Tópico para seguimento de informação hídrica de Rios e Albufeiras nacionais em 2020 Link's úteis: Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos Agência Portuguesa do Ambiente (ex. INAG) - Lista de barragens e suas características. - Centro de informação diária, REN. Tópicos de anos anteriores: - Seguimento Rios e Albufeiras - 2020 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2019 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2018 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2017 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2016 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2015 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2014 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2013 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2012 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2011 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2010 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2009 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2008 - Seguimento Rios e Albufeiras - 2007 Informação Bacias Hidrográficas (Expandir para ver) Spoiler: Lima, Cávado e Ave BACIA DO LIMA Alto Lindoso: Touvedo: BACIA DO CAVADO Alto Rabagão: Paradela: Venda Nova: Salamonde: Vilarinho das Furnas: Caniçada: BACIA DO AVE Guilhofrei: Spoiler: Douro BACIA DO DOURO - AFLUENTES DO RIO DOURO: Baixo Sabor: Cota máxima: 234,0m; V.A.máximo: 1095hm3 Tabuaço: Varosa: Freigil: Torrão: - RIO DOURO: Miranda: Picote: Bemposta: Pocinho: Valeira: Régua: Carrapatelo: Crestuma: Spoiler: Vouga e Mondego BACIA DO VOUGA Ribeiradio: Cota máxima: 110,0m; V.A. máximo: 136hm3 BACIA DO MONDEGO Caldeirão: Vale Rossim: Lagoa Comprida: Alto Ceira: Fronhas: Aguieira: Raiva: Spoiler: Tejo BACIA DO TEJO Santa Luzia: Cabril: Bouçã: Castelo de Bode: Póvoas e Meadas: Pracana: Fratel: Belver:
Visitas ao Castelo de Almourol suspensas por tempo indeterminado O município de Vila Nova da Barquinha, em Santarém, informou esta quarta-feira, dia 6 de janeiro, que devido aos elevados caudais que se registam no rio Tejo, e por questões de segurança, estão suspensas por tempo indeterminado as visitas ao Castelo de Almourol. https://www.jn.pt/local/noticias/sa...VfPC-5J2Xmj7ny5Aj4ENfIGKAPzolN6XXBHdoPfkCFwnc Todos nós sabemos que os caudais do Tejo, ultimamente tem sido muito interminente, ainda agora a meio de Dezembro, levava um bom caudal, como passado pouco dias, depressa parecia uma ribeira apena, e agora voltou a subir, por ventura também poderá ser o resultado de algum degelo, na zona do Vale do Zezere, desde a Serra da Estrela.
resultado de algum degelo, com estas temperaturas ? O preço da eletricidade é que disparou e Alcântara / Espanha, está a faturar bem. E as descargas são tão volumosas que nem as 2 barragens portuguesas, conseguem aproveitar ao max a agua que vem de Espanha; Parte da agua passa nem turbinar - TRISTEZA
Não há degelo porque está tudo congelado. O que se passa é que, devido ao frio, estamos com elevadíssimos consumos de energia elétrica (tanto em Portugal como em Espanha). Dado que a energia eólica tem sido muito baixa (não tem havido vento) a energia hídrica, assim como a térmica convencional, tem tido um papel determinante na produção de energia. Daí o Tejo ir cheio.
Por estes dias, devido ao frio, têm-se batido recordes de consumo de energia eléctrica. Como a produção de energia eólica tem sido muito baixa, não há existe grandes opções se não recorrer à energia térmica convencional e à energia hídrica. Alcântara esteve a fazer o seu papel. Nós, do lado de cá, é que não conseguimos aproveitar tudo o que vem de Espanha. Entretanto, ontem a produção em Alcântara diminuiu, e do lado de cá já se conseguiu turbinar toda a água sem a descarregar. Dia 5 também houve descargas no Douro, nomeadamente da Régua.
Barragem do Caia com 42,2% da sua capacidade O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é de 80 milhões e 150 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 224,65 metros. Este volume corresponde a 42,2% da capacidade máxima da barragem, situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches. Os dados foram fornecidos à Rádio ELVAS pela Associação de Beneficiários do Caia e dizem respeito à leitura feita esta quarta-feira, dia 13 de janeiro. Nos últimos sete dias, a Barragem do Caia teve um aumento de 660 mil de metros cúbicos no seu volume e o nível da água subiu sete centímetros. Rádio Elvas Vamos ver se na próxima semana volta a chover algo de jeito para entrar água em maior quantidade.
Em contrapartida em Espanha o Tejo vai "esvaziando"; Alcântara já desceu aos 43% , certamente com grande consumo que se verifica agora em Espanha. Estão certos que irá chover muito ainda : muito arriscado entrar no Verão com essa barragem com uma quota tão baixa ( mas eles lá sabem) Tem sido bom para o Tejo Português, que vai com bom caudal mesmo aqui em Abrantes