Seguimento Rios e Albufeiras - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.


DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Às 17h45, segundo os dados da REN, a produção hídrica estava nos 6882MWh. O anterior recorde era de 6531MWh às 17h30 no passado dia 4 de Janeiro.
Incrível. Com estes dias mais frios o consumo elétrico atingiu um pico de quase 9000MWh às 19h30. As barragens são uma autentica bateria, e uma grande ajuda para satisfazer o consumo nacional nestes dias com pouco vento e consumos muito elevados, senão estaríamos a consumir gás natural.

SEN7Xt6.png


xDVm8d3.png
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
E a EDP já começou a gerir ao pormenor as albufeiras de armazenamento, nota-se nos gráficos do Castelo de Bode, Raiva e Alto Lindoso, Qouts parecem autênticas montanhas-russas. Como Cabril ainda está acima da cota 294m ainda não se fechou a torneira. Não deve chover durante semanas, tem que ser tudo contado ao litro.

Os fios de água são mais dificeis de gerir, Espanha larga consoante o que quer no Tejo e no Douro. Ainda este fim-de-semana, o Tejo estava sem caudal, agora Fratel a receber quase 1500 m3/s brutos nas horas de ponta espanholas, que chega com 1-2 horas depois ao Fratel. Mas tem sido recorrente, o embalse de Alcantara tem sido abusado durante a semana, durante o fds acumula, a Iberdrola sabe o que faz (quando lhe convém). É um bocado triste ver que Fratel+Belver só conseguem aproveitar 210MW no total, quando uma só turbina (das 4) de Alcantara dá 230MW... claro que a queda de água lá é maior, mas põe um bocado em questão o subaproveitamento do Tejo do nosso lado, quando a potência nestas barragens podia provavelmente ser melhorada.
 
Última edição:

baojoao

Cumulus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
399
Local
Casal Sancho(375 m)
Se a barragem enchesse e rebentasse diziam que não tinha manutenção...
Não sei se te estás a referir ao pessoal do fórum ou se estás simplesmente a generalizar.... Daquilo que aqui li(de mim e mais 1 ou 2 pessoas) até entendemos que não esteja na cota máxima, mas vazia como está não faz sentido algum. Aliás, Fagilde esteve durante 2022 várias vezes com mais água do que aquela que estava recentemente.
Desde 2017 que Fagilde está constantemente sem água e já antes disso que se fala numa obra e numa nova barragem. Estamos em 2013 e nada. Em 2017 tiveram que andar a transportar água da Aguieira para Fagilde e nem assim fizeram sequer um desassoreamento.
Provavelmente vamos chegar a meio da primavera e estamos novamente com problemas de água.

O Ruas, Presidente da CM Viseu, até já anda a negociar a adesão às Águas do Douro e Paiva!!!
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
664
Local
Barcelos
E a EDP já começou a gerir ao pormenor as albufeiras de armazenamento, nota-se nos gráficos do Castelo de Bode, Raiva e Alto Lindoso, Qouts parecem autênticas montanhas-russas. Como Cabril ainda está acima da cota 294m ainda não se fechou a torneira. Não deve chover durante semanas, tem que ser tudo contado ao litro.

Os fios de água são mais dificeis de gerir, Espanha larga consoante o que quer no Tejo e no Douro. Ainda este fim-de-semana, o Tejo estava sem caudal, agora Fratel a receber quase 1500 m3/s brutos nas horas de ponta espanholas, que chega com 1-2 horas depois ao Fratel. Mas tem sido recorrente, o embalse de Alcantara tem sido abusado durante a semana, durante o fds acumula, a Iberdrola sabe o que faz (quando lhe convém). É um bocado triste ver que Fratel+Belver só conseguem aproveitar 210MW no total, quando uma só turbina (das 4) de Alcantara dá 230MW... claro que a queda de água lá é maior, mas põe um bocado em questão o subaproveitamento do Tejo do nosso lado, quando a potência nestas barragens podia provavelmente ser melhorada.

