Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2018 às 00:36.

  1. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    17,112
    Local:
    Fatima (320m)
    Poluição no Tejo. Fábrica de pasta obrigada a reduzir laboração para travar descargas
    HÁ UMA HORA
    4
    Celtejo em Vila Velha de Ródão, vai ser obrigada a reduzir a produção durante 10 dias para travar as descargas de efluentes no Tejo. Ainda não se sabe a causa da espuma no rio, mas a seca contribuiu.

    A Celtejo, fábrica de pasta e papel em Vila Velha de Ródão, foi notificada pelo Ministério do Ambiente para reduzir a sua produção durante os próximos dez dias, de forma a diminuir em 50% as descargas de efluentes no rio Tejo. A medida foi anunciada pelo ministro do Ambiente e faz de um parte de um conjunto de intervenções de emergência para responder aos elevados níveis de espuma detetados no maior rio português.

    João Matos Fernandes sublinhou que esta medida, que poderá ser agravada até à suspensão temporária da atividade da fábrica, não significa uma imputação de responsabilidades à empresa que é controlada pelo grupo Altri. O Governo ainda não sabe qual foi a origem das descargas que provocaram um manto de espuma e águas castanha no Tejo, os resultados laboratoriais às amostras só serão obtidos no dia 5 de fevereiro.
    ...
    http://observador.pt/2018/01/26/pol...da-a-reduzir-laboracao-para-travar-descargas/
     
  2. JCARL

    JCARL
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Nov 2010
    Mensagens:
    303
    Local:
    Vila Velha de Ródão
    "No Tejo, tal como já referi, grande parte da água que corre é das descargas das fábricas"!!!
    Quais fábricas que tem recursos próprios para só fazerem descargas no Tejo?
    No caso da Celtejo, a unidade primeiro faz a captação de água no rio Tejo, utiliza-a e posteriormente uma grande parte volta para o Tejo depois de passar pela Etar da mesma, mas já a jusante da captação.
    Penso que também no caso da Central do Pego é a mesma coisa.

    Mas desculpem, o desabafo. O problema da poluição hídrica é somente uma parte do problema, pois a poluição atmosférica e sonora são problemas brutais e sem fim à vista e com consequências a longo prazo.
    Só quem não vive em Vila Velha de Ródão (estou a referir-me à povoação e arredores, e não ao todo do concelho) pode somente imaginar.
    Não é por acaso, que a população de Vila Velha é cada vez menos, pois a pessoas preferem viver noutras paragens.
     
    #77 JCARL, 26 Jan 2018 às 20:58
    Última edição: 26 Jan 2018 às 21:06
    MSantos e joralentejano gostaram disto.
  3. joralentejano

    joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Set 2015
    Mensagens:
    5,887
    Local:
    Arronches | Leiria
    Pois, provavelmente nenhuma, é tal e qual a renova, no rio Almonda.
    Quanto à poluição atmosférica, nem consigo imaginar como se consegue viver com essas condições, ainda no sábado passei junto à caima em Constância e o fumo estava mesmo na direção da estrada por onde passei, o cheiro era horrível, não se podia com aquilo. Constância fica mesmo em frente da fábrica, do lado oposto do rio, quando o vento manda o fumo para o lado da localidade com é que as pessoas aguentam? Horrível mesmo...:wacko:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Pedro1993, WHORTAS e luismeteo3 gostaram disto.
  4. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    17,112
    Local:
    Fatima (320m)
    MP abre inquérito a empresas acusadas pelo Ministério do Ambiente de poluir Tejo
    27 jan 2018 15:50

    O Ministério Público instaurou um inquérito a empresas de Vila Velha de Rodão, na sequência de uma participação de crime de poluição do rio Tejo apresentada pelo Ministério do Ambiente, revelou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).
    [​IMG]

    O inquérito está a ser "dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Castelo Branco", referiu fonte da PGR, sem esclarecer a designação das empresas nem especificar o número.

