Seguimento Rios e Albufeiras - 2021



dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Estava à procura de informações sobre a barragem de Fagilde, Mas não encontrei nada em concreto. Só esta noticia com um ano.

https://www.estacaodiariajornal.com/municipio-viseu-avanca-obras-na-barragem-fagilde/

Alguém sabe como está a sua cota neste momento e se realmente foi feita alguma obra.

Será que foi feita alguma coisa para melhorar a capacidade desde aquela situação de seca grave que atravessou.

Que eu saiba nada foi feito. Estava previsto fazer qualquer coisa do descarregador para aumentar a capacidade de armazenamento mas acho que nem isso foi feito.

Santa Luzia também

Segundo a CM Coimbra:


O caudal do Mondego está aumentar rapidamente.
Na Agueira ás 21h estavam a entrar 970 m3/s e a sair uns normais 450 m3/s. No entanto em Penacova o caudal do rio Mondego depois da foz do Alva já ia com ~629m3/s, em conjunto com o Ceira em Coimbra pode haver alguns transtornos.

hidro_caudal.php
hidro_caudal.php
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
662
Local
Barcelos
Que eu saiba nada foi feito. Estava previsto fazer qualquer coisa do descarregador para aumentar a capacidade de armazenamento mas acho que nem isso foi feito.



O caudal do Mondego está aumentar rapidamente.
Na Agueira ás 21h estavam a entrar 970 m3/s e a sair uns normais 450 m3/s. No entanto em Penacova o caudal do rio Mondego depois da foz do Alva já ia com ~629m3/s, em conjunto com o Ceira em Coimbra pode haver alguns transtornos.

hidro_caudal.php
hidro_caudal.php

Entretanto a Aguieira vai recebendo 951m³.
Está a turbinar já há bastantes horas no máximo.
Às 22 teve um pico de entrada na ordem dos 1024m³.
O pior parece já ter passado.
Mas ainda mantém um quarto da capacidade, 100hm³.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Sim quanto às ultimas descargas acho que estás certo... Há uns tempos também me dei ao trabalho de andar a ver disso no SNIRH. Sem dúvida já temos aqui muita água! Se este Verão ela se aguentar "tão bem" como no anterior, pode ser que pelo menos para o ano seja quase certo que atinja o NPA. Eu julgo ter fotos dela em pleno armazenamento algures nos confins de um telemóvel velho, tenho de ver. Mas lembro-me de há uns bons atrás anos se ir com alguma, ou pelo menos mais frequência, ver a "Barragem de Campo Maior", "que já estava a deitar pra fora"...:lol:
Por caso este verão, não perdeu tanta água como em anos anteriores porque devem ter tentado poupar mais. Este ano, como já está mais cheia e garante a campanha de rega normal, deve ser só desperdiçar água novamente.
Sim, já foi mais frequente ver a barragem fazer descargas. De vez em quando lá vinha um ano de seca, como sempre foi normal, mas não constantemente como tem sido nestes últimos anos. No entanto, tal como já disse, o problema da barragem ter atingido valores baixos históricos não foi apenas devido à seca prolongada, mas sim também devido ao desperdício de água para rega no verão como se no inverno tivéssemos sempre muita chuva garantida. A chuva é cada vez mais irregular e portanto deve-se tentar mitigar ao máximo esses efeitos.
Infelizmente, não se tem aprendido muito com isso. Por exemplo, o Alqueva antes deste Outono/Inverno começou a ter um
nível algo baixo, mas mesmo assim já vi uma notícia onde constava que se ia expandir a área de regadio. Enfim, negócios. :p
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Crestuma aproxima-se dos 5000m3/s.
Webcam no Porto, onde se vê o rio Douro com um grande caudal.

Tabuaço nos 99,7%, deve estar quase a começar a descarregar.
Varosa, chegou a descarregar 300m3s.

Ribeiradio, no Vouga, também já descarrega. 191m3/s. Ainda tem espaço, mas deve ser para ganhar alguma margem para as próximas chuvas.

Aguieira a aguentar bem os 800m3/s a montante. Caudal de saída constante nos 500m3/s e ainda com bastante espaço. (77,4%)
O mesmo com Fronhas. Estão a cumprir bem a sua função de proteção de cheias.

Pracana (89,1%) e Cabril (84,9%) também aguentaram sem descarregar.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
662
Local
Barcelos
A barragem da Bouçã já está assim esta manhã.

A barragem do Cabril certamente começou a descarregar, e bem, para já estar assim a cair a água na Bouçã de uma ponta à outra.



Foto: João Moedas

Às 10 da manhã só entravam 112m³ e saiam 104.
Não tenho certeza que seja de hoje.
Cabril ainda tem algum encaixe apesar da força do Zêzere
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
662
Local
Barcelos
Crestuma aproxima-se dos 5000m3/s.
Webcam no Porto, onde se vê o rio Douro com um grande caudal.

Tabuaço nos 99,7%, deve estar quase a começar a descarregar.
Varosa, chegou a descarregar 300m3s.

Ribeiradio, no Vouga, também já descarrega. 191m3/s. Ainda tem espaço, mas deve ser para ganhar alguma margem para as próximas chuvas.

Aguieira a aguentar bem os 800m3/s a montante. Caudal de saída constante nos 500m3/s e ainda com bastante espaço. (77,4%)
O mesmo com Fronhas. Estão a cumprir bem a sua função de proteção de cheias.

Pracana (89,1%) e Cabril (84,9%) também aguentaram sem descarregar.

Entretanto Vilar/Tabuaço já descarrega.

O Alqueva fechou o dia de ontem a 148.53, foram 100 hm³ a mais em 24h.

Hoje sem chuva e por isso a situação a ficar mais calma.

Aguieira a turbinar no máximo e a reter o excesso de água recebida.