Seguimento Rios e Albufeiras - 2009

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois é verdade que a situação é preocupante mas longe de ser dramática, por isso é preciso ponderação também !!
Eu por acaso tenho sido um dos mais inconformados com a situação mas depois já entendi que não vale a pena estar sempre a dizer o mesmo pois não resolve nada !!
Contudo tenho esperança que este ano o Inverno seja chuvoso mesmo aqui para o Algarve !!
Aliás a minha ideia era o Inverno contrariamente ao habitual este ano ser mais chuvoso a sul do que o Norte e do que o Outono ao contrário do habitual !!
Nos ultimos 20 ou 30 anos devido ao factor NAO + as coisas alteraram-se !!

Bom não digo mais nada porque estou-me a afastar já um bocado do Tópico.
No final deste mês falarei novamente sobre este tópico....

Saúde e felicidade para todos,
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Pois é verdade que a situação é preocupante mas longe de ser dramática, por isso é preciso ponderação também !!
Eu por acaso tenho sido um dos mais inconformados com a situação mas depois já entendi que não vale a pena estar sempre a dizer o mesmo pois não resolve nada !!
Contudo tenho esperança que este ano o Inverno seja chuvoso mesmo aqui para o Algarve !!
Aliás a minha ideia era o Inverno contrariamente ao habitual este ano ser mais chuvoso a sul do que o Norte e do que o Outono ao contrário do habitual !!
Nos ultimos 20 ou 30 anos devido ao factor NAO + as coisas alteraram-se !!

Bom não digo mais nada porque estou-me a afastar já um bocado do Tópico.
No final deste mês falarei novamente sobre este tópico....

Saúde e felicidade para todos,

Concordo contigo Aurélio, mas se a malta visse como estão as barragens de Odeleite e Beliche, diria que a situação está mesmo muito preocupante...

A água está mesmo nos fundos :(
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Desejo então que caem no sul muito boas chuvadas este outono e inverno!

]ToRnAdO[;174775 disse:
Concordo contigo Aurélio, mas se a malta visse como estão as barragens de Odeleite e Beliche, diria que a situação está mesmo muito preocupante...

A água está mesmo nos fundos :(
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
]ToRnAdO[;174775 disse:
Concordo contigo Aurélio, mas se a malta visse como estão as barragens de Odeleite e Beliche, diria que a situação está mesmo muito preocupante...

A água está mesmo nos fundos :(

Nao consegues por aqui algumas fotos do estado actual das barragens?
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Pois aqui no sul tamos à espera que despare o caudal de Odelouca!

Ou não se calhar já deve tar quase cheia com a chuva do verão:lol:

Qout=0 é mesmo verdade não devia indicar o caudal mínimo natural que deve ser debitado pro rio a jusante ou em situações de seca trancam-se as comportas?
Já agora onde arranjas essa informação? é interessante!!!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Qout=0 é mesmo verdade não devia indicar o caudal mínimo natural que deve ser debitado pro rio a jusante ou em situações de seca trancam-se as comportas?
Já agora onde arranjas essa informação? é interessante!!!

A barragem do Alto Lindoso é utilizada para a produção de energia eléctrica. O Qout só é diferente de zero quando há necessidade de produção de energia eléctrica a partir da energia hídrica, que normalmente ocorre nos picos de maior consumo (maior procura de energia).

De qualquer forma todas as barragens devem manter um caudal ecológico. Mas que neste caso não é contabilizado.

Tiro os dados da página do SNIRH.

Infelizmente há poucas albufeiras com dados em directo. :(

------------------------------

Nas últimas horas, a chuva que tem caído na região tem dado resultados extraordinários. :)

semttulo3ul.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Situação nas Albufeiras no Algarve

Dados referentes a 30 de Novembro de 2009

Albufeira do Arade: 2476 dam3 ( 8.72 %)
Albufeira do Beliche: 25182 dam3 ( 52.46 %)
Albufeira da Bravura: 20329 dam3 ( 58.37 %)
Albufeira do Funcho: 8235 dam3 ( 17.26 %)
Albufeira de Odeleite: 78116 dam3 ( 60.09 %)

Fonte: Inag

Passado mais um mês do semestre chuvoso e continua a descer os valores de armazenamento nas Albufeiras Algarvias, assim, por este andar, vamos ter um 2010 muito complicado. Poupem água, porque é um bem cada vez mais escasso no Algarve.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Situação das Albufeiras em Portugal, a 30 de Novembro de 2009.

Albu.jpg


No último dia do mês de Novembro de 2009 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 6 bacias hidrográficas e uma descida em 6.
Das 56 albufeiras monitorizadas, 5 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 23 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Os armazenamentos de Novembro de 2009 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de Novembro (1990/91 a 2008/09), excepto para as bacias do CÁVADO/RIBEIRAS COSTEIRAS e AVE.


ESCOAMENTO

Escoamento.jpg


No mês de Novembro de 2009, considerando as 59 estações hidrométricas monitorizadas, verificou-se que 1 estação hidrométrica apresenta escoamento acumulado superior à média e 34 apresentam escoamento acumulado inferior à média.
Comparativamente ao escoamento mensal de Outubro de 2009 verificou-se uma descida do escoamento mensal em 7 estações e uma subida em 21 estações.


Numa análise mais detalhada, vemos que a chuva de Novembro no litoral norte e centro, já mostra resultados.
A bacia do Ave está a 95,4%, e mais a norte, as Bacias do Cávado e do Lima, não estão nessa ordem de grandeza, porque a água que chega a essas barragens tem sido aproveitada para fornecer energia eléctrica ao país.
Por exemplo, nas últimas 24h, a barragem do Alto Lindoso, esteve em produção contínua de electricidade, excepto entre as 2-4h da manhã, altura de menor consumo eléctrico.


Apesar disso, o nível de escoamento dos rios continua a baixo do normal, apesar de no noroeste, já estar próximo disso.
A excepção é para o Rio Ave, que até já causou algumas complicações este ano, como foi referido nuns posts em cima.

gueda.jpg


A sul a situação é mais critica.
Além do Arade e do Funcho, já referidos pelo algarvio1980, existem outros pontos críticos.
No Guadiana a albufeira da barragem do Vigia está a 11,4%.
No Sado, Campilhas está a 2,5% e o Roxo a 13,1%.

O escoamento a sul do Mondego é praticamente nulo.
E isso nota-se também no Tejo.

Em Almorol, o caudal de água do Tejo no mês de Novembro foi menos de metade do caudal que ali passou no mês de Agosto. 121510dm3, contra os 260213dm3 de Agosto.
Bem a baixo do percentil 10%.

Tejo.jpg


Ainda não deverá ser este ano hidrológico que as lezírias do Ribatejo ficam alagadas. :hehe:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Apesar da chuva dos últimos dias, os caudais do Tejo e Guadiana, continuam bem a baixo da média. Isto porque a água que chega dos vizinhos espanhóis é muito reduzida.

Do lado de lá da fronteira, os solos ainda têm capacidade para reter muita água. Apesar de nos primeiros 20 dias deste mês se ter verificado um aumento da percentagem de água no solo.

Dia 20 de Dezembro:
nwbhgp96.gif
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: assim corre o douro em peso da régua hoje

com estas chuvas mais recente o Douro começa já a transbordar.

Praticamente toda essa água é dos afluentes portugueses ao rio Douro. De Espanha a água que tem entrado está dentro dos parâmetros normais.

O Guadiana é que viu subir bastante o seu caudal nas últimas 48h.

guadiana.png


O Zêzere também há uns dias que apresenta um bom caudal. Só o Tejo é que continua seco.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Boa Tarde

Estive hoje na Barragem da Teja ( Trancoso) esta barragem de abastecimento de água para uso doméstico e Industrial do Concelho estava já efectuar descargas. o seu nível de água está em 110 % , e ainda falta esta semana de chuva. :)

De registar que no final de Outubro estava em 70% da sua capacidade.