Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Vá não sejamos negativistas! Foi um óptimo evento e também não seria bom temporais muitos dias seguidos, mais virão daqui a algum tempo!
Que tal ver pela positiva e aproveitar um fim de semana cheio de sol e calor "fora de época" e até dar um mergulho na praia já em pleno Outubro? :D
A lembrar que a história do mau tempo ao fim de semana sempre é pura memória selectiva! :inocente:
 


meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
POis.É mesmo isso! Em vez de se chorar pela falta de chuva,escrever 30 posts iguais a dizer que choveu 0mm,e dizer que nunca vai chover :p Melhor mesmo é aproveitar o tempo que vem ai,seja de que maneira for.
Sol vamos ter sempre.Só esperemos é ter chuva,intercalada com esse tal sol.E pelo menos em OUtubro já tivemos alguma.Ter 30 dias seguidos de precipitação seria bonito,mas muito difícil.
A partir do fim-de-semana vai mesmo regressar o tempo de Verão :hehe: Litoral Oeste com sol e praticamente sem vento...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Uma dorsal melhor desenhada era impossível! Olho naquele cavado a oeste dos Açores que irá originar uma DISA/ULL

rtavn481493453609348948.jpg



Mais lá pelo norte começam os jorros de ar polar a penetrar Europa adentro :rolleyes:

95163451.gif
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Vejam um promenor muito importante na previsão do IM para sabado:D:D:D!!



ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1,5 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 19/21ºC
Costa Sul: Ondas inferiores a 1 metro.
Temperatura da água do mar: 22ºC


Quantas vezes em julho ou agosto têm esta temperatura?!?!?

Isto é também para os visitantes do forum, para irem à praia, em vez de irem para centros comerciais como os filhos!
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Para os próximos dias vai ser só sol e calor ( o verão vem ai novamente:mad:), e não há nenhuma luz ao fundo:angry:.
Afinal estamos no outono ou não:huh:.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Chuva? Outono? O que é isso? Não me lembro de ouvir falar :lmao:

Agora a sério este mês de Outubro terá nos proximos dias temperaturas de Verão em especial no Alentejo e que estarão acima do normal como disse hoje a meteorologista de serviço na RTP1 !!
Assim sendo pelo menos até ao próximo dia 22/24 teremos um tempo de AA que forcará que este mês seja para variar seco .... a não ser que na ultima semana de Outubro tenhamos alguma surpresa !!

Quando é que o MetOffice actualiza a sua previsão sazonal ???

É que o NOAA está sempre a tirar ... sempre a tirar ... até que não vai ficar nada !!!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Para os próximos dias vai ser só sol e calor ( o verão vem ai novamente:mad:), e não há nenhuma luz ao fundo:angry:.
Afinal estamos no outono ou não:huh:.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra :D

Não teremos um Verão propriamente dito, mas sim um tempo de fins de Março, com noites frias e dias ligeiramente quentes, no interior essa amplitude ainda será maior entre máximas e mínimas. Todo este cenário de "pequena Primavera" só irá durar até dia 13/14 a partir daí prevesse uma descida gradual das temperaturas ao longo dos dias seguintes.



Mas penso que o AA não ficará por muito tempo :rolleyes:

 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Como estava dizendo isto cada vez está pior e se houve regiões muito bem compensadas tb houve outras em que não choveu absolutamente nada e diga-se que nem estão muito longe umas das outras !!

Em São João do Trojal a estação foi invadida por alguma onda do mar ???

Já desde Quarta apresentada aquele valor ... não faz muito sentido !!!
Deve estar com algum problema .... até porque acho que existe uma discrepância de 48h horas de actualização dos dados.

O link : http://snirh.pt/snirh.php?main_id=1&item=4.3.1&objlink=&objrede=

O que me dizem ???

PS: Desculpem o Off-Topic
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Chuva? Outono? O que é isso? Não me lembro de ouvir falar :lmao:

Agora a sério este mês de Outubro terá nos proximos dias temperaturas de Verão em especial no Alentejo e que estarão acima do normal como disse hoje a meteorologista de serviço na RTP1 !!
Assim sendo pelo menos até ao próximo dia 22/24 teremos um tempo de AA que forcará que este mês seja para variar seco .... a não ser que na ultima semana de Outubro tenhamos alguma surpresa !!

Quando é que o MetOffice actualiza a sua previsão sazonal ???

É que o NOAA está sempre a tirar ... sempre a tirar ... até que não vai ficar nada !!!

