Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Desculpem estar a "chatear" com perguntas pouco cientificas mas não tenho tido disponibilidade para consultar tudo o que deveria: Domingo, como é? Zona de Mora, Ponte de Sor? Dá para um passeio ao ar livre ou nem por isso? Pelo pouco que aqui vi, chuva mesmo só a partir de 2ª feira, não? Venha ela e se possível, chuva a sério:):rain:

O IM prevê chuva moderada no Domingo para essa região;).
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Muito curioso o que o vince acabou de referir no seu ultimo post sobre essa circulação secundaria entra as 20h de Sábado e as 20h de Domingo mais ou menos com deslocação de SW para NE ao longo da costa :thumbsup: no satélite vai ser curioso de acompanhar :rolleyes: se calhar ainda bem que não passa em terra. A linha de instabilidade convectiva na quarta continua bastante interessante em especial para o Litoral, é pena é ainda faltar tanto tempo.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O IM prevê chuva moderada no Domingo para essa região;).

Oh N_Fig, a previsão do IM para Domingo é a seguinte:

Previsão para Domingo, 4 de Outubro de 2009

Regiões do Norte e Centro:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, tornando-se mais frequentes no Minho e Douro
Litoral para o final do dia.
Vento moderado (15 a 30 km/h) de sul, temporarimente forte
(35 a 45 km/h) nas terras altas.
Pequena descida da temperatura máxima.
Subida da temperatura mínima.
Neblina ou nevoeiro matinal.

Região Sul:
Céu pouco nublado, temporariamente nublado em especial por nuvens altas.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sul.
Chuva fraca para o final do dia no litoral oeste.
Neblina ou nevoeiro, dissipando-se ao longo da manhã.
Pequena subida da temperatura máxima.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Desculpem estar a "chatear" com perguntas pouco cientificas mas não tenho tido disponibilidade para consultar tudo o que deveria: Domingo, como é? Zona de Mora, Ponte de Sor? Dá para um passeio ao ar livre ou nem por isso? Pelo pouco que aqui vi, chuva mesmo só a partir de 2ª feira, não? Venha ela e se possível, chuva a sério:):rain:

Não me parece que vás ter algum tipo de problema no Domingo ai nessas zonas!! A precipitação no Domingo duvido que chegue ai.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Nesta run o modelo GFS praticamente aniquilou a precipitação de Domingo e Segunda (neste ultimo dia apenas no litoral Norte e Centro).
Depois dá-nos um sistema frontal de grande actividade atravessando Portugal na Quarta, dando forte precipitação no Norte e Centro e claro uns chuviscos aqui para o sotavento algarvio (2 a 5 mm).
Contudo atendendo a que ainda faltam 5 dias até ao evento, pode ser que surja mais qualquer coisinha .... o que dúvido !!
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Oh N_Fig, a previsão do IM para Domingo é a seguinte:

Pois... Não pretndia as do IM. Nem as do WeatherOnline ou Freemeteo. Essas são de fácil consulta mas não me dão assim tanta confiança. Se calhar confio mais nas vossas pois são mais em "real time"...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Porque eles actualizaram a descritiva e esqueceram-se dessa .... :D

Em relação ao sul (mais propriamente o Algarve) a precipitação prevista resume-se a Quarta-Feira, em que teremos os restos do sistema frontal que atravessará essencialmente o Norte e Centro como havia dito anteriormente !!

Depois olhando aos modelos quer ao ECM como ao GFS a tendência é para o nosso "REI" (estou a tornar-me chato :p) voltar em Força e ocupar a posição que normalmente ocupa nos meses de Verão quando faz calor, ou seja, por cima do Norte do país !!

PS: Parece para ao mesmo tempo haver uma certa tendência de se formar uma depressão em altitude dentro de 200h, embora a sua instabilidade seja bastante baixa. Um clima tipico de Verão ou Setembro (a partir de Quinta) mas nada que não seja normal!!
As depressões propriamente ditas e estou-me a tornar repetitivo, aparecem a partir do dia 15 ou dia 22, dependendo se este ano teremos ou não um Verão de São Martinho antecipado !!

Duvido que aqui no sul pelo menos este mês não seja seco !!:cool:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Em relação ao sul (mais propriamente o Algarve) a precipitação prevista resume-se a Quarta-Feira, em que teremos os restos do sistema frontal que atravessará essencialmente o Norte e Centro como havia dito anteriormente !!

:

Aurélio sobre a precipitação prevista para o Algarve e como te disse aqui ela não está prevista para segunda feira pelo GFS... O ECM prevê. Já agora em relação à designação sistema frontal penso não ser a mais correcta pelo dito aqui ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aurélio sobre a precipitação prevista para o Algarve e como te disse aqui ela não está prevista para segunda feira pelo GFS... O ECM prevê. Já agora em relação à designação sistema frontal penso não ser a mais correcta pelo dito aqui ;)

Ok, pronto linhas de instabilidade ..... só que pela imagem do modelo se parece :D

É como as mulheres por fora podem ser muito bonitas, mas depois o interior pode ser medonho !!:D

Quanto ao ECM vs GFS veremos ....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acabadinha de sair esta run das 12h do ECM e posso dizer que é cara chapada ... do GFS sem tirar nem por ...

Não tenho é acesso á precipitação !!

Quanto ao facto de darem AA após esta depressão (ões) que nos vão passar perto, apesar dos modelos darem AA em cima de nós parece que o mesmo não vai pegar estaca, pois os modelos indicam que deverá depois rumar novamente para cima das Ilhas britânicas podendo novamente os Açores e a Madeira levar com nova depressão !!

PS: Finalmente a NOAA actualizou depois de 3 dias, e posso que foi sempre a tirar precipitação apesar de ainda darem todos os meses incluindo este com precipitação acima da média. Acho que não vão ficar aqui ...

Estou esperando que o Metoffice actualize ... para comparar os modelos !!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Acabadinha de sair esta run das 12h do ECM e posso dizer que é cara chapada ... do GFS sem tirar nem por ...

Não tenho é acesso á precipitação !!

Quanto ao facto de darem AA após esta depressão (ões) que nos vão passar perto, apesar dos modelos darem AA em cima de nós parece que o mesmo não vai pegar estaca, pois os modelos indicam que deverá depois rumar novamente para cima das Ilhas britânicas podendo novamente os Açores e a Madeira levar com nova depressão !!

PS: Finalmente a NOAA actualizou depois de 3 dias, e posso que foi sempre a tirar precipitação apesar de ainda darem todos os meses incluindo este com precipitação acima da média. Acho que não vão ficar aqui ...

Estou esperando que o Metoffice actualize ... para comparar os modelos !!




Sim de facto esta saida do ECMWF é de facto muito positiva, e lá para o fim dela o será para o sul de Portugal.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim de facto esta saida do ECMWF é de facto muito positiva, e lá para o fim dela o será para o sul de Portugal.

Isso já não sei, dado que não tenho acesso aos mapas de precipitação pelo menos hoje .... mas se realmente o AA for rumar lá mais pro Reino Unido então poderemos ter pelo menos nas Ilhas uma nova Isabel !!

No que diz respeita realmente ás previsões sazonais (sim, eu sei que sou fanático por previsões sazonais) o cenário de uma semana atrás tem vindo a ser suavizado mas no meu ponto de vista continua tudo muito inconclusivo, mas para ser sincero já as vi melhores !!

Está tudo muito instável e este ano parece que não está acertamente lá muito :angry::angry::angry:
A ver se acerta com o Outono/Inverno (Novembro a fevereiro que já era muito bom) :mad::angry::angry:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.