Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Pronto! Agora que se confirma há que tomar medidas, isto não pode continuar!

Provavelmente é assim há anos mas com caudais normais os poluentes vão diluídos e não se dá por eles (pelo menos a olho nu). A seca veio trazer este problema para a vista de todos.
 
Última edição:


Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Vídeo mostra poluição no fundo do rio Tejo

O PÚBLICO teve acesso ao vídeo que foi feito por mergulhadores profissionais no Rio Tejo, na zona de Vila Velha de Rodão, junto ao local onde as empresas de celulose fazem as descargas para o rio. O vídeo, realizado no dia 31 de Janeiro, foi feito pelas diversas equipas que estão a trabalhar no rio, na sequência das investigações que foram ordenadas pelo Ministério do Ambiente, depois de ter sido detectada uma enorme mancha de espuma poluidora junto ao açude insuflável de Abrantes.

https://www.publico.pt/2018/02/01/v...-193122?page=/&pos=1&b=stories_cover__regular
 

cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
É triste ver os cursos de água assim. O rio Almonda tem a Renova logo junto à nascente, estive lá numa visita de estudo há 2 anos e disseram que a água era bem tratada e que era devolvida ao rio tal como nasce. Entretanto, há uns tempos vi uma notícia qualquer de que o rio também estava poluído, não sei se é verdade ou não, mas por vezes não é assim como eles dizem e fazem.
Foi uma situacao pontual, a renova assumiu no erro a culpa, e a rssponsabilidade e a própria empresa tratou de limpar o rio.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Armazenamento de água subiu em nove bacias hidrográficas e desceu em três
02.02.2018 às 8h28

A bacia do Mondego é a que regista a maior capacidade de armazenamento de acordo com o boletim do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos divulgado esta sexta-feira

A quantidade de água armazenada em janeiro subiu em nove bacias hidrográficas de Portugal continental e desceu em três, em comparação com o mês de dezembro, segundo o boletim de armazenamento de albufeiras divulgado esta sexta-feira.

O boletim do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) indica que das 60 albufeiras monitorizadas, oito apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 21 têm disponibilidades inferiores a 40%.

De acordo com o SNIRH, a bacia que apresenta menor capacidade de armazenamento é a do Sado com 27%, uma subida ligeira em relação ao mês de dezembro (23,4%).

A bacia do Mondego é a que regista a maior capacidade de armazenamento 73,3%, seguindo-se a do Guadiana (64,2%), do Douro (62,4%), do Cávado (63,7%), do Ave (57,8%), do Lima (56,8%), do Tejo (54,9%), do Mira (53%), do Barlavento (49,5%) e do Arade (39,1%).

Os armazenamentos de janeiro de 2017 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de janeiro (1990/91 a 2016/17), exceto para a bacia do Mondego.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira, segundo o SNIRH.

Em dezembro de 2017 e comparativamente ao último dia do mês anterior tinha-se verificado uma subida em cinco bacias hidrográficas de Portugal continental e sete descidas.

De acordo com o índice meteorológico de seca do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no final de dezembro verificou-se, relativamente a 30 de novembro, um desagravamento da intensidade da seca meteorológica, com cerca de 60% do território (regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela) nas classes de seca severa e extrema.

O IPMA indicou também no seu boletim climatológico que o ano de 2017 foi o segundo mais quente dos últimos 86 anos e está entre os quatro mais secos desde 1931.
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2...em-nove-bacias-hidrograficas-e-desceu-em-tres
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,460
Local
Olhão (24 m)

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
http://www.cmjornal.pt/sociedade/de...-abrantes-nao-cumpre-parametros?ref=HP_Grupo1

http://www.cmjornal.pt/sociedade/de...l-que-seja-etar-de-abrantes?ref=HP_Grupo1_Rel

As Etar's das cidades, são um autêntico atentado ambiental.

Aqui, na Ria Formosa, a Etar Olhão Poente e Faro Nascente é uma categoria na 125 é um cheiro insuportável, quando o vento está do lado do mar. :rolleyes:

Nem imagino, no resto do Tejo até Lisboa, aqueles bivalves deve ser de uma qualidade excepcional.
Estou a fazer a obra para acabar com isso. ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,460
Local
Olhão (24 m)
Estou a fazer a obra para acabar com isso. ;)

Sabes dizer-me para quando é que a obra fica pronta? Em princípio, era meados deste ano. Não me digas, que andas lá de máscara. :D

A ETAR, vai resolver grande parte do problema, mas não tudo, sabes bem que existem esgotos que corre directamente para a Ria, na marginal de Olhão se andares a pé, desde do Hotel Real Marina até ao Grupo Naval encontras uns quantos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Sabes dizer-me para quando é que a obra fica pronta? Em princípio, era meados deste ano. Não me digas, que andas lá de máscara. :D

A ETAR, vai resolver grande parte do problema, mas não tudo, sabes bem que existem esgotos que corre directamente para a Ria, na marginal de Olhão se andares a pé, desde do Hotel Real Marina até ao Grupo Naval encontras uns quantos.
Em princípio a nossa parte está pronta até ao verão.
Está a ser feito o sistema elevatório de Olhão poente para a nova ETAR de Faro Nascente, que também está a ser construída.

Depois assim que o sistema elevatório estar a funcionar há de sair outra obra para desmantelar as atuais lagunas de Olhão poente.

Verdade.. esses esgotos ao longo da marginal de Olhão são outra questão que não está contemplada nesta obra.
A meu ver esse é um problema de fácil resolução.. basta haver vontade política..
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje aproveitei alguns tempo livre que tinha, e já há muito tempo que ando para ir descobrir este pequeno açude, e com parque de merendas, isto praticamente dentro da cidade de Torres Novas.
Esta foto foi tirada de cima de uma ponte com duas abóbadas em tijolo.
Mas o que mais me intrigou é que antes a cerca de 20 metros de onde tirei esta foto, o rio, faz um desvio, ou seja o principal caudal segue por uma adufa, enquanto que a parte "mais calma" da água segue em sentido contrário e vai para debaixo de uma casa antiga, provavelmente onde antigamente funcionava algum moinho.
Mas de facto o rio Almonda leva um caudal quase de verão, e nota-se que já baixou o seu caudal em relação ás ultimas semanas
axfj3o.jpg