Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Bruno Matos

Cirrus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
56
Local
BELMONTE (640m)
Os alertas são previsionarios e servem para salvar vidas e bens! Não têem necessarimaante de acontecer! Mas sim precaver as populações!
Para mim está na hora! Na 4ªfeira vai ser em grande!
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Isto tudo para dizer que só no fim das coisas acontecerem é que se tem alguma autoridade para criticar, se estamos a criticar antes estamos quase como que a comentar decisões de partidos em eleições baseadas em sondagens. Amanhã sim, conforme o que aconteça, larguem fogo à peça, se tal se justificar, critiquem.

Mas sobre os alertas, gostaria que continuássemos nestes dias a ter um grande debate neste tópico:
http://www.meteopt.com/forum/meteorologia-geral/sistema-de-alertas-do-im-533.html

Pessoalmente e infelizmente acho que esta história dos avisos do IM uma coisa completamente estéril e virtual, que não chega às populações, estando eles certos ou errados. As discussões em redor disto são tremendas por aqui mas são discussões em circuito fechado, as polémicas só existem nesta comunidade amadora, não extravasam para a população que se está completamente nas tintas para estas coisas. Avisos certos ou errados, atempados ou atrasados, parece-me que é completamente indiferente nos efeitos práticos os dia a dia das populações. Não mudam nada. Às vezes olho para estas discussões como quem olha para aqueles comentadores de politica nas televisões que passam os dias a comentar factos e a criar factos, mas que estão completamente alheados do país real que nem sabe quem são as personagens nem sobre o que falam. Parece um mundo paralelo de ficção.

Há para mim um longo caminho a percorrer nesta temática, há um debate sobre isto tudo que para mim é urgente pensar-se neste país. Há no fórum cada vez mais membros da protecção civil e dos bombeiros que se interessam cada vez mais por isto de forma pessoal porque não encontram nas próprias instituições um rumo lógico para aquilo que querem saber e aprender, e acho que começa a ser necessário pensar-se numa verdadeira rede nacional de alertas/avisos para pessoas que os saibam compreender, e em tempo útil, o que se está a passar. Essa rede hoje não existe. Ou provavelmente existe, em papel e num qualquer powerpoint governamental, mas na realidade é completamente virtual.

Subscrevo a 100%!:)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
O IM lança avisos meteorológicos e nada mais, que isso é a função que os compete, quem tem a responsabilidade de lançar avisos à população é a protecção civil. Esse organismo em colaboração com as Câmaras Municipais deviam fazer uma colaboração estreita. Estamos no Outono, é normal caírem precipitações fortes, mas acima de tudo não existe prevenção no nosso país. Não é o IM que tem a culpa de as sargetas estarem entupidas, de os ribeiros estarem obstruídos e muito outras situações. Quando criticam o IM e admito que já critiquei bastante ainda no Verão e a resposta que eles deram-me fiquei esclarecido. Que importa se o IM coloca em alerta laranja o Algarve e se a protecção civil no Algarve não lançar um alerta à população, a protecção civil é quem tem a responsabilidade de avisar a população em função dos alertas e das previsões do IM.

Eu quando faço a 125 entre Olhão e Faro em locais de curso de água só vejo canas, caso do Rio Seco e à entrada de Faro, basta um dia chover demais e é a água em entrar em casa das pessoas, mas ninguém tem a culpa, a ARH limpou os cursos de água em Fevereiro, quando devia limpar em Setembro altura que começa as primeiras chuvas.

Desculpem o off-topic.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Boas!
A destacar, claro, a nossa menina Grace, integralmente concebida em águas portuguesas a uma latitude invejável :w00t:
Para cá, em termos de chuva, esta situação vai ser interessante de seguir. Então temos para amanha o GFS, que dá precipiação para Sagres e parte do barlavento, mas deixa sem uma gota de água Faro-Tavira. Por outro lado, gostava de poder acreditar no NGP, que dá precipitação mais generalizada no Algarve, com boa actividade e entrar por Sagres e a deixar boas quantidades em todo o barlavento e Baixo Alentejo.
Para quem nos toma por pessimistas, eu até tenho um bom pressentimento acerca deste episódio. O GFS só me tem dado tristezas em anteriores episódios em Setembro, ora tira tudo o que põe, ora tira quase tudo e não cái nada. Desta vez nem sequer está a por nada. Acredito numa surpresa :D
A esperança é a parte mais meridional linha de instabilidade (que já varre a Galiza e o norte), alimentada por um belo fluxo subtropical de S-SW, que poderá trazer supresas por cá. Resta aguardar sem grandes euforias :thumbsup:
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Boas!
A destacar, claro, a nossa menina Grace, integralmente concebida em águas portuguesas a uma latitude invejável :w00t:
Para cá, em termos de chuva, esta situação vai ser interessante de seguir. Então temos para amanha o GFS, que dá precipiação para Sagres e parte do barlavento, mas deixa sem uma gota de água Faro-Tavira. Por outro lado, gostava de poder acreditar no NGP, que dá precipitação mais generalizada no Algarve, com boa actividade e entrar por Sagres e a deixar boas quantidades em todo o barlavento e Baixo Alentejo.
Para quem nos toma por pessimistas, eu até tenho um bom pressentimento acerca deste episódio. O GFS só me tem dado tristezas em anteriores episódios em Setembro, ora tira tudo o que põe, ora tira quase tudo e não cái nada. Desta vez nem sequer está a por nada. Acredito numa surpresa :D
A esperança é a parte mais meridional linha de instabilidade (que já varre a Galiza e o norte), alimentada por um belo fluxo subtropical de S-SW, que poderá trazer supresas por cá. Resta aguardar sem grandes euforias :thumbsup:

Estou plenamente de acordo:D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Tempestade Tropical GRACE (Atlântico 2009 #7)

situação actual:

a TS grace esta agora a mostrar sinais de enfraquecimento...a circulação esta a tornar-se mais desorganizada e o olho vai se tornando menos envolto em convecção...deverá dissipar-se ate as 00h de terça feira.
a linha de instabilidade que esta a W de portugal esta actualmente a intensificar-se á medida que avança para NE.
uma linha de instabilidade a norte da TS grace esta tambem em fase de intensificação movendo-se lentamente para norte e arqueando ao redor do centro de circulaçao que se situa ligeiramente a WNW da TS grace.
aqui a animação de satelite:
http://www.sat24.com/Region.aspx?country=eu&sat=ir&type=loop
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
gfs2184538088.png


Segundo o GFS, o "pico" da frente deverá ser ao final da tarde e início da noite, e estender-se até mais ou menos de madrugada, certo? :unsure:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
épá...é o que me parece....observando o sat.
mas é estranho...dantes pensava que estava a deteriorar-se mas depois houve uma intensificação da convecção e a aparecia no IV parece-me bastante boa:thumbsup::unsure:

Sim, parece que a frente está a ganhar uma boa convecção à medida que vai avançando para NE.

O mesmo modelo (GFS) prevê também uma intensificação do vento, atingindo o pico mais ou menos por volta do final da tarde. Será também verdade?

É que, vendo esta http://www.sat24.com/Region.aspx?country=eu&sat=ir&type=loop imagem de satélite, parece que a frente está já a acabar... Como poderão os modelos prever esse "pico" para essa hora? :unsure:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
a frente nao é uma frente mas sim uma linha de instabilidade:p
ela vai estacionar sobre o litoral portugues ou ligeiramente offshore, dai o perigo.
o facto da linha estacionar quer dizer que vao ocorrer aguaceiros e trovoadas no litoral de um modo praticamente continuo;)
amanha esta linha vai acabar por se deslocar para leste dando espaço para outra, nao menos intensa, vir a afectar o pais desta vez ate 5f.
portanto nas proximas 72h teremos aguaceiros e trovoadas aumentando de intensidade e frequencia no sentido SE-NW ou seja os locais mais afectados serao o minho, douro litoral, litoral centro e os menos afectados serao o alentejo central e o sotavento algarvio.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.