A previsão do MetOffice foi actualizada ontem, as previsões mantém-se com precipitações acima da média nos próximos meses, já o NOAA não tarda é só seca, aqui caiu 2 mm, em certas zonas no Sotavento nem caiu nada. Ainda ontem tive a falar com um citrinicultor (da zona de Tavira) e ele perguntou-me diz quando chove a sério, já não sei o que fazer, o furo não tarda tem mais água salgada do que doce, ainda hoje tive que regar as laranjeiras senão perco a colheita toda, está tudo seco, há anos que têm chovido nos primeiros dias de Outubro ou finais de Setembro que fazem que tenha uma produção de laranjas excelentes e doces, mas este ano temo o pior senão chover nos próximos 15 dias. Eu respondi-lhe olha segundo os modelos só vem sol e calor e chuva nem vê-la, talvez mude mas o cenário não é nada animador. Acho que se isto continua assim acabo com isto e vou mudar de rumo, não paga o trabalho, a electricidade e no final ainda tenho prejuízo em vez de lucro.:disgust::disgust:

Mais palavras para quê. Isto é só seca.:disgust:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Fosse Julho ou Agosto ,com tanta circulação de sueste vincada , prevista
para a semana que vem e estaríamos agora todos a especular onde os 40º
seriam atingidos e até superados.
Mas não . - É Outubro.Meados de Outubro já. E assim sendo ,
o Verão que ainda aí vem, (muitos aqui já o davam como terminado em finais de Agosto), caracterizar-se-á desde já,por temperaturas máximas bem acima dos valores normais para a época mas obviamente sem o calor extremo próprio desses meses com a situação sinóptica prevista.
O Psm já o assinalou : Se à temperatura da água do mar a rondar os 18 /19/20º , na costa ocidental , adicionarmos tardes de algum calor sem nortadas, quem puder, quem viver por perto , não deixe de usufruir uma beira-mar que se vai apresentar bem mais convidativa e apelativa que a maioria dos dias de Julho e Agosto por essas paragens (costa Ocidental).
Na costa Algarvia,( oh Aurélio desculpa-me) aí o Verão vai continuar...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Como estava dizendo isto cada vez está pior e se houve regiões muito bem compensadas tb houve outras em que não choveu absolutamente nada e diga-se que nem estão muito longe umas das outras !!

Em São João do Trojal a estação foi invadida por alguma onda do mar ???

Já desde Quarta apresentada aquele valor ... não faz muito sentido !!!
Deve estar com algum problema .... até porque acho que existe uma discrepância de 48h horas de actualização dos dados.

O link : http://snirh.pt/snirh.php?main_id=1&item=4.3.1&objlink=&objrede=

O que me dizem ???

PS: Desculpem o Off-Topic
Também já reparei, não percebo o que poderá ter acontecido à estação...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois o nosso desespero nem nos permite olhar para aquilo que se passava nos ultimos anos / decadas o que quer que seja.
Assim andei vasculhando enquanto durava o Prime-time :D desde 1966 até ao 2000, e posso adiantar que comparando os anos de El Nino/La Nina com os anos mais chuvosos/menos chuvosos o que posso dizer é que não cheguei a conclusão nenhuma.
Isto porque se no principio parecia que o La Nina mandava a chuva para o Norte e o El Nino mais para sul quando cheguei aos anos 80, trocaram-me as voltas e ficou tudo misturado El Nino (fraco/forte) e La Nina (fraca/forte).
Conforme já foi aqui referido está mais dependente do NAO. Mas o que faz oscilar o NAO então ???

Os anos mais chuvosos estão claramente dependentes do facto de termos um NAO negativo ou bastante negativo, pelo menos em 80% dos casos.



Há já me esquecia como estava dizendo no inicio o nosso desespero não nos permite ver que nesta altura costuma formar-se um potente AA sobre nós e costuma normalmente até á Feira de Faro (22 Outubro), mas contudo muitas vezes acontece durar até dia de São Martinho !!

Por isso não vale a pena desesperar ... pois os modelos este ano apesar de já terem sido melhores nomedamente no NOAA, nunca foram tão bons em termos de prognósticos nesta altura nesta década .... penso eu de que ... como dizia o outro !!

Vamos ter calma e ver como entra Novembro !! ;)

PS: Dia 15 actualizam os outros modelos para ver como eles se interligam com estes !!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Nem tanto ao mar nem tanto à terra :D

Não teremos um Verão propriamente dito, mas sim um tempo de fins de Março, com noites frias e dias ligeiramente quentes, no interior essa amplitude ainda será maior entre máximas e mínimas. Todo este cenário de "pequena Primavera" só irá durar até dia 13/14 a partir daí prevesse uma descida gradual das temperaturas ao longo dos dias seguintes.

No litoral, mínimas de 16-17ºC e máximas a rondar os 30ºC, não é propriamente uma previsão para fins de Março...

Em São João do Trojal a estação foi invadida por alguma onda do mar ???

Já desde Quarta apresentada aquele valor ... não faz muito sentido !!!
Deve estar com algum problema .... até porque acho que existe uma discrepância de 48h horas de actualização dos dados.

O link : http://snirh.pt/snirh.php?main_id=1&item=4.3.1&objlink=&objrede=

O que me dizem ???

PS: Desculpem o Off-Topic

Os mapas do novo ano hidrológico ainda não foram rectificados. Se repararem ainda aparece o mês de Setembro.

O valor dessa estação, provavelmente, está sobrestimado numa ordem de grandeza de 10. A precipitação deverá ser de 36,59mm e não 365,9mm como é indicado.

Esperemos que o erro seja corrigido nos próximos dias.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.