É um bocado difícil aproveitar melhor o Tejo quando o rio em Belver tem 15 metros acima do nivel do mar e 45 em Fratel.
A única hipótese seria apenas uma barragem e mais alta..
Mas isso iria submergir todos os núcleos urbanos na margens.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
É um bocado difícil aproveitar melhor o Tejo quando o rio em Belver tem 15 metros acima do nivel do mar e 45 em Fratel.
A única hipótese seria apenas uma barragem e mais alta..
Mas isso iria submergir todos os núcleos urbanos na margens.
Como assim? Os mapas topográficos do OpenTopoMap (com uma resolução relativamente baixa, admito) sugerem que Belver já está quase nos 40 m acima do nível do mar e Fratel nos 60 m
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
123
Local
Portugal
Não sei se te estás a referir ao pessoal do fórum ou se estás simplesmente a generalizar.... Daquilo que aqui li(de mim e mais 1 ou 2 pessoas) até entendemos que não esteja na cota máxima, mas vazia como está não faz sentido algum. Aliás, Fagilde esteve durante 2022 várias vezes com mais água do que aquela que estava recentemente.
Desde 2017 que Fagilde está constantemente sem água e já antes disso que se fala numa obra e numa nova barragem. Estamos em 2013 e nada. Em 2017 tiveram que andar a transportar água da Aguieira para Fagilde e nem assim fizeram sequer um desassoreamento.
Provavelmente vamos chegar a meio da primavera e estamos novamente com problemas de água.

O Ruas, Presidente da CM Viseu, até já anda a negociar a adesão às Águas do Douro e Paiva!!!
Mas leste os vários links que coloquei aqui?
https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-rios-e-albufeiras-2023.10950/pagina-12#post-884750

Está finalmente em curso o estudo sobre as soluções para a barragem, deverá estar concluído até ao final deste trimestre.
.
Se não enchem mais é porque por alguma razão não podem. Ou é porque lhes apetece ? Até pode ser por causa do próprio estudo, de testes e medições que estejam a fazer na estrutura.

O estudo concluirá se se intervém na barragem ou avança para construção de nova barragem umas centenas de metros a jusante.

Acredito que depois do estudo o projecto seja rapidamente lançado.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

baojoao

Cumulus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
399
Local
Casal Sancho(375 m)
Mas leste os vários links que coloquei aqui?
https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-rios-e-albufeiras-2023.10950/pagina-12#post-884750

Está finalmente em curso o estudo sobre as soluções para a barragem, deverá estar concluído até ao final deste trimestre.
.
Se não enchem mais é porque por alguma razão não podem. Ou é porque lhes apetece ? Até pode ser por causa do próprio estudo, de testes e medições que estejam a fazer na estrutura.

O estudo concluirá se se intervém na barragem ou avança para construção de nova barragem umas centenas de metros a jusante.

Acredito que depois do estudo o projecto seja rapidamente lançado.
Li que o estudo a que já deveria estar pronto no final do ano, afinal só estará(se estiver) pronto no final deste trimestre.
Não sei a razão para não encherem mais, mas também me parece que não sabes. Apenas supões, certo? O que eu disse é factual. Fagilde esteve com mais água(outono/Inverno), do que aquela com que estava recentemente. Isso é um facto. Passo lá várias vezes de bike. Se é porque lhes apetece, se é porque calcularam mal, se é por causa dos estudos, se é por contarem que ainda volte a encher... não sei. A única coisa que li sobre isso, era que a barragem não podia ter a capacidade máxima por causa do paredão, mas convenhamos, estava muito mas muito longe da capacidade máxima.
Tens toda a legitimidade para acreditar que depois do estudo o projeto seja rapidamente lançado. E eu tenho toda a legitimidade para duvidar disso. Volto a dizer que há muito que se fala nos problemas de Fagilde, de uma nova barragem e sei lá mais o quê, mas a verdade é que estivemos sem água em 2017 e já vamos em 2023!!!
Girabolhos,(iam ser 2 barragens no Rio Mondego) aqui muito perto, já estava tudo tratado, terrenos comprados a peso de ouro, estradas construídas para a zona da barragem e depois tudo cancelado...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.