Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Há 22 anos atrás, era este o horizonte próximo.
Excepcionalidade ,Tempo tempestuoso em toda a Europa Ocidental.

pos1.gif
[/URL][/IMG]

ps2.gif
[/URL][/IMG]

Mas que grandes dias foram aqueles de 15 e 16 de Outubro de 1997.
Houvesse Meteopt àquela época e depressa imaginamos o servidor aflito de tanta movimentação.
22 anos depois, discute-se aqui quando será terminado este Verão desmesurado.

pos3.png
[/URL][/IMG],

Há agora boas prespectivas de chegar algo.
Há luz ao fundo.
Já aqui foi dito , explanado.
Mas estas variáveis que provocam estas discrepâncias de uns anos serem tanto e outros tão pouco, este Outubro em que pode secar tudo e outros
em que vigorosas frentes atlânticas são já permitidas,
estas diferenças são ainda pormenores de difícil enquadramento e
navegam ainda em águas turvas do conhecimento.
Este ano está assim . Por ora.
Virá aí algo...Terá que vir...
Cá estaremos . Até lá , toca a usufruir...
Depois , quem saberá do resto do Outono? quanto mais do Inverno que se avizinha?

nao vi as runs todas mas nao sei onde voces viram o europeu a dar uma licao ao gfs para mim foi ao contrario

tude depende da movimentacao que a depressao que esta no centro da europa tomar e nisso o gfs viu primeiro que o europeu ou pelo menos agora o europeu parece entra em concordancia com o gfs quanto a instabilidade parece ser garantida apesar daquilo que se vai passar exatamente no centro da europa parece ser ainda um pouco incerto

nos aqui com temperaturas tao altas e o pessoal da centro europa a gelar e a pensar exatamente o contrario de nos ;tao longe e tao perto

Eu acho que os modelos ainda vão tirar quase tudo o que está prevista, talvez sobre alguma coisinha para Quarta e Quinta e depois volta o AA para cima de nós, para termos um longo São Martinho !!;)

Há e tal os modelos não é isso que indicam ... hoje indicam, nos próximos dias veremos o que sobre e o despertador vai soar !!

EDIT: Devo ser bruxo o ECMWF acabou de fazer exactamente o que eu disse um forte sistema frontal atravessa portugal na Quarta e depois reina do AA !!!

Eu sinceramente prefiro o cenário do GFS, como disse ontem, parece-me que o ECMWF tem uma brutal depressão e boa frente, mas depois o pós-frontal está marcado por AA e estabilidade de novo.. Com a acção demasiado a Norte!
O GFS tem a depressão menos cavada, mas depois solta a "cut-off" para cima de nós em óptima posição dias a fio..
1000x a previsão do GFS prefiro..

Mas.. Confio mais no ECMWF....
Pode ser que acabe no meio termo! :p

Meio termo é a depressão a Oeste de Portugal e se ficasse vários tanto melhor, mas o ECMWF anda demasiado consistente com essa depressão e até ao momento ainda não deu em qualquer run nada parecido com aquilo que o GFS preve em relação ao sul !!

Mas sinceramente desta vez creio que vai-se juntar novamente ao ECMWF, e este ano acho que o ECM está dando goleada !!
Porque quando a esmola é muita o povo desconfia !!

como ja todos sabemos a mudança espera-nos nos ultimos 10 dias do mes...na minha opiniao o ECMWF preve uma depressao muito forte mas de curta influencia no continente ( -72h) enquanto o GFS preve uma depressao um pouco mais fraca mas com um cavado a formar-se e acabando por dar numa cut-off a SW de sao vicente e evoluindo para ENE este ultimo cenario bastante mais durador e com precipitações fortes.
o ideal....talvez uma hibridação dos dois cenarios:thumbsup:

Cheira-me pelo último Run que mais uma vez o GFS vai atrás do ECMWF e lá se vai a cut-off....

Se ontem estava bom, hoje está péssimo, a chuva voltava dia 20, hoje tirou tudo e nem 1 mm sequer e só dia 21 isto no 1ºpainel porque no 2º painel nem vale a pena olhar quando a 180 horas muda da noite para o dia, é sempre adiar a adiar, fará a mais horas. Se calhar ainda mete AA e mais AA, há-de ser natal e tudo na praia.:disgust: Meados de Outubro e nem uma erva nasceu, nem no ano da pior seca Outubro foi tão seco, se isto não muda bem podemos começar a rezar para que tenhamos água no próximo Verão. Tudo pode mudar é certo, mas quando de Outubro a Dezembro não chove bem, nesse ano é um ano seco, pelo menos, por aqui.:disgust:

Se ontem estava bom, hoje está péssimo, a chuva voltava dia 20, hoje tirou tudo e nem 1 mm sequer e só dia 21 isto no 1ºpainel porque no 2º painel nem vale a pena olhar quando a 180 horas muda da noite para o dia, é sempre adiar a adiar, fará a mais horas. Se calhar ainda mete AA e mais AA, há-de ser natal e tudo na praia.:disgust: Meados de Outubro e nem uma erva nasceu, nem no ano da pior seca Outubro foi tão seco, se isto não muda bem podemos começar a rezar para que tenhamos água no próximo Verão. Tudo pode mudar é certo, mas quando de Outubro a Dezembro não chove bem, nesse ano é um ano seco, pelo menos, por aqui.:disgust:

Tenham calma que é apenas uma run e a esta distância... :rolleyes::thumbsup:

mas de facto este modelo GFS é muito inconstante..:mad:

nas próximas saídas penso que vai voltar a colocar a precipitação e teremos chuva/instabilidade generalizadas com uma cut-off a SW a partir do dia 20.

Mais constante está o ECMWF mas com uma depressão bem mais cavada...vamos ver como será a saída deste modelo 12 Z...

Já não estamos na época das cut-off :p

Isso não é verdade, mesmo em Dexembro temos cut-off e bastante mais violentas que as que ocorrem no início do Outuno, temos o caso da queda do avião em Faro em 1992, o caso da chuva forte em Fevereiro do ano passado em Lisboa e muitos outros casos.

Mário.. Há cut-off's todo o ano.. Isso não tem nada a ver.. :rolleyes:
Se tu queres dizer que o tempo de trovoadas fortes associadas a cut-off's está a passar, pois acaba o calor, tudo bem.. Agora não haver cut-off's.... Quantas cut-off's bem boas há no Inverno!

O problema é que há cada vez menos :rolleyes: embora este ano já estejamos melhorzinhos em comparação com os últimos anos.

Estado
Fechado para novas mensagens.