Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
sim toda a gente sabe sim .... ;)

o ECM nesta run coloca sinais de mudança novamente nos dias 20/21 !!
A tendência está lá ... vamos a ver como as condições evoluem !!!

Quinta já saberemos o que nos espera até quase ao final do mês !!

ECM1-240.GIF

A previsão feita no meu site que pode ser vista aqui Previsão WXSIM utilizando o software WXSIM já mostra finalmente a chegada de algumas noites frescotas.

Dia max/min

13 30/14
14 30/13
15 28/11
16 26/10
17 26/9
18 26/5

Os 5º de mínima para sábado talvez sejam um pouco optimistas. Mas finalmente o primeiro cheirinho fresco deste inverno.

Salientar também que até sábado vamos atingir valores mínimos de humidade muito baixos (20%-30%)

Depois de Domingo é um tiro no escuro.

Boa noite este meu poste pode parecer meio cora do contesto mas eu não podia deixar de fazer esta questão ao amigo hotspot.
Eu vi a sua pagina, quanto a mim muito bem formada e com informação regional muito útil, mas eu gostaria mesmo era se saber qual a fonte das imagens de radar
Pois u gostaria de colocar esse mesmo radar no Google earth

Boa noite este meu poste pode parecer meio cora do contesto mas eu não podia deixar de fazer esta questão ao amigo hotspot.
Eu vi a sua pagina, quanto a mim muito bem formada e com informação regional muito útil, mas eu gostaria mesmo era se saber qual a fonte das imagens de radar
Pois u gostaria de colocar esse mesmo radar no Google earth

A imagem de radar é a mesma que está no site do IM, tratada e com zoom à zona da Grande Lisboa. Colocar no Google Earth já é um processo mais complicado...

Eu só fiquei com duvida porque a imagem de radar que eu conheço do IM é uma imagem não actualizável, isto é cada imagem tem um código único pelo que se eu copiar o link da imagem só copio mesmo aquela imagem daquela hora, enquanto que outras imagem como as do EUMESAT são actualizáveis copia-se o link e essa imagem vai sendo actualizada
Por isso é que eu perguntei qual a fonte do seu radar.

Por exemplo esta imagem é actualizável----http://www.wetterzentrale.de/pics/Reurmett.gif

Enquanto que esta não o é------http://www.meteo.pt/resources.www/data/observacao/radar/imagens/20091013/GATWPIEZSiukQdyAkSKO/por091013070030.jpg
Como pode constatar esta ultima tem a data incluída no link e um código único.

Por exemplo esta imagem é actualizável----http://www.wetterzentrale.de/pics/Reurmett.gif

Enquanto que esta não o é------http://www.meteo.pt/resources.www/data/observacao/radar/imagens/20091013/GATWPIEZSiukQdyAkSKO/por091013070030.jpg
Como pode constatar esta ultima tem a data incluída no link e um código único.

Tens toda a razão. Mas como se diz "Só não há solução para a morte". :p

Estamos off-topic, mais alguma dúvida que tenhas envia PM.

Mais uma run mais uma rodada:
- ECMWF: continua a entrada de uma forte depressão de Noroeste, mas claro sempre a 240h; agora já vai no dia 23;
- GFS: mais uma run estranha deste modelo para variar, vou esperar pela run das 6h para comparar melhor;

Pois mais uma run do GFS que nada tem a ver com outra, mas assinala-se que esta cola-se bastante á run do ECM colocando a depressão chegando mais cedo ....
Quanto a precipitação prevista nem vale a pena falar enquanto os modelos não se decidirem o que apenas deve acontecer lá para Quinta/Sexta !!

PS: Previsões sazonais vou deixar de comentar ... comentarei agora somente ao dia 1 e 15 de cada mês .... para que ninguém fique ainda com azia maior de mim !!!!!

Penso que já resta poucas duvidas que as temperaturas finalmente vão baixar para o final da semana e de que as chuvas vão chegar para o inicio da semana que vem ;) resta apenas saber da sua intensidade e duração mas algo me diz que vai ser toda a semana com bastante chuva :)

De facto era uma lição que o ECMWF dava ao GFS mas ainda faltam tantos dias :(
test8.gif

Quanto a lições não sei se as haverá...mas que haja novas oportunidades:D para o que falhar no exame...:lol:
Se repararmos bem nestes modelos o que vemos?
1º - O ECM dá-nos uma bela depressão a noroeste - quem não "chora" por uma bela depressão destas?
2º O GFS dá-nos a perspectiva de AA quase eterno...mas reparem numa coisa: com a colocação do AA numa posição tão a norte (aprox. Escócia) abre a perspectiva de formação de cavados a sudoeste do continente (aprox. Madeira).
Estarei tão errado ou tão certo? Olhando com atenção os modelos...há ali qualquer coisa! Mesmo que os modelos sejam tão antagónicos.:rolleyes:

Não sei não, estamos a olhar e comparar cartas do geopotencial aos 500hPa, aliás da anomalia ao longo de um período, e não a ver depressões e anticiclones expressos exactamente à superfície, nem num instante exacto.. Acho que não se pode associar assim destas cartas "preto no branco" os sistemas de superfície.. É preciso cautela antes dessa interpretação directa.
Olhando para elas até dizia que o GFS poderia ter actividade interessante bem mais a Sul que o ECMWF, embora provavelmente de depressões menos cavadas, logo com menor expressão em altitude e menos "explosivas".. Talvez até como foi referido actividade de algumas "cut-off"..
E o ECMWF ter uma actividade muito mais "explosiva", de depressões muito mais cavadas, e no entanto até quem sabe (espero que não se o ECMWF tiver razão) um nada demasiado a Norte para nós para levarmos com elas em cheio.. Mas talvez felizmente não seja demasiado a Norte, e sim em cheio no NW da península, assim o esperemos!
Mas também posso estar a dizer um grande disparate! :p

Parece que a mudança vai ocorrer mesmo dia 19 ou 20, depois é um sonho ver tanta água, de 20 a 29 Outubro cerca de 90 mm seria excelente. Tenho fé que venha a chover algo, agora com que intensidade só mais próximo. O ECM está lindo, o GFS lindo está para o Algarve. :rolleyes:

Estado
Fechado para novas mensagens.