Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
798
Local
Madorna - São Domingos de Rana
É obrigatório o aviso sonoro de descargas.
Havendo descarga Há perigos associados e daí o aviso sonoro.
Quanto ao SNIRH está actualizado à hora.
Neste momento: cota 226.44
Caudal de entrada 376m³
Caudal de saída: 264 (já descarrega)
Armazenamento: 49.7hm³
Mas essas atualizações de Daivões estão a ser publicadas em que link?
Os dados a que tenho tido acesso vêm de https://rios.vost.pt/douro e não consta lá Daivões.
No site do SNIRH só encontro esta informação. https://snirh.apambiente.pt/snirh/_...FILTRA_COVER=920123705&FILTRA_SITE=9978398426
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,138
Local
Abrantes
Visita guiada a barragem do fratel
 

Attachments

  • 20221230_101949.jpg
    20221230_101949.jpg
    441.3 KB · Visto: 142
  • 20221230_101943.jpg
    20221230_101943.jpg
    273.1 KB · Visto: 136

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
123
Local
Portugal
Também não sabia que dava para ver Daivões. E Gouvães ?

Estava mesmo com uma dúvida no Tâmega, tenho visto bombagem mesmo com tanta chuva no norte

Eu sei que este sistema do Tâmega é um pouco diferente dos restantes pois apesar da bombagem fazer há muito parte de outros sistemas desde Aguieira até ao Alqueva ou o mais recente Baixo Sabor, este sistema do Tâmega tem quase como vocação pura a circulação de água em circuito, a Iberdrola até lhe chamou a Giga-battery portuguesa.

Mas mesmo assim, com tanta chuva na região fiquei surpreendido anteontem com tanta bombagem nos grupos de Gouvães G1/G3/G4, passaram parte do dia a puxar água de Daivões para cima de forma significativa entre as 23h e 18h, e só depois turbinaram um pouco entre as 18 e 23.
Com tanta chuva não era suposto Gouvães também estar quase cheio?

Dava jeito um gráfico para entender melhor como é a estratégia deste tipo de sistema mesmo quando há excesso de água, o que fizeram nestes dias, apesar do sistema ainda não estar totalmente concluído.

Para quem não conhece o sistema do Tâmega:

fgxYRHO.png


AcxIUSy.png


 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,623
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
O caudal em moinhos de Pepim na Côja chegou hoje aos 2.6mts. Isto é antes de chegar a Fagilde.
Está a entrar bem.
Fagilde não mostra os dados de hoje. Eles esvaziaram e bem a Albufeira nestes últimos dias.
Rio Coja em Moinhos de Pepim
IMG_20221230_161209.jpg


E na chegada à albufeira da Barragem de Fagilde:


A barragem está nas lonas, abaixo de 30% talvez:
IMG_20221230_162603.jpg
IMG_20221230_162606_1.jpg

Na barragem em si:
IMG_20221230_163822.jpg
IMG_20221230_163925_1.jpg


 
Última edição:

pimigas

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
30
Local
Amarante
Aqui está a novíssima Daivões a descarregar.
Com caudal Qout de 423m3/s e Qin de 388m3/s.
Está com 49.4 hm3 e tem 56.2 de capacidade e consegue descarregar quase a 3000m3/s.

Esse caudal não é suficiente para inundar Amarante?
Há um documento sobre a cheia de 2001 a fazer referência a um pico de caudal de 2600m3/s...
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
798
Local
Madorna - São Domingos de Rana
Também não sabia que dava para ver Daivões. E Gouvães ?

Estava mesmo com uma dúvida no Tâmega, tenho visto bombagem mesmo com tanta chuva no norte

Eu sei que este sistema do Tâmega é um pouco diferente dos restantes pois apesar da bombagem fazer há muito parte de outros sistemas desde Aguieira até ao Alqueva ou o mais recente Baixo Sabor, este sistema do Tâmega tem quase como vocação pura a circulação de água em circuito, a Iberdrola até lhe chamou a Giga-battery portuguesa.

Mas mesmo assim, com tanta chuva na região fiquei surpreendido anteontem com tanta bombagem nos grupos de Gouvães G1/G3/G4, passaram parte do dia a puxar água de Daivões para cima de forma significativa entre as 23h e 18h, e só depois turbinaram um pouco entre as 18 e 23.
Com tanta chuva não era suposto Gouvães também estar quase cheio?

Dava jeito um gráfico para entender melhor como é a estratégia deste tipo de sistema mesmo quando há excesso de água, o que fizeram nestes dias, apesar do sistema ainda não estar totalmente concluído.

Para quem não conhece o sistema do Tâmega:

fgxYRHO.png


AcxIUSy.png


Dá para Daivões e Gouvães. Só agora descobri como fazer para ver o que não está à mão de semear.
É saber os códigos e alterar na URL.
Era bom alguém fazer uma página como a do VOST, mas mais completa. Ainda vou ver se perco a cabeça a fazer isso até onde a minha pouca capacidade de programação der para fazer.

Até dá para ver o gráfico das últimas 48 horas.
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Também não sabia que dava para ver Daivões. E Gouvães ?

Estava mesmo com uma dúvida no Tâmega, tenho visto bombagem mesmo com tanta chuva no norte

Eu sei que este sistema do Tâmega é um pouco diferente dos restantes pois apesar da bombagem fazer há muito parte de outros sistemas desde Aguieira até ao Alqueva ou o mais recente Baixo Sabor, este sistema do Tâmega tem quase como vocação pura a circulação de água em circuito, a Iberdrola até lhe chamou a Giga-battery portuguesa.

Mas mesmo assim, com tanta chuva na região fiquei surpreendido anteontem com tanta bombagem nos grupos de Gouvães G1/G3/G4, passaram parte do dia a puxar água de Daivões para cima de forma significativa entre as 23h e 18h, e só depois turbinaram um pouco entre as 18 e 23.
Com tanta chuva não era suposto Gouvães também estar quase cheio?

Dava jeito um gráfico para entender melhor como é a estratégia deste tipo de sistema mesmo quando há excesso de água, o que fizeram nestes dias, apesar do sistema ainda não estar totalmente concluído.

Para quem não conhece o sistema do Tâmega:

fgxYRHO.png


AcxIUSy.png


Os afluentes de Gouvães são pequenos. O descarregador está dimensionado para 67m3/s. Um caudal muito inferior ao da turbinação/bombagem. No fundo foi criado um lago em altitude que é abastecido pela bombagem.
Era aquilo que a meu ver Alto Rabagão precisava, um bom sistema de bombagem.
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
798
Local
Madorna - São Domingos de Rana
Rio Coja em Moinhos de Pepim
Ver anexo 3720
Ver anexo 3721
E na chegada à albufeira da Barragem de Fagilde:
Ver anexo 3722

A barragem está nas lonas, abaixo de 30% talvez:Ver anexo 3723Ver anexo 3724
Na barragem em si:
Ver anexo 3725Ver anexo 3726

Ver anexo 3727
Deu nas notícias à uns tempos de que a barragem está com problemas estruturais graves, daí não estarem a arriscar a deixa subir muito. Só em Portugal, devem estar à espera que aconteça alguma coisa de grave....