Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Em Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, perto da aldeia do Feridouro.









"Vale de Figueira
Após as chuvadas dos ultimos dias o Rio Alviela volta a galgar as suas margens e nos dá o prazer de apreciar paisagens de rara beleza."



30709481_1904788266220122_2195685807378334399_n.jpg


30710032_1904788342886781_8637877736284718259_n.jpg


Fotos retiradas do facebook.
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Essa última foto é de marmeleiro. Os meus ainda não têm as flores abertas...
Este escolheu um sítio estranho para crescer, à beira do rio no meio de freixos; algo inédito para mim :D Mas está com um ar super saudável! :)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Essa última foto é de marmeleiro. Os meus ainda não têm as flores abertas...

Os meus marmeleiros aqui estão em plena floração, ainda á bocado mal tinha parado de chover e já lá andavam as minhas abelhas, a recolher nectar, isto no mais antigos que plantei á 4 anos.
Acabei de fazer também uma sebe de marmeleiros e de nespereiras, no mes passado, com cerca de 200 estacas, e já estão todos a rebentar, ao longo de 40 metros.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Os meus marmeleiros aqui estão em plena floração, ainda á bocado mal tinha parado de chover e já lá andavam as minhas abelhas, a recolher nectar, isto no mais antigos que plantei á 4 anos.
Acabei de fazer também uma sebe de marmeleiros e de nespereiras, no mes passado, com cerca de 200 estacas, e já estão todos a rebentar, ao longo de 40 metros.
Os meus marmeleiros são gamboas, talvez sejam um pouco mais tardios.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Os meus marmeleiros são gamboas, talvez sejam um pouco mais tardios.

Pois, existe variedade de marmeleiros que florescem mais tarde, os meus são todos galegos, eu gosto mais pois, aguentam-se até mais tarde, ás vezes ainda chego a fazer marmelada já em finais de Novembro.
Se bem que as gamboas, também são muito bons, pois são mais macios, ao descascar, e mais doces.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Barragem do Caia. Já há água para as culturas Primavera/Verão

barragem_do_caia_fot1680ec65_base.jpg


Após um longo período à mingua, a maior albufeira no distrito de Portalegre apresentava, na ultima sexta-feira, uma cota de armazenamento na ordem dos 48,7%.

São boas notícias para os agricultores. Depois das chuvas de março e abril, e repostas as reservas hídricas, a Associação de Regantes e Beneficiários do Caia confirma que estão asseguradas as culturas de Primavera/Verão dentro do perímetro de rega da barragem do Caia.

“Depois desta pluviosidade que foi bem-vinda, estamos com 48,7% da capacidade total útil, o que dá um somatório de cerca de 92 milhões de metros cúbicos”, certifica Aristides Chinita.

Valores que confirmam a realização, sublinha, de “uma campanha de rega com distribuição a todos os utentes que necessitem dela dentro do perímetro do Caia”.

Por causa da seca, em fevereiro, a barragem, que abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, estava a 19% da sua inteira capacidade.

http://rr.sapo.pt/noticia/110839/ba...ara-as-culturas-primaveraverao?utm_medium=rss
.


_____________________
Créditos da informação: Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia.





 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Barragem do Caia. Já há água para as culturas Primavera/Verão

barragem_do_caia_fot1680ec65_base.jpg


Após um longo período à mingua, a maior albufeira no distrito de Portalegre apresentava, na ultima sexta-feira, uma cota de armazenamento na ordem dos 48,7%.

São boas notícias para os agricultores. Depois das chuvas de março e abril, e repostas as reservas hídricas, a Associação de Regantes e Beneficiários do Caia confirma que estão asseguradas as culturas de Primavera/Verão dentro do perímetro de rega da barragem do Caia.

“Depois desta pluviosidade que foi bem-vinda, estamos com 48,7% da capacidade total útil, o que dá um somatório de cerca de 92 milhões de metros cúbicos”, certifica Aristides Chinita.

Valores que confirmam a realização, sublinha, de “uma campanha de rega com distribuição a todos os utentes que necessitem dela dentro do perímetro do Caia”.

Por causa da seca, em fevereiro, a barragem, que abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, estava a 19% da sua inteira capacidade.

http://rr.sapo.pt/noticia/110839/ba...ara-as-culturas-primaveraverao?utm_medium=rss
.
Já deve ter ultrapassado os 50%, entrou novamente muita água ontem e vai continuar a entrar! :thumbsup: Se continuar a chover nos próximos tempos mais água se poupa para a rega. Foi uma excelente recuperação, coisa que ninguém pensou que já era possível. O Sul do Alto Alentejo pode respirar de alívio.