Seguimento Rios e Albufeiras - 2026

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Será ?
Há bocado passou novamente pelo flip-flop.
Pelo que dizes então na imagem da direita poderia ser 884 ?
Estarei atento a ver se tem lógica.

RSFvhvh.png


Parece ser um overflow qualquer, até poderia ser quando passasse os 999 mas como ainda ontem vi noutra comparação, não parece ser aí.
Algum problema no utilitário que gera estas imagens, tanto quanto sei nunca foi possível ir buscar (scraping) estes dados sem ser via estas imagens ao contrário de outros dados de barragens.
Eu acho que parte destas coisas já devem ter uns 15/20 anos, quando foram feitas era bastante avançado mas hoje em dia...
Exatamente! Na imagem da direita seriam 884m3/s. Daquilo que tenho visto, tem feito sentido, mas também não extraí os dados hora a hora para ter mesmo a certeza
Esses produtos do SNIRH parece que ainda correm em windows XP... que diferença para os SIRA espanhóis...
 
Exatamente! Na imagem da direita seriam 884m3/s. Daquilo que tenho visto, tem feito sentido, mas também não extraí os dados hora a hora para ter mesmo a certeza
Esses produtos do SNIRH parece que ainda correm em windows XP... que diferença para os SIRA espanhóis...

É isso mesmo, olhando também para outras como as fio de água do Douro faz todo o sentido, obrigado.
Até é possível que o que desencadeie o erro seja um valor com decimal no Qin em vez de inteiro, e que o primeiro digito até possa ser essa décima, quem sabe.

Na Agueira temos então o Qin a diminuir mas mais logo vai chover na bacia.
E o Qout estável, talvez ainda em descarga pois a turbinar por aquele documento de ontem seria no máximo ~525

UNi9RQF.png
 
Última edição:
Barragem do Caia

Captura de pantalla 2026-01-30 122506.webp



Barragem do Caia mantém descargas de superfície devido ao nível máximo da albufeira​

  • Gabriel Nunes
  • 30-01-2026
A Barragem do Caia, no concelho de Elvas, mantém desde segunda‑feira, descargas de superfície, na sequência da subida contínua do nível de armazenamento.

A infraestrutura está atualmente a libertar cerca de 80 metros cúbicos de água por segundo, o equivalente a 80 mil litros, para garantir a segurança da barragem e o equilíbrio da gestão hídrica.

Segundo Luís Rodrigues, gestor da Associação de Beneficiários do Caia, as descargas só poderão ser suspensas quando deixar de chover e o volume armazenado começar a descer. À data de hoje, a albufeira regista cerca de 202 milhões de metros cúbicos, atingindo o nível pleno de armazenamento.

As descargas tiveram início depois de o volume ter ultrapassado os 98% da capacidade, então equivalente a cerca de 187 milhões de metros cúbicos. A situação mantém‑se devido à persistência da precipitação e ao caudal afluente elevado.

Este é o quarto ano consecutivo em que a Barragem do Caia realiza descargas de superfície, um cenário inédito na história da infraestrutura, construída em 1963, e que reflete a sucessão de anos hidrologicamente favoráveis na região.

Com capacidade total para cerca de 191 milhões de metros cúbicos, a barragem abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, além de assegurar água para regadio em milhares de hectares agrícolas.

https://radioportalegre.pt/barragem...perficie-devido-ao-nivel-maximo-da-albufeira/


Com 80 metros cúbicos e não abrem a descarga de fundo com capacidade de 60... Podemos ja dar por certo que a descarga de fundo esta averiada, algo grave ja que não é uma averia que surgiu agora e coloca em causa a segurança da propia barragem e a propia qualidade da agua.
 
LA Serena continua a encaixar muita água.
Há 12 anos que não enche e o ano passado andava nos 10%.
Cijara também vai encaixando aliviando um pouco o Alqueva
Hoje às 21h, estavam assim:
La Serena: 74%
Cijara: 63%

Ainda têm muito espaço. De momento, a situação no Guadiana está mais aliviada porque a montante de Mérida as barragens ainda têm muito poder de encaixe, pois rondam os 60/70% de armazenamento. A jusante e do lado português é que já está tudo cheio.
 
Última edição: