Seguimento Rios e Albufeiras - 2021



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Embora a situação geral seja melhor do que nos últimos anos, ainda há espaço (e necessidade) para mais precipitação, principalmente a Sudoeste.


Cannot load Facebook SDK. Disable any adblocker or tracking protection and try again.

Por alguma razão não está a dar...
 
  • Gosto
Reactions: Gates e joselamego

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,693
Local
Loures

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
795
Local
Madorna - São Domingos de Rana
Barragem de Odivelas também a subir em flecha no mês de Fevereiro, estava na casa dos 38 hm3 no fim de Janeiro estando no fim de Fevereiro nos 61,5 hm3.
A ver se ainda neste ano hidrológico chega acima dos 70 hm3, calculo que possa chegar ainda neste mês de Março.



Algumas curiosidades estatísticas desta barragem :

- O Volume máximo armazenado registado foi no dia 03/02/1977 com 98,09 hm3 (Capacidade Total Oficial é de 96 hm3)

- O Volume mínimo armazenado depois desta data foi registado no dia 31/10/1995 com 20,85 hm3, muito abaixo do volume morto que é de 26 hm3.

Dados desde 19/03/1972 a 28/02/2021 (10175 valores)
Percentil 25% - 30,42 hm3
Média - 46,54 hm3
Mediana - 40,71 hm3
Percentil 75% - 61,17 hm3

 
Última edição:

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Conheço perfeitamente a zona (parte da minha família é originária do município de Alcoutim e estive dois anos a viver na Corte do Pinto) e posso-te logo dizer duas ribeiras na região que não vão dar a nenhuma barragem: Vascão e Foupana. No entanto, ambas são dos poucos habitats naturais que restam dum peixe de água doce raro e protegido: o saramugo. :D

Há outras menores. A ribeira de Alportel, onde o Macário queria fazer uma barragem, a ribeira de Carreiras, a ribeira de Oeiras, a ribeira de Terges e Cobres, a ribeira do Rio Seco, sendo que esta vai ter ao sapal de Castro Marim, ou uma ribeira que atravessa a serra de Serpa e cujo nome agora não me recordo.

Já a ribeira de Alcoutim tem uma pequena barragem.

Ainda vi saramugos na ribeira do Beliche antes da seca de 2005.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Ganhámos tempo para pensar um pouco na nossa vida... Estive a ver os dados de 2017(o último ano mais ou menos decente de chuva no Algarve) e estávamos bem melhor do que agora. Entretanto ainda falta Março e Abril. No acaso de serem secos podemos perder muita água rapidamente. A Primavera passada até foi bastante feliz nesse aspecto! O mote é poupar mas não sei se será bem o caso...
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
391
Local
Amadora
Conheço perfeitamente a zona (parte da minha família é originária do município de Alcoutim e estive dois anos a viver na Corte do Pinto) e posso-te logo dizer duas ribeiras na região que não vão dar a nenhuma barragem: Vascão e Foupana. No entanto, ambas são dos poucos habitats naturais que restam dum peixe de água doce raro e protegido: o saramugo. :D
Parecem ser ribeiras de pouca importância no caudal de água, mas extremamente importantes na fauna.


Talvez mesmo a melhor maneira de proteger o Saramugo e não deixar a região ficar sem água é a ligação ao Alqueva.
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
795
Local
Madorna - São Domingos de Rana

Que desperdício de água. O meu passatempo é usar o Google Earth e o Windy, a ver onde poderia ser feitas algumas barragens e o Algarve tem que esmiuçar onde as pode fazer, por muito pequenas que sejam.
Será que aqui bem perto da via do infante na Ribeira do Almargem não daria para fazer uma represa e alguns reforços laterais para se suster uma Albufeira nessa zona.

Aqui fica o mapa, fiz só de olhómetro