Seguimento Rios e Albufeiras - 2021



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Barragem do Caia entra em Fevereiro acima dos 50%.

Segundo os dados da Associação de Beneficiários do Caia:
01/02/2021
Cota: 226,30 mt
Volume: 96.399.000 m3
Percentagem: 50,74 %
Por curiosidade, fui pesquisar pelo site da associação e pelos vistos eles colocam dados sobre a situação da barragem com regularidade. Nunca me tinha passado pela cabeça tal coisa. Aliás, nem sabia que a associação tinha uma página. :p Tenho-me baseado apenas pela notícia que a rádio Elvas publica todas as semanas derivado da leitura feita às quartas-feiras.
Está num bom caminho e o Rio Caia tem mantido um caudal excelente e estável nestes últimos dias. Se as previsões se concretizarem para os próximos dias, é provável que surjam cheias significativas e a quantidade de água armazenada vai disparar. :thumbsup:
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
662
Local
Barcelos
Entretanto na caniçada...
Foto de Tiago Pereira by Facebook
145278536_4099618050068012_7285723130176246019_o.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Barragem do Caia com 51,2% do seu volume
O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é de 97 milhões e 310 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 226,38 metros.

Este volume corresponde a 51,2% da capacidade máxima da barragem, situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.

Os dados foram fornecidos à Rádio ELVAS pela Associação de Beneficiários do Caia e dizem respeito à leitura feita esta terça-feira, dia 2 de fevereiro.

Nos últimos seis dias, desde dia 27 de janeiro, a Barragem do Caia teve um aumento de quatro milhões e 685 metros cúbicos no seu volume e o nível da água subiu 41 centímetros.


Rádio Elvas

Para comparar com os próximos dias. A associação tem colocado os dados diariamente no site, ultimamente, o que é muito bom.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Entretanto na caniçada...
Foto de Tiago Pereira by Facebook
145278536_4099618050068012_7285723130176246019_o.jpg
Muita água a chegar à bacia do Cavado.
Às 20h, com a Caniçada nos 100%, entravam e saiam 477m3/s da albufeira. Valente cheia!

A montante, a Salamonde estavam a chegar 316m3/s. A cascata do Arado deve estar fenomenal.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
662
Local
Barcelos
Muita água a chegar à bacia do Cavado.
Às 20h, com a Caniçada nos 100%, entravam e saiam 477m3/s da albufeira. Valente cheia!

A montante, a Salamonde estavam a chegar 316m3/s. A cascata do Arado deve estar fenomenal.

Salamonde entretanto também entrou em descargas..
Paradela e Alto Rabagão ainda com muito espaço.. embora ambas a trabalharem..

Touvedo também já descarrega..
A bacia própria é bastante grande...

Alto Lindoso a receber 451m³ mas tem capacidade..
Alto Rabagão 97m³
Paradela 143m³.

Mais a Norte o rio Minho segue com 1020m³ em Monção, Belesar ainda a 90%
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Mais uma foto com o crédito do Tiago Pereira, desta vez na barragem de Guilhofrei, Vieira do Minho

26e229b408edd0f3f6a338bf5c8744d3.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
No passado dia 2 de fevereiro fui a Ponte de Sôr e como tal, passei pelo rio Soraia em Santa Justa e ia bem cheio, na albufeira de Montargil também estava bem cheio.
Não tirei fotos, mas digo-vos que foi um regalo ver pelo menos nessas zonas tudo verdinho!

Enviado do meu LG-D405 através do Tapatalk
 

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
Por Portalegre, Serra de São Mamede, hoje foi dia de espreitar a Barragem da Apartadura. A cota teimava em não chegar ao máximo e então tive de ir ver o que se passava. :lol: Muita água a entrar na barragem, a serra está completamente saturada, toda a precipitação escorre para as bacias hidrográficas, o Caia deverá beneficiar bastante, já que as restantes barragens do distrito estão na cota máxima ou perto disso. Nota de destaque também para a Ribeira de Nisa que ia bem constituída, pena que a barragem da Póvoa e Meadas não tenha actualmente capacidade para encaixar mais de 60%. Peço desde já desculpa pela extensão do post. :D

Portanto assim estava a Apartadura...

Fsq8OF7.jpg


lUgb7T7.jpg


8RooAD5.jpg


sjDI7zm.jpg


Eis o porquê...



n7EtvHs.jpg


Mais abaixo, dava para ter uma melhor noção da quantidade água a sair na descarga de fundo.





snENlsx.jpg


EIFi0Fg.jpg


O resultado, foi um Rio Sever que ia selvagem...



Na Portagem, Marvão...



B0K7KrL.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
A Barragem do Abrilongo também já está completamente cheia.
Foto de Maria João Cainço.
fxEj5tL.jpg


No final de dezembro, quando por lá estive, estava perto:
2a44BRf.jpg


Entretanto, a Barragem do Caia na leitura de hoje:

Cota: 226,58 mt

Volume: 99.589.000 m3

Percentagem: 52,42 %

Tenho visto alguns comentários sobre o facto de a Barragem estar quase sempre na mesma. É verdade que ao longo dos anos tem havido imenso desperdício e por isso também chegou a valores muito maus. Deve-se reconhecer que a falta de água foi muita, mas o problema não foi apenas esse, mas sim também não a saber poupar melhor, pois nos últimos anos tem saído sempre mais água do que aquela que entra. Nestes dias está e continuará a entrar muita água, mas é de referir que a barragem é extensa e profunda e por isso, não enche de um momento para o outro. Além disso, os seus afluentes não têm capacidade para a encher rapidamente. Já é muito bom estar a mais de metade e ainda estar prevista muita chuva.
 

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
A Barragem do Abrilongo também já está completamente cheia.
Foto de Maria João Cainço.
fxEj5tL.jpg


No final de dezembro, quando por lá estive, estava perto:
2a44BRf.jpg


Entretanto, a Barragem do Caia na leitura de hoje:

Cota: 226,58 mt

Volume: 99.589.000 m3

Percentagem: 52,42 %

Tenho visto alguns comentários sobre o facto de a Barragem estar quase sempre na mesma. É verdade que ao longo dos anos tem havido imenso desperdício e por isso também chegou a valores muito maus. Deve-se reconhecer que a falta de água foi muita, mas o problema não foi apenas esse, mas sim também não a saber poupar melhor, pois nos últimos anos tem saído sempre mais água do que aquela que entra. Nestes dias está e continuará a entrar muita água, mas é de referir que a barragem é extensa e profunda e por isso, não enche de um momento para o outro. Além disso, os seus afluentes não têm capacidade para a encher rapidamente. Já é muito bom estar a mais de metade e ainda estar prevista muita chuva.

Pena que essa agua não faça um "pequeno" desvio para o Caia antes de entrar no Guadiana... :rolleyes: