo próprio desses meses com a situação sinóptica prevista.
O Psm já o assinalou : Se à temperatura da água do mar a rondar os 18 /19/20º , na costa ocidental , adicionarmos tardes de algum calor sem nortadas, quem puder, quem viver por perto , não deixe de usufruir uma beira-mar que se vai apresentar bem mais convidativa e apelativa que a maioria dos dias de Julho e Agosto por essas paragens (costa Ocidental).
Na costa Algarvia,( oh Aurélio desculpa-me) aí o Verão vai continuar...

Subescrevo! :thumbsup:
Óptimo conselho o do Psm, os dias que se avizinham podem ser dos melhores na costa ocidental!
Não consigo concordar com o Mário Barros quando diz que teremos tempo de fim de Março...:huh: Este ano é verdade que esse foi um mês anormalmente quente, mas não é o regime típico.
Por cá o "calor" já entrou, hoje e amanha dias de transição (muitas vezes os mais quentes, hoje já chegou aos 27º). Até terça máximas em torno dos 27º minimas em torno dos 20º com vento fraco E-SE. A partir de 4a o SE vai ser mais intenso, podendo a máxima descer ligeiramente. Sempre com sol.
Para quem não gosta do Verão e dizia que ele estava a acabar em finais de Agosto...:lmao:
Só é de lamentar a falta de chuva, mas já que não chove aproveitemos a praia :D

E não havendo nada de jeito para comentar em Portugal continental, ponhamo-nos na pele dos centro europeus, mais concretamente Áustria, Baviera, Hungria, norte de Itália e Balcãs. Se aí estivéssemos estávamos todos ansiosos pela próxima rodada de modelos, pois o ECM mete uma interessante entrada fria para essas regiões, que poderia originar as primeiras neves da época em cotas baixas. Já o GFS não põe nada. Por cá tudo para a praia, e para a quinta onda de calor do ano (contrastando com a inexistência de ondas de frio, já desaparecidas desde 2005).

Para Domingo vento fraco de leste, 31º de máxima e água do mar a 20-21º, se assim for, talvez seja o melhor dia de praia do ano...

Como todos nós, também espero principalmente tempo instável, mas temos já de seguida vários meses para isso e desculpem lá, mas também gosto de episódios de calor, especialmente fora de época - lembrem-se que também são situações "extremas" para a época, que no fundo é o que todos apreciamos, e não aquele temo que "não é peixe nem é carne" perdoem a expressão.

Para já pelos modelos, parece ser mais uma semana com o AA naquela zona a norte da PI com sol, corrente de leste/sueste e descida gradual da temperatura a partir de 2ª.

Boa praia pessoal!

Acredito nuns dias de mais calor por agora mas sinceramente o mar estar a 21ºC não me cheira. O pessoal que for à praia vai acha la fria. Para além do mais o IM nas informações marítimas dá para esses dias 17/18ºC temperatura da água

E não havendo nada de jeito para comentar em Portugal continental, ponhamo-nos na pele dos centro europeus, mais concretamente Áustria, Baviera, Hungria, norte de Itália e Balcãs. Se aí estivéssemos estávamos todos ansiosos pela próxima rodada de modelos, pois o ECM mete uma interessante entrada fria para essas regiões, que poderia originar as primeiras neves da época em cotas baixas. Já o GFS não põe nada. Por cá tudo para a praia, e para a quinta onda de calor do ano (contrastando com a inexistência de ondas de frio, já desaparecidas desde 2005).

Se acontecer uma onda de calor será a 8ª este ano (1ª em Março, 2ª no início de Maio, 3ª entre Maio e Junho, 4ª em Junho, 5ª em Agosto, 6ª no início de Setembro e 7ª no final de Setembro). E ondas de frio desde 2005 já houve 4 (1ª entre Janeiro e Fevereiro de 2006, 2ª em Dezembro de 2007, 3ª entre Novembro e Dezembro de 2008 e 4ª em Janeiro deste ano).

Se acontecer uma onda de calor será a 8ª este ano (1ª em Março, 2ª no início de Maio, 3ª entre Maio e Junho, 4ª em Junho, 5ª em Agosto, 6ª no início de Setembro e 7ª no final de Setembro). E ondas de frio desde 2005 já houve 4 (1ª entre Janeiro e Fevereiro de 2006, 2ª em Dezembro de 2007, 3ª entre Novembro e Dezembro de 2008 e 4ª em Janeiro deste ano).

Até já tive uma discussão sobre isto noutro tópico, onde eu defendia que o critério de atribuição da denominação onda de frio era muito restrito, o que dificultava a sua ocorrência. Em Janeiro deste ano alguns, poucos, postos registaram onda de frio, mas a maioria não, pois não houve a duração mínima. Das restantes não me recordo se ocorreram num grande número de estações mas creio que não. Quanto às ondas de calor, houve 2 em Março, 1 em Junho e 1 no início de Setembro. Outras, como a de Agosto ou a de final de Setembro, não existiram na maioria do país. A de Agosto, por exemplo, falhou em Beja por um dia, durante 5 dias houve máximas em 5 graus superiores à normal, mas eram necessários 6.
De qualquer modo o essencial mantém-se. Muitas mais ondas de calor, entre 8 e 5 só este ano, que de frio, quanto muito 3 em 3 anos.

É verdade que a definição de onda de calor e de frio propicia mais ondas de calor que de frio em Portugal..
Mas não podemos fazer essa definição para ser equilibrada de acordo com o clima do nosso país não é?
É uma definição geral para qualquer país do mundo..
Provavelmente este mesmo critério uniforme noutros países causa resultados contrários..
Segundo a definição geral, então até é bom para afirmar simplesmente que o nosso clima em Portugal é de facto mais propício a persistência de calor excessivo, que frio excessivo..
E.. Não concordamos que é mesmo assim? :)

Para Domingo vento fraco de leste, 31º de máxima e água do mar a 20-21º, se assim for, talvez seja o melhor dia de praia do ano...

Como todos nós, também espero principalmente tempo instável, mas temos já de seguida vários meses para isso e desculpem lá, mas também gosto de episódios de calor, especialmente fora de época - lembrem-se que também são situações "extremas" para a época, que no fundo é o que todos apreciamos, e não aquele temo que "não é peixe nem é carne" perdoem a expressão.

Para já pelos modelos, parece ser mais uma semana com o AA naquela zona a norte da PI com sol, corrente de leste/sueste e descida gradual da temperatura a partir de 2ª.

Boa praia pessoal!

Dias bons de praia? Já lhes perdi as contas! :D
Duvido que no domingo seja o melhor ou o pior.

Re: google earth

http://rapidshare.com/files/290801803/3D_tempo.kml.html

boa noite, venho aqui postar um mapa 3d de nuvens e chuva em tempo +- real para o google earth

A mim dá-me erro:sad::

imagem1q.png

E agora?:shocking:

Boa praia pessoal!

Grande post! :D
Também eu não gosto de tempo que " não é peixe,nem é carne" Preferivel tempo quente que aquele tempo normal,de 20 e poucos graus e vento moderado.Gosto de meteorologia,várias formas de tempo,e não só frio ou só vendaval. Quanto á chuva concordo com isso,não é por Outubro que se vai fazer um ano chuvoso ou não.Outubro ainda é de transição.Após este mes ai sim,são meses para chuva,frio e trovoada :D

QUanto ao facto de máximas perto dos 30 graus ser normal em Março,isso só pode querer dizer que estamos em aquecimento global :lmao: É que eu sempre pensei que 30 graus em Março seria suficiente para ser vaga de calor(5 dias seguidos com 30 graus...)..É que em Março começa a Primavera.

Tanto se quis despachar o Verão( fins de Agosto ) que agora ele não quer sair. Máximas de 30 graus em meados de Outubro.Aproveite-se a praia fora de época ;)

Tanto se quis despachar o Verão( fins de Agosto ) que agora ele não quer sair. Máximas de 30 graus em meados de Outubro.Aproveite-se a praia fora de época ;)

Se fizer o calor que está previsto, não falem só em praia, há tantas regiões de campo e montanha por este país fora, a visitar com bom tempo:thumbsup:.

Desculpem o off-topic, mas para mim o Verão já não é só sinónimo de praia;).

Eu acho que a partir do dia 20 podemos ter uma surpresa !! ;)

Os modelos a partir dessa data começam a modelar essa instabilidade ....
O ECM mete-a pelo sul e o GFS mete-a pelo Norte !!!

Concordo inteiramente ... porque é que neste país tão lindo como o nosso, quando existe algum calor associa-se logo a praia com paisagens tão lindas e igualmente refrescantes no interior de Portugal !!
A praia tem água ... a minha banheira também e faz o mesmo efeito. Desculpem aqueles que gostam de praia ... mas isso não me entusiasma. A natureza sim !!

Estado
Fechado para novas mensagens.