Ereira, Montemor-o-Velho tranformada numa ilha.
Incrível. A teimosa barragem encheu..
Acho que essa ideia é baseada na reticência que nestas situações eles tem em abrir estas descargas. Eles dizem que testam e que as coisas funcionam, mas já ocorreram situações em que houve dificuldade na sua abertura. No fundo são mecanismos muito arcaicos e que em 60, 70 anos de existência foram usados nem 1 mão cheia de vezes.Mas todas as barragens onde existem descargas de fundo, não são obrigadas a fazer testes anuais, independentemente do nível da água, para verificar o seu funcionamento??
É que já vi muitos membros aqui a colocarem muitas dúvidas do seu funcionamento em muitas barragens!!
A barragem do caia não abria o descarregador de fundo desde 2013.Mas todas as barragens onde existem descargas de fundo, não são obrigadas a fazer testes anuais, independentemente do nível da água, para verificar o seu funcionamento??
É que já vi muitos membros aqui a colocarem muitas dúvidas do seu funcionamento em muitas barragens!!
É triste que um dos maiores rios do Sul não tenha caudais, mesmo no SNIRH é dificil encontrar dados históricos. Existe uma estação na Comporta com caudais mas não funciona (?).Já agora qual é o caudal do Sado para aquele aparato todo? Se calhar nem existem medições![]()
Que barragens é que não abriram o descarregador de fundo?Acho que essa ideia é baseada na reticência que nestas situações eles tem em abrir estas descargas. Eles dizem que testam e que as coisas funcionam, mas já ocorreram situações em que houve dificuldade na sua abertura. No fundo são mecanismos muito arcaicos e que em 60, 70 anos de existência foram usados nem 1 mão cheia de vezes.
E sinceramente depois da gestão que houve das cheias do Sado, com os esforços que a APA envidou e mesmo assim ocorreu o que ocorreu, com chuvas diluvianas previstas e as barragens quase todas com um alto nível de armazenamento, já acredito em tudo.
Aliás já disse anteriormente, sei que em certas barragens houve mesmo recusa de utilização das descargas de fundo com a invocação das questões de segurança.