Seguimento Rios e Albufeiras - 2016

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,801
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Barragem de Crestuma esta manhã, foto de um amigo

108ad8n.jpg


Para quem não sabe o Centro de Telecomando de todas as barragens do país é aqui na Régua, têm aqui uma reportagem da RTP de há uns anos atrás

http://www.rtp.pt/noticias/pais/barragens-do-pais-sao-com-comandadas-a-partir-da-regua_v308152

o acesso é muito restrito, mas como tenho o pai de um amigo a trabalhar lá, de vez em quando tenho esse prazer de poder ver todas as barragens do país a serem controladas.
Esta imagem aqui é um miminho pra vocês :p no monitor de baixo podem ver algumas informações das barragens da Régua, Crestuma etc com tudo controlado ao segundo. Digamos que este local é o paraíso para quem é um entusiasta de cheias como eu :D

1judzq.jpg
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,801
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
O que eu dava para estar nesse Centro de Telecomando... :rolleyes:

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2

como eu te entendo...:) :D

Já agora, acrescentar que as imagens da RTP de 2010 já estão desatualizadas, aquela parede grande que aparece logo no início do vídeo já não está assim e está agora coberta com vários ecrãs, que são os ecrãs que podem ver na imagem que eu meti, por cima do monitor aquilo é a parede!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Dados de ontem:

6HCUz8R.jpg


Talvez o turismo que envolve a albufeira da Caniçada seja um obstáculo ao aumento de potência da barragem. As obras iriam implicar o esvaziamento da albufeira por um longo período de tempo. E isso traria prejuízo para a região que vive muito do turismo, principalmente no verão.

De qualquer maneira, olhando para Salamonde, dá para ter uma ideia do que se perde com a Caniçada. O reforço de Salamonde, permitiu não só que a mesma não tivesse que fazer descargas como conseguiu não desperdiçar o volume de água proveniente de Venda Nova (Frades), que teve um nível de produção elevadíssimo.

É verdade a Caniçada tem um impacto muito positivo na economia da região.
A ideia dos reforços de potência foi essa mesma devido à pouca capacidade de armazenamento de Salamonde e Venda Nova.
De referir que a Caniçada recebe a água turbinada por Salamonde e por Vilarinho das furnas, e apesar de ser a barragem da cascata do Cávado com mais potência instalada ficou ultrapassada agora.

O Douro espanhol está a encher bastante por umas fotos no Facebook é possível que amanhã já se sinta os efeitos em Miranda
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Cheias, cheias, foi em 2001.

Choveu tanto, tanto, tanto, como nunca vi chover ente Janeiro e Abril.

Tantas cheias tiveram os grandes rios.

Para ter uma ideia , passa um pequeno rio perto de minha casa, que a determinada altura, mesmo quando a chuva abrandou, já nem regressou ao seu leito. Os campos ficaram cobertos de água dias a fio.

Na quinta dos meus avós formou - se uma espécie de lago , algo que nunca tinha visto, e depois até eu e os meus primos metemos - nos lá com um bote de borracha.:D
 
Última edição:

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,801
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Cheias, cheias, foi em 2001.

Choveu tanto, tanto, tanto, como nunca vi chover ente Janeiro e Abril.

Tantas cheias tiveram os grandes rios.

Para ter uma ideia , passa um pequeno rio perto de minha casa, que a determinada altura, mesmo quando a chuva abrandou, já nem regressou ao seu leito. Os campos ficaram cobertos de água dias a fio.

Na quinta dos meus avós formou - se uma espécie de lago , algo que nunca tinha visto, e depois até eu e os meus primos metemos - nos lá com um bote de borracha.:D

lembro-me bem, foi um ano de loucos, o Douro chegou à avenida principal da Régua subindo uns 15 metros. e atingindo uns 2 metros nas lojas da avenida. Ainda tenho umas "reliquias" de fotos dessas cheias! Irei criar uns posts das ultimas cheias aqui na Régua e colocarei essas tambem de 2001