    "Neste inquérito, o Ministério Público é coadjuvado pela Polícia Judiciária de Coimbra, com a colaboração da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), entidades que se encontram a realizar diligências de investigação", acrescenta a PGR.

    A SIC adiantou que as empresas alvo de inquérito são Navigator, Celtejo e Paper Prime.

    Desde quarta-feira que se verifica um foco de poluição no rio Tejo, na zona de Abrantes.

    Um manto de espuma branca continua a cobrir o açude de Abrantes e uma zona de Alvega, com o grupo ambientalista proTEJO - Movimento pelo Tejo a classificar o cenário como "dantesco".

    O ministro do Ambiente afirmou no sábado, em Montalegre, que se estava a “atacar desde já” o "problema agudo" de poluição no Tejo, em Abrantes, adiantando que se procedia a análises à espuma, enquanto se trabalhava em soluções.

    “Neste momento, confrontamo-nos com duas coisas: um problema agudo de poluição, que tem por detrás um acumular de condições de consolidação de matéria orgânica que, em anos de muito pouca chuva, não tiveram forma de se poder diluir. E vamos atacá-lo desde já”, afirmou João Matos Fernandes.

    O ministro reuniu-se com responsáveis da EDP, da Águas do Vale do Tejo, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e consultores da Universidade Nova, e assegurou que já foram feitas no terreno colheitas das próprias espumas, junto às Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e das indústrias.

    O ministro explicou que as análises à água e à espuma, cujos resultados demoram cerca de uma semana, permitirão “perceber quais são os agentes de poluição”, e assim “chegar aos potenciais agentes poluidores”.

    “Nós não podíamos, em face de um fenómeno de poluição com esta dimensão, deixar nada de fora e, por isso, fomos a todas as ETAR, nomeadamente as das Águas do Vale do Tejo, que são uma empresa pública da qual eu sou o último responsável, para podermos perceber como são as condições de descarga neste momento”, referiu.

    Na quinta-feira, acrescentou, foram instalados sensores nestas estações de tratamento de águas, os quais serão recolhidos hoje e enviados para análise no Instituto Superior Técnico.

    Igualmente na quinta-feira, fonte oficial do Ministério do Ambiente tinha indicado à Lusa que o foco de poluição levou à realização de ações de inspeção extraordinárias em Abrantes e Mação e sublinhou que estava por identificar a origem do problema.

    A Celtejo, fábrica de pasta de papel da Altri, em Vila Velha de Ródão, disse que é "totalmente alheia" aos recentes fenómenos de poluição no rio Tejo e adianta que "cumpre escrupulosamente" a regulamentação ambiental nacional.

    Hoje, seis camiões cisterna começaram a remover a espuma de poluição concentrada junto do açude em Abrantes, distrito de Santarém, mas a associação ambientalista Quercus afirmou ser uma "operação estética", lembrando que a poluição persiste.
    http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...as-pelo-ministerio-do-ambiente-de-poluir-tejo
     
  5. srr

    srr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    10 Jan 2012
    Mensagens:
    721
    Local:
    Abrantes
  6. jamestorm

    jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    12 Jan 2010
    Mensagens:
    1,328
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    Ha dias passei pelo rio Tejo em Abrantes e não queria acreditar..o rio vai VERMELHO...a industria papeleira está a destruir o país aos poucos :shocking::surprise:
    Ja nem se vê pescadores como ha uns anos havia....
     
  7. jamestorm

    jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    12 Jan 2010
    Mensagens:
    1,328
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    A Minha pergunta é, onde anda o Presidente da Republica por estes dias? A que velhas anda ele a dar beijos? É que nem um único comentário sobre isto por parte da presidência da republica!! Se o presidente da republica fosse ver in loco a situação poderia muito bem chamar a atenção para este problema...mas não..
     
    guisilva5000, rmsg, Cinza e 3 outras pessoas gostaram disto.
  8. joralentejano

    joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Set 2015
    Mensagens:
    5,887
    Local:
    Arronches | Leiria
    Há uns dias, ouvi nas notícias um ambientalista a dizer que o rio Tejo vem limpo de Espanha e que o problema começa exatamente em Portugal. Tanta coisa com Almaraz que poderia ser uma grande ameaça e afinal aquilo que cá temos no nosso país é que uma grande ameaça.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. jamestorm

    jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    12 Jan 2010
    Mensagens:
    1,328
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    .
    Nem mais..nem mais. E sim o problema começa mesmo nesta espécie de país. Não vem poluído do lado espanhol...
     
    joralentejano, joselamego e Cinza gostaram disto.
  10. Cinza

    Cinza
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    19 Set 2017
    Mensagens:
    267
    Local:
    Vila do Conde
    Vou fazer uma pergunta que a resposta até pode ser óbvia para algumas pessoas, mas a verdade é que não sei a resposta.

    Cá vai: É legal retirar água de um rio para se regar os campos agrícolas?

    Pergunto isto porque moro numa zona agrícola e durante o verão para regar os campos de milho é o rio Este cheio de bombas de água (o ano passado, mais do que qualquer outro ano só se viam as bombas, pois água nem vê-la o rio passou o verão sempre seco).
     
    #85 Cinza, 28 Jan 2018 às 20:20
    Última edição: 28 Jan 2018 às 21:41
    luismeteo3 gostou disto.
  11. c0ldPT

    c0ldPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Out 2017
    Mensagens:
    1,383
    Local:
    Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
    Apenas admirem esta vergonha :facepalm::
    [​IMG]
     
  12. Pedro1993

    Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Jan 2014
    Mensagens:
    7,468
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Pelo que sei, para retirar água de qualquer rio, ou ribeira, é preciso licença por parte da APA, mas a maioria dos agricultores estão praticamente á vontade pois não existe fiscalização, a não ser em raras excepções em que exista denuncia, e depois o maior problema é que não respeitam os niveis mínimos de água.
    Mas pior ainda que retirar a água dos rios, é mesmo regar com essa água que na maioria das vezes vem altamente poluída, aqui acontece o mesmo com o milho, e tomate, que vai acabar nas prateleiras dos supermercados da capital, tudo regado com a água da ribeira da Boa Água, que não deve ter muita diferença da poluição que corre no rio Tejo.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    joselamego, luismeteo3 e Cinza gostaram disto.
  13. joralentejano

    joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Set 2015
    Mensagens:
    5,887
    Local:
    Arronches | Leiria
    É como se diz ali num comentário: "é o país que temos"
    Só por aqui se vê, que não estamos minimamente preparados para nada.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. slbgdt

    slbgdt
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    31 Jan 2015
    Mensagens:
    375
    Local:
    Barcelos
    Isso é mentira, o rio perto de Madrid recebe um rio com mais caudal que o Tejo, rio esse poluído pelos esgostos de Madrid.
    O lixo sólido fica em Alcântara mas a água passa na mesma
     
  15. Cinza

    Cinza
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    19 Set 2017
    Mensagens:
    267
    Local:
    Vila do Conde
    O que mais me irrita é que fazem à vista de todos, sem qualquer tipo de preocupação ou consciência. As fotos abaixo foram tiradas do google maps em 2014 e é nesta zona onde passam todos os anos centenas e centenas de peregrinos a pé (principalmente durante o verão), e onde existem muitos peixes (ou melhor existiam porque este ano foi a razia total) que os agricultores colocam as bombas.

    Como dá para perceber pelas fotos é só campos de milho por todos os lados, ora imaginem nestes últimos anos que tem sido de seca (o ano passado foi o mais longo que me lembro de o rio estar sempre seco) o crime que não se pratica, ver os peixinhos em sofrimento e a morrerem literalmente à frente dos olhos é horrível.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
     
    #90 Cinza, 28 Jan 2018 às 21:05
    Última edição: 28 Jan 2018 às 21:40

Partilhar esta Página