Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Dá para Daivões e Gouvães. Só agora descobri como fazer para ver o que não está à mão de semear.
É saber os códigos e alterar na URL.
Era bom alguém fazer uma página como a do VOST, mas mais completa. Ainda vou ver se perco a cabeça a fazer isso até onde a minha pouca capacidade de programação der para fazer.

Até dá para ver o gráfico das últimas 48 horas.
Já tivemos isso cá no fórum.
E também por isso não queria muito partilhar essas pois vão acabar no vost tal como há uns anos eu e o @AnDré descobrimos e a partir daí meteu se no fórum na primeira página.
Na altura andou se a investigar porque há muitas que não transmitem dados.
 


slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Também não sabia que dava para ver Daivões. E Gouvães ?

Estava mesmo com uma dúvida no Tâmega, tenho visto bombagem mesmo com tanta chuva no norte

Eu sei que este sistema do Tâmega é um pouco diferente dos restantes pois apesar da bombagem fazer há muito parte de outros sistemas desde Aguieira até ao Alqueva ou o mais recente Baixo Sabor, este sistema do Tâmega tem quase como vocação pura a circulação de água em circuito, a Iberdrola até lhe chamou a Giga-battery portuguesa.

Mas mesmo assim, com tanta chuva na região fiquei surpreendido anteontem com tanta bombagem nos grupos de Gouvães G1/G3/G4, passaram parte do dia a puxar água de Daivões para cima de forma significativa entre as 23h e 18h, e só depois turbinaram um pouco entre as 18 e 23.
Com tanta chuva não era suposto Gouvães também estar quase cheio?

Dava jeito um gráfico para entender melhor como é a estratégia deste tipo de sistema mesmo quando há excesso de água, o que fizeram nestes dias, apesar do sistema ainda não estar totalmente concluído.

Para quem não conhece o sistema do Tâmega:

fgxYRHO.png


AcxIUSy.png



Não sei se estará já tudo operacional.
Os dados são meio estranhos uma vez que às vezes aparecem Qin negativos..

Gouvães funciona apenas como bateria.
Bombeia e turbina para Daivões.
Os afluentes próprios são minimos.
Já Espanha tem algo parecido na barragem de alsa mediajo, que será reforçada tal como Gouvães
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
827
Local
Madorna - São Domingos de Rana
A produção de eletricidade de hoje é algo de incrível, quase sempre 2GW a sobrar... pico de 9,3GW renováveis.

llwXhcR.png
Saldo exportador de 31GWh, mas o dia que ficará para a história foi mesmo o 24 Dezembro com o valor de 61GWh de energia exportada, se não foi recorde lá perto ficou.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Saldo exportador de 31GWh, mas o dia que ficará para a história foi mesmo o 24 Dezembro com o valor de 61GWh de energia exportada, se não foi recorde lá perto ficou.
Toda esta noite a energia está a 0€...
No máximo vai estar a 8€...
Mas mesmo em França estará barata..
Exporta se mas a um mau preço
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Já está a descarregar?
Às 10h ainda não estava. Mas estava a 87,5%. A previsão na maioria dos modelos aponta para mais de 100mm nas bacias do Lima, Ave e Cávado até amanhã à tarde. É muita água!

A Caniçada também está desde ontem a descarregar 350-400m3/s para ganhar espaço. A confirmarem-se as previsões, Vilarinho das Furnas e Paradela vão encher.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Já está a descarregar?
Às 10h ainda não estava. Mas estava a 87,5%. A previsão na maioria dos modelos aponta para mais de 100mm nas bacias do Lima, Ave e Cávado até amanhã à tarde. É muita água!

A Caniçada também está desde ontem a descarregar 350-400m3/s para ganhar espaço. A confirmarem-se as previsões, Vilarinho das Furnas e Paradela vão encher.

Com o excesso de energia está a descarregar para ganhar espaço para logo.
Penso eu.
Não deve estar a turbinar mas apenas a descarregar