Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
O IM só coloca os alertas depois das coisas acontecerem dizes tu, provavelmente é uma grande verdade em muitas situações. Mas se por acaso o IM colocasse alertas em situações muito antes de acontecerem, as pessoas diriam coisas bem piores, acredita, ainda hoje ouvi deliciado uma sobrinha de 6 anos a dizer-me que amanhã não ia chover porque eles já hoje tinham previsto chuva e viu-se, nada, isto palavras dela :D

Ontem por acaso o IM lançou um alerta laranja para a Madeira e eu entre amigos do fórum no skype disse que não percebia porquê, quase nem havia nuvens altas na Madeira, até disse a esses amigos que por exemplo em S.Miguel havia montes de células, que fazia muitos mais sentido um laranja á. Mas na realidade o IM esteve bem, choveu a potes nas montanhas da Madeira, devido a este fluxo tropical fortemente húmido que numa região montanhosa larga toneladas de água. E dessas coisas ninguém fala, das vezes em que o IM até está bem quando a maioria nem percebeu porquê.

Isto tudo para dizer que só no fim das coisas acontecerem é que se tem alguma autoridade para criticar, se estamos a criticar antes estamos quase como que a comentar decisões de partidos em eleições baseadas em sondagens. Amanhã sim, conforme o que aconteça, larguem fogo à peça, se tal se justificar, critiquem.

Mas sobre os alertas, gostaria que continuássemos nestes dias a ter um grande debate neste tópico:
http://www.meteopt.com/forum/meteorologia-geral/sistema-de-alertas-do-im-533.html

Pessoalmente e infelizmente acho que esta história dos avisos do IM uma coisa completamente estéril e virtual, que não chega às populações, estando eles certos ou errados. As discussões em redor disto são tremendas por aqui mas são discussões em circuito fechado, as polémicas só existem nesta comunidade amadora, não extravasam para a população que se está completamente nas tintas para estas coisas. Avisos certos ou errados, atempados ou atrasados, parece-me que é completamente indiferente nos efeitos práticos os dia a dia das populações. Não mudam nada. Às vezes olho para estas discussões como quem olha para aqueles comentadores de politica nas televisões que passam os dias a comentar factos e a criar factos, mas que estão completamente alheados do país real que nem sabe quem são as personagens nem sobre o que falam. Parece um mundo paralelo de ficção.

Há para mim um longo caminho a percorrer nesta temática, há um debate sobre isto tudo que para mim é urgente pensar-se neste país. Há no fórum cada vez mais membros da protecção civil e dos bombeiros que se interessam cada vez mais por isto de forma pessoal porque não encontram nas próprias instituições um rumo lógico para aquilo que querem saber e aprender, e acho que começa a ser necessário pensar-se numa verdadeira rede nacional de alertas/avisos para pessoas que os saibam compreender, e em tempo útil, o que se está a passar. Essa rede hoje não existe. Ou provavelmente existe, em papel e num qualquer powerpoint governamental, mas na realidade é completamente virtual.

Acho que chegamos a um entendimento:D estou plenamente de acordo contigo, o IM até tem estado bem, nestes tempos(não digo que tenha estado sempre mal, mas a verdade é que algumas vezes tem falhado bem:hehe:), os alertas para a Madeira têm estado mais que correctos.
Acho que já disseste tudo, não posso acrescentar mais nada:D
(desculpem este off-topic)
:thumbsup:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
O IM falha,e acerta,como é normal! As previsões meteorológicas são isso mesmo,previsões. E depois do acontecimento é muito fácil falar. " Ah choveu tanto e não houve alertas " Olha,Boa! :D
Criticar,criticar só critico a 3/4 dias do acontecimento já se dizer,não uma vez,mas 50 vezes que " Não vai chover nada,só dá para tirar o pó " :p

Agora vai-se a ver,para o litoral centro amanha,poderá estar perto dos 30 mm em alguns locais.No Algarve também vai chover,e ainda mais no Norte.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
O interessante seria se estes dois pontos "quentes" cedessem um pouco do seu vigor ao que timidamente por aqui passou!

009.png
 

Bruno Matos

Cirrus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
56
Local
BELMONTE (640m)
Boa noite a todos.
Aqui pela Covilhã já chove!! Começou a chover mesmo agora!..e bem!
Faria todo o sentido o instituto de meteorologia colocar em aviso amarelo algumas regiões do país visto que na minha prespectiva vai chover bastante em algumas zonas e como sempre as primeiras chuvas no nosso país são um problema! 4ªfeira pela madrugada vai ser o grande problema!

Abraço a todos
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Os avisos do IM
Essa questão tem sido respondida ao longo do dia (e noite).
Ainda é prematuro para lançar alertas. Se a situação de chuvas fortes se confirmar (previsão) então os profissionais do IM lançarão o devido alerta.
até lá acompanhemos o que se vai passando.

Uma das melhores decisões para a protecção de vidas humanas e de materiais é estarmos sempre de prevenção - assim quando se lançam alertas já todos nós devíamos ter atitudes conscientes de protecção para fenómenos meteorológicos. Falta-nos uma cultura responsável enquanto povo.
Desimpedir bueiros, valas de drenagem, ribeiros e riachos, de detritos antes de todos os Outonos devia ser uma preocupação de todos - não apenas quando são lançados alertas de mau tempo. Por vezes só nos preocupamos depois dos eventos...

P.S.: o JOAOPT tem razão - penso que um olho em cima e um olho em baixo veem melhor!!! São sempre 2 olhos postos aqui no continente :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.