Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009



miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Pois, mas então em que é ficamos?:)
Descupem o offtopic...mas é que pensei que alguém tivesse ideia ou uma fonte mais concreta que me pudesse dar uma opinião.

Para onde quer que vás podes apanhar instabilidade a partir de Sábado principalmente no inicio da semana que vem!! mas já sabes como é a actividade convectiva pode fazer ou lado e teres sorte de estar com um dia de sol ou pode fazer mesmo em cima das nossas cabeças :)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boas

estive a ver o modelo GFS, através do Meteopt.com, e amanha tudo indica que iremos ter também trovoadas aqui por angra do heroismo, com um -3,7 a -4,5 e um CAPE de 1072 e 1143 respectivamente, penso que seja provável que ouça trovejar por estes lados. por isso peço alguem experiente nisto das trovodas que me diga se estou correcto ou não?

obrigado desde já
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Pois, mas então em que é ficamos?:)
Descupem o offtopic...mas é que pensei que alguém tivesse ideia ou uma fonte mais concreta que me pudesse dar uma opinião.



Pois fonte mais concreta?

Boa pergunta, mas nesta altura do ano (setembro e outubro) é muito complicado para os modelos serem totalmente fiaveis, pois é uma epoca de transição:).

Tal como o Miguel assim o escreveu, é um quebra cabeças estas situações.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Regressando às previsões para Portugal Continental, parece que amanhã, Sábado, o interior do Alentejo terá alguma precipitação razoável:

Previs_o_de_precipita_o.JPG
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
estive a ver o modelo GFS, através do Meteopt.com, e amanha tudo indica que iremos ter também trovoadas aqui por angra do heroismo, com um -3,7 a -4,5 e um CAPE de 1072 e 1143 respectivamente, penso que seja provável que ouça trovejar por estes lados. por isso peço alguem experiente nisto das trovodas que me diga se estou correcto ou não?

Temos a aproximação de um sistema frontal. Pode-se acompanhar a sua evolução nos seguintes link`s:

WeatherOffice Satrep EUMETSAT IPPS animation
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aqui no Algarve a haver alguma coisa de chuva terá que ser somente na Proxima quarta-feira e mesmo assim duvido que ocorra alguma coisa !!

Mas tb não faz mal ... já estamos habituados e nem todos os setembros podem ser iguais como o ano passado !!
É preciso é que venha quando tem que vir ou seja, a partir do inicio de Outubro!!
 

bisnaga33

Cirrus
Registo
26 Mai 2009
Mensagens
56
Local
almada
boas tardes amigos,vou hoje para sesimbra e espero ter alguma actividade convectiva este fin-de-semana:D,se conseguir vou tentar tirar umas belas fotos e por no site:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olha que giro ... o GFS acaba de tirar o pouquinho que havia para aqui ... e coloca AA por todo o lado !!
Parece que este mês a não ser que haja grande mudança radical vai terminar a zero
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Olha que giro ... o GFS acaba de tirar o pouquinho que havia para aqui ... e coloca AA por todo o lado !!
Parece que este mês a não ser que haja grande mudança radical vai terminar a zero


É bem verdade, este modelo é irritante...:angry::rolleyes:

De qualquer modo penso que ainda existem boas condições de instabilidade em perspectiva em vários pontos do País em especial centro e sul, mais no interior

Estou cada vez mais " pessimista" em relação a isto aqui para o Litoral Norte, as trovoadas parecem uma hipótesse cada vez mais remota... e esta run é medonha pois coloca o AA a uma eternidade....:angry:


...mas a esperança é a última a morrer...:thumbsup: