Ver anexo 30189
Cedillo está claramente a subir a média de caudal de saída e Alcântara a subir a grande velocidade isto é capaz de não correr lá muito bem.
Ver anexo 30190
O Problema é o estimado de precipitação em toda a bacia do tejo com valores entre os 100 Ltm2 e os 150Ltm2Por isso mesmo castelo de bode está a criar encaixe.
Aliás neste momento estão todas a descarregar mais do que recebem para criar encaixe para a próxima semana.
Este fim de semana permite aumentar os caudais.
Barragem da Aguieira esta manhã
Ps: também coloquei algumas fotos no seguimento interior norte e centro
Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
mas fica a foto para comparação (jan 2020, salvo erro - pouco antes do fim do mundo
)Não sei onde vão buscar esses dados... Mas Pedrogão já está a descarregar acima de 1500 m3/s desde que o Alqueva abriu as portas. É possível que na foz já estejam a chegar perto de 2000 m3/s. É acima do normal mas não acho extremo. Se é incomum, isso é.Ver anexo 30179
Fonte: https://sites.research.google/floods/l/0/0/3 (mapa interativo da Google com as previsões das cheias na base de IA)
Não sei onde vão buscar esses dados... Mas Pedrogão já está a descarregar acima de 1500 m3/s desde que o Alqueva abriu as portas. É possível que na foz já estejam a chegar perto de 2000 m3/s. É acima do normal mas não acho extremo. Se é incomum, isso é.
O Problema é o estimado de precipitação em toda a bacia do tejo com valores entre os 100 Ltm2 e os 150Ltm2
Alcantara na ultima semana encaixou mais de 650 hm3,neste momento só consegue encaixar mais 400hm3
Castelo do Bode apesar de com estas descargas ter baixado 80 cm, esta neste momento com 1400m3s de saida e a voltar a subir a quota e ainda não começou a chover, não esquecer que o Cabril estava bem vazio antes deste episodio de chuvas agora já não consegue acomodar como até aqui e ainda devemos ter muita escorrencia dos nevoes na serra da estrela
Temos ainda que contar que o leito do Tejo no Ribatejo foi sendo alterado pelas "novas" práticas agricolas e neste momento está em plena cheia nos campos sem o tejo ter deitado fora o que se acontecer vai ter um maior impacto pois não há "buracos" para encher pois os mesmos já estao cheios por causa dos seus afluentes