Seguimento Rios e Albufeiras - 2016

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
A transbordar caminha o rio Almonda por aí e por acolá. Felizes são os campos nas suas margens e os patos nadando satisfeitos.
Felizes sou eu ao presenciar toda a força da natureza.
Em Lapas

Citação retirda do grupo TORRES NOVAS







hidroperfil.php
hidro_caudal.php


albuf.php
albuf_caudais.php
 
Última edição:
APDL diz não prever regularização do caudal do Douro nos próximos dias
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) informou hoje não prever a regularização dos caudais do Rio Douro "para os próximos dias" e disse estar a "monitorizar continuamente a situação".

"Pelos valores atualmente registados, não se prevê a regularização dos caudais para os próximos dias", refere a APDL em comunicado hoje divulgado.

A administração dos portos diz ainda estar a "monitorizar continuamente a situação em articulação com as entidades competentes no sentido de se poder abreviar os procedimentos conducentes à reposição das condições de navegação assim que a situação o permita, nomeadamente a verificação da balizagem e limpeza de cais para que se possam restabelecer as condições de operação".

Quarta-feira a Autoridade Marítima Nacional emitiu um `aviso vermelho`, de risco de cheias, para as zonas de Peso da Régua, albufeiras do Carrapatelo e Crestuma e Ribeira do Porto/Gaia devido a descargas de água provenientes de Espanha.

Hoje, a APDL informa que "as condições hidrológicas verificadas no rio Douro desde 15 de abril registaram um contínuo aumento de cotas e caudais, decorrentes dos valores elevados descarregados pelas barragens do Douro internacional e nacional".

Segundo a APDL chegaram a ser descarregados 2.000 metros cúbicos de água por segundo em Picote, 2.800 metros cúbicos por segundo no Pocinho, 3.950 metros cúbicos por segundo na Régua e 4.500 metros cúbicos em Crestuma, valores que "excedem largamente as expectativas da segunda quinzena de abril".


"Neste contexto, a 15 de abril, a APDL suspendeu a navegação em toda a extensão da via navegável do Douro", assinala.

http://www.rtp.pt/noticias/pais/apd...-do-caudal-do-douro-nos-proximos-dias_n913147
 
O castelo do bode deve tar com descargas na ordem dos 500m3...
Almourol com quase 800 m3

Não creio. Até porque pelo Fratel, nas últimas horas, passaram em média 500m3/s.
De Castelo de Bode, o caudal deve andar entre os 200 e os 300m3/s.

ddDwMO6.jpg


Cabril aproxima-se dos 100%. 99,4% de momento. Só está mesmo a descarregar o que vem a mais. Já se está a preparar para o período estival.
A precipitação prevista para os próximos dias vai permitir a descida do caudal dos rios.

GsKDMVL.png


Por isso, será bom entrar em Maio com as reservas a norte do Tejo na casa dos 90%.

O que se passa no Douro é totalmente alheio a Portugal. O que está a provocar estas cheias, foi a intensa chuva que caiu em Espanha e em zonas montanhosas.
Porque esta chuva toda não derreteu apenas a neve na Serra da Estrela, mas deu cabo de enormes quantidades de neve acumuladas nas regiões Cantábricas.
Neve, que se derretesse de forma mais gradual, evitaria estas cheias, e contribuiria para uma maior reserva de água na bacia do Douro.
 
Última